A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzetti, Leonir
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Thiago Felipe, Nunes Bueno, Tafiny Nayara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020
Resumo: O presente trabalho analisa a Pesquisa em Ensino de Química e sua relação com a prática docente. As pesquisas foram localizadas nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 1999 a 2013, identificando de cada um destes trabalhos um conjunto de descritores, por meio da metodologia da pesquisa do Estado da Arte. Constatou-se que as pesquisas englobam, principalmente, focos temáticos envolvendo Recursos Didáticos, Conteúdo-Método e Formação de professores. De posse destes indicativos teóricos, durante três meses foram acompanhadas as aulas de quatro professores que ministram a disciplina de Química no Ensino Médio, verificando a sua prática docente, observando como se estabelece a relação professor e aluno no contexto da sala de aula, os conteúdos ministrados, as estratégias didáticas utilizadas, os recursos didáticos adotados e as formas de avaliação da aprendizagem. Evidencia-se o distanciamento entre o que se pesquisa na área e o que se faz efetivamente no contexto escolar.
id UTFPR-7_f27cc68f3cb1840ec801eb8a7f45aede
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5020
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docenteThe research in teaching of chemistry and its relation with the teaching practiceCiências Humanas; Educação; Ensino de CiênciasENPEC; Ensino de Química; Atuação docente.ENPEC; Teaching of chemistry; Teaching actingO presente trabalho analisa a Pesquisa em Ensino de Química e sua relação com a prática docente. As pesquisas foram localizadas nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 1999 a 2013, identificando de cada um destes trabalhos um conjunto de descritores, por meio da metodologia da pesquisa do Estado da Arte. Constatou-se que as pesquisas englobam, principalmente, focos temáticos envolvendo Recursos Didáticos, Conteúdo-Método e Formação de professores. De posse destes indicativos teóricos, durante três meses foram acompanhadas as aulas de quatro professores que ministram a disciplina de Química no Ensino Médio, verificando a sua prática docente, observando como se estabelece a relação professor e aluno no contexto da sala de aula, os conteúdos ministrados, as estratégias didáticas utilizadas, os recursos didáticos adotados e as formas de avaliação da aprendizagem. Evidencia-se o distanciamento entre o que se pesquisa na área e o que se faz efetivamente no contexto escolar.The present papers analyses the Research in Teaching of Chemistry and its relation with the teaching practice. The studies were located in the Minutes of the National Meeting of Inquiry in Education in Sciences (ENPEC) from 1999 to 2013, identifying of each one of these works a set of descriptors, through the methodology of the inquiry of the State of the Art. It was noticed that the analysis include, mainly, thematic focuses that comprehend Educational Resources, Matters-method and teachers' Formation. Of the possession of these indicative theoretical, during three months there were accompanied the class of four teachers who administer the discipline of Chemistry in the Secondary Education, verifying their teaching practice, observing as teacher and pupil establishes the relation in the context of the classroom, the administered matters, the used educational strategies, the adopted educational resources and the evaluation forms of the learning. The distance between what is researched in the academic area and what is practiced effectively in the school context were observed.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lorenzetti, Leonirda Silva, Thiago FelipeNunes Bueno, Tafiny Nayara2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/502010.3895/rbect.v12n1.5020Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-19T18:14:16Zoai:periodicos.utfpr:article/5020Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-19T18:14:16Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente
The research in teaching of chemistry and its relation with the teaching practice
title A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente
spellingShingle A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente
Lorenzetti, Leonir
Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências
ENPEC; Ensino de Química; Atuação docente.
ENPEC; Teaching of chemistry; Teaching acting
title_short A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente
title_full A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente
title_fullStr A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente
title_full_unstemmed A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente
title_sort A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente
author Lorenzetti, Leonir
author_facet Lorenzetti, Leonir
da Silva, Thiago Felipe
Nunes Bueno, Tafiny Nayara
author_role author
author2 da Silva, Thiago Felipe
Nunes Bueno, Tafiny Nayara
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzetti, Leonir
da Silva, Thiago Felipe
Nunes Bueno, Tafiny Nayara
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências
ENPEC; Ensino de Química; Atuação docente.
ENPEC; Teaching of chemistry; Teaching acting
topic Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências
ENPEC; Ensino de Química; Atuação docente.
ENPEC; Teaching of chemistry; Teaching acting
description O presente trabalho analisa a Pesquisa em Ensino de Química e sua relação com a prática docente. As pesquisas foram localizadas nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 1999 a 2013, identificando de cada um destes trabalhos um conjunto de descritores, por meio da metodologia da pesquisa do Estado da Arte. Constatou-se que as pesquisas englobam, principalmente, focos temáticos envolvendo Recursos Didáticos, Conteúdo-Método e Formação de professores. De posse destes indicativos teóricos, durante três meses foram acompanhadas as aulas de quatro professores que ministram a disciplina de Química no Ensino Médio, verificando a sua prática docente, observando como se estabelece a relação professor e aluno no contexto da sala de aula, os conteúdos ministrados, as estratégias didáticas utilizadas, os recursos didáticos adotados e as formas de avaliação da aprendizagem. Evidencia-se o distanciamento entre o que se pesquisa na área e o que se faz efetivamente no contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020
10.3895/rbect.v12n1.5020
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n1.5020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871412199424