Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5686 |
Resumo: | Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O objetivo deste trabalho é elaborar e aplicar atividades didáticas para a educação básica sobre o tema Educação Financeira fundamentadas em dados reais, colaborando para preparar os estudantes para o consumo sustentável e para uma vida financeira responsável. Os sujeitos da pesquisa foram 26 estudantes de uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola localizada na cidade de Blumenau-SC. A Educação Financeira pode contribuir no processo da construção da cidadania, colaborando para tornar o estudante mais autônomo e preparado para tomar melhores decisões no campo econômico e financeiro. Neste trabalho são descritas duas atividades desenvolvidas com os estudantes durante as aulas de Matemática. |
id |
UTFPR-7_eb50e3df3241f5498b9ce776c96b4e44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5686 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básicaeducação; ensino-aprendizagemEducação financeira; Ensino fundamental;AtividadesEste trabalho apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O objetivo deste trabalho é elaborar e aplicar atividades didáticas para a educação básica sobre o tema Educação Financeira fundamentadas em dados reais, colaborando para preparar os estudantes para o consumo sustentável e para uma vida financeira responsável. Os sujeitos da pesquisa foram 26 estudantes de uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola localizada na cidade de Blumenau-SC. A Educação Financeira pode contribuir no processo da construção da cidadania, colaborando para tornar o estudante mais autônomo e preparado para tomar melhores decisões no campo econômico e financeiro. Neste trabalho são descritas duas atividades desenvolvidas com os estudantes durante as aulas de Matemática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gadotti, Ana CarolinaBaier, Tânia2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/568610.3895/rbect.v10n1.5686Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5686/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5686Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica |
title |
Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica |
spellingShingle |
Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica Gadotti, Ana Carolina educação; ensino-aprendizagem Educação financeira; Ensino fundamental;Atividades |
title_short |
Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica |
title_full |
Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica |
title_fullStr |
Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica |
title_full_unstemmed |
Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica |
title_sort |
Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica |
author |
Gadotti, Ana Carolina |
author_facet |
Gadotti, Ana Carolina Baier, Tânia |
author_role |
author |
author2 |
Baier, Tânia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gadotti, Ana Carolina Baier, Tânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; ensino-aprendizagem Educação financeira; Ensino fundamental;Atividades |
topic |
educação; ensino-aprendizagem Educação financeira; Ensino fundamental;Atividades |
description |
Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O objetivo deste trabalho é elaborar e aplicar atividades didáticas para a educação básica sobre o tema Educação Financeira fundamentadas em dados reais, colaborando para preparar os estudantes para o consumo sustentável e para uma vida financeira responsável. Os sujeitos da pesquisa foram 26 estudantes de uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola localizada na cidade de Blumenau-SC. A Educação Financeira pode contribuir no processo da construção da cidadania, colaborando para tornar o estudante mais autônomo e preparado para tomar melhores decisões no campo econômico e financeiro. Neste trabalho são descritas duas atividades desenvolvidas com os estudantes durante as aulas de Matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5686 10.3895/rbect.v10n1.5686 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5686 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n1.5686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5686/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870505181184 |