A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020 |
Resumo: | O presente trabalho analisa a Pesquisa em Ensino de Química e sua relação com a prática docente. As pesquisas foram localizadas nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 1999 a 2013, identificando de cada um destes trabalhos um conjunto de descritores, por meio da metodologia da pesquisa do Estado da Arte. Constatou-se que as pesquisas englobam, principalmente, focos temáticos envolvendo Recursos Didáticos, Conteúdo-Método e Formação de professores. De posse destes indicativos teóricos, durante três meses foram acompanhadas as aulas de quatro professores que ministram a disciplina de Química no Ensino Médio, verificando a sua prática docente, observando como se estabelece a relação professor e aluno no contexto da sala de aula, os conteúdos ministrados, as estratégias didáticas utilizadas, os recursos didáticos adotados e as formas de avaliação da aprendizagem. Evidencia-se o distanciamento entre o que se pesquisa na área e o que se faz efetivamente no contexto escolar. |
id |
UTFPR-7_f27cc68f3cb1840ec801eb8a7f45aede |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5020 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docenteThe research in teaching of chemistry and its relation with the teaching practiceCiências Humanas; Educação; Ensino de CiênciasENPEC; Ensino de Química; Atuação docente.ENPEC; Teaching of chemistry; Teaching actingO presente trabalho analisa a Pesquisa em Ensino de Química e sua relação com a prática docente. As pesquisas foram localizadas nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 1999 a 2013, identificando de cada um destes trabalhos um conjunto de descritores, por meio da metodologia da pesquisa do Estado da Arte. Constatou-se que as pesquisas englobam, principalmente, focos temáticos envolvendo Recursos Didáticos, Conteúdo-Método e Formação de professores. De posse destes indicativos teóricos, durante três meses foram acompanhadas as aulas de quatro professores que ministram a disciplina de Química no Ensino Médio, verificando a sua prática docente, observando como se estabelece a relação professor e aluno no contexto da sala de aula, os conteúdos ministrados, as estratégias didáticas utilizadas, os recursos didáticos adotados e as formas de avaliação da aprendizagem. Evidencia-se o distanciamento entre o que se pesquisa na área e o que se faz efetivamente no contexto escolar.The present papers analyses the Research in Teaching of Chemistry and its relation with the teaching practice. The studies were located in the Minutes of the National Meeting of Inquiry in Education in Sciences (ENPEC) from 1999 to 2013, identifying of each one of these works a set of descriptors, through the methodology of the inquiry of the State of the Art. It was noticed that the analysis include, mainly, thematic focuses that comprehend Educational Resources, Matters-method and teachers' Formation. Of the possession of these indicative theoretical, during three months there were accompanied the class of four teachers who administer the discipline of Chemistry in the Secondary Education, verifying their teaching practice, observing as teacher and pupil establishes the relation in the context of the classroom, the administered matters, the used educational strategies, the adopted educational resources and the evaluation forms of the learning. The distance between what is researched in the academic area and what is practiced effectively in the school context were observed.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lorenzetti, Leonirda Silva, Thiago FelipeNunes Bueno, Tafiny Nayara2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/502010.3895/rbect.v12n1.5020Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-19T18:14:16Zoai:periodicos.utfpr:article/5020Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-19T18:14:16Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente The research in teaching of chemistry and its relation with the teaching practice |
title |
A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente |
spellingShingle |
A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente Lorenzetti, Leonir Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências ENPEC; Ensino de Química; Atuação docente. ENPEC; Teaching of chemistry; Teaching acting |
title_short |
A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente |
title_full |
A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente |
title_fullStr |
A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente |
title_full_unstemmed |
A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente |
title_sort |
A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente |
author |
Lorenzetti, Leonir |
author_facet |
Lorenzetti, Leonir da Silva, Thiago Felipe Nunes Bueno, Tafiny Nayara |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Thiago Felipe Nunes Bueno, Tafiny Nayara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzetti, Leonir da Silva, Thiago Felipe Nunes Bueno, Tafiny Nayara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências ENPEC; Ensino de Química; Atuação docente. ENPEC; Teaching of chemistry; Teaching acting |
topic |
Ciências Humanas; Educação; Ensino de Ciências ENPEC; Ensino de Química; Atuação docente. ENPEC; Teaching of chemistry; Teaching acting |
description |
O presente trabalho analisa a Pesquisa em Ensino de Química e sua relação com a prática docente. As pesquisas foram localizadas nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 1999 a 2013, identificando de cada um destes trabalhos um conjunto de descritores, por meio da metodologia da pesquisa do Estado da Arte. Constatou-se que as pesquisas englobam, principalmente, focos temáticos envolvendo Recursos Didáticos, Conteúdo-Método e Formação de professores. De posse destes indicativos teóricos, durante três meses foram acompanhadas as aulas de quatro professores que ministram a disciplina de Química no Ensino Médio, verificando a sua prática docente, observando como se estabelece a relação professor e aluno no contexto da sala de aula, os conteúdos ministrados, as estratégias didáticas utilizadas, os recursos didáticos adotados e as formas de avaliação da aprendizagem. Evidencia-se o distanciamento entre o que se pesquisa na área e o que se faz efetivamente no contexto escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020 10.3895/rbect.v12n1.5020 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n1.5020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5020/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871412199424 |