Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gadotti, Ana Carolina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Baier, Tânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5686
Resumo: Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O objetivo deste trabalho é elaborar e aplicar atividades didáticas para a educação básica sobre o tema Educação Financeira fundamentadas em dados reais, colaborando para preparar os estudantes para o consumo sustentável e para uma vida financeira responsável. Os sujeitos da pesquisa foram 26 estudantes de uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola localizada na cidade de Blumenau-SC. A Educação Financeira pode contribuir no processo da construção da cidadania, colaborando para tornar o estudante mais autônomo e preparado para tomar melhores decisões no campo econômico e financeiro. Neste trabalho são descritas duas atividades desenvolvidas com os estudantes durante as aulas de Matemática.
id UTFPR-7_eb50e3df3241f5498b9ce776c96b4e44
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5686
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básicaeducação; ensino-aprendizagemEducação financeira; Ensino fundamental;AtividadesEste trabalho apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O objetivo deste trabalho é elaborar e aplicar atividades didáticas para a educação básica sobre o tema Educação Financeira fundamentadas em dados reais, colaborando para preparar os estudantes para o consumo sustentável e para uma vida financeira responsável. Os sujeitos da pesquisa foram 26 estudantes de uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola localizada na cidade de Blumenau-SC. A Educação Financeira pode contribuir no processo da construção da cidadania, colaborando para tornar o estudante mais autônomo e preparado para tomar melhores decisões no campo econômico e financeiro. Neste trabalho são descritas duas atividades desenvolvidas com os estudantes durante as aulas de Matemática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gadotti, Ana CarolinaBaier, Tânia2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/568610.3895/rbect.v10n1.5686Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5686/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5686Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica
title Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica
spellingShingle Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica
Gadotti, Ana Carolina
educação; ensino-aprendizagem
Educação financeira; Ensino fundamental;Atividades
title_short Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica
title_full Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica
title_fullStr Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica
title_full_unstemmed Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica
title_sort Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica
author Gadotti, Ana Carolina
author_facet Gadotti, Ana Carolina
Baier, Tânia
author_role author
author2 Baier, Tânia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gadotti, Ana Carolina
Baier, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv educação; ensino-aprendizagem
Educação financeira; Ensino fundamental;Atividades
topic educação; ensino-aprendizagem
Educação financeira; Ensino fundamental;Atividades
description Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O objetivo deste trabalho é elaborar e aplicar atividades didáticas para a educação básica sobre o tema Educação Financeira fundamentadas em dados reais, colaborando para preparar os estudantes para o consumo sustentável e para uma vida financeira responsável. Os sujeitos da pesquisa foram 26 estudantes de uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola localizada na cidade de Blumenau-SC. A Educação Financeira pode contribuir no processo da construção da cidadania, colaborando para tornar o estudante mais autônomo e preparado para tomar melhores decisões no campo econômico e financeiro. Neste trabalho são descritas duas atividades desenvolvidas com os estudantes durante as aulas de Matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5686
10.3895/rbect.v10n1.5686
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5686
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n1.5686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5686/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870505181184