Ensino remoto de Equações Diferenciais para engenharia: modelando a propagação de uma epidemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Aldo Peres Campos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Reis, Frederico Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15607
Resumo: OBJETIVO: Investigar as possíveis contribuições da realização de atividades de Modelagem Matemática de forma remota, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19 para a aprendizagem de Equações Diferenciais. MÉTODOS: A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na universidade federal do estado de Minas Gerais com 117 alunos, dos 9 cursos de Engenharia, matriculados na disciplina Equações Diferenciais I, no 1º semestre letivo de 2020. Como metodologia de pesquisa, planejamos atividades de Modelagem Matemática a partir de temas envolvendo Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª e 2ª ordem que foram desenvolvidas e gravadas no Google Meet e, posteriormente, avaliadas pelos alunos participantes por meio de um questionário. RESULTADOS: Os resultados possibilitam afirmar que as atividades da disciplina, realizadas de forma remota, configuraram ricas oportunidades de motivação aos alunos participantes, permitiram uma exploração diferenciada das aplicações dos conteúdos matemáticos relacionados às Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª e 2ª ordem - principalmente a atividade de Modelagem da propagação de uma epidemia - e, também, colaboraram para uma interpretação crítica da realidade, ainda que de forma incipiente. Particularmente nos resultados, são tecidas algumas considerações sobre os desafios enfrentados pelos alunos tanto no contexto acadêmico, a partir da imposição institucional do ensino remoto, como no contexto social, a partir das condições impostas pela pandemia que revelaram as enormes diferenças socioeconômicas dos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As considerações finais do trabalho apontam para a importância de refletirmos sobre as possíveis implicações do contexto (pós)pandêmico para os caminhos da pesquisa vigente em Educação Matemática, especialmente no Ensino Superior.
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spelling Ensino remoto de Equações Diferenciais para engenharia: modelando a propagação de uma epidemia7.08.04.02-8Ensino Remoto; Equações Diferenciais; Modelagem Matemática; Educação Matemática no Ensino SuperiorOBJETIVO: Investigar as possíveis contribuições da realização de atividades de Modelagem Matemática de forma remota, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19 para a aprendizagem de Equações Diferenciais. MÉTODOS: A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na universidade federal do estado de Minas Gerais com 117 alunos, dos 9 cursos de Engenharia, matriculados na disciplina Equações Diferenciais I, no 1º semestre letivo de 2020. Como metodologia de pesquisa, planejamos atividades de Modelagem Matemática a partir de temas envolvendo Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª e 2ª ordem que foram desenvolvidas e gravadas no Google Meet e, posteriormente, avaliadas pelos alunos participantes por meio de um questionário. RESULTADOS: Os resultados possibilitam afirmar que as atividades da disciplina, realizadas de forma remota, configuraram ricas oportunidades de motivação aos alunos participantes, permitiram uma exploração diferenciada das aplicações dos conteúdos matemáticos relacionados às Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª e 2ª ordem - principalmente a atividade de Modelagem da propagação de uma epidemia - e, também, colaboraram para uma interpretação crítica da realidade, ainda que de forma incipiente. Particularmente nos resultados, são tecidas algumas considerações sobre os desafios enfrentados pelos alunos tanto no contexto acadêmico, a partir da imposição institucional do ensino remoto, como no contexto social, a partir das condições impostas pela pandemia que revelaram as enormes diferenças socioeconômicas dos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As considerações finais do trabalho apontam para a importância de refletirmos sobre as possíveis implicações do contexto (pós)pandêmico para os caminhos da pesquisa vigente em Educação Matemática, especialmente no Ensino Superior.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lopes, Aldo Peres CamposReis, Frederico Silva2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1560710.3895/rbect.v15n3.15607Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Educação Matemática no Ensino Superior: Perspectivas e desafios sob a ótica do GT04 da SBEM1982-873X10.3895/rbect.v15n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15607/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15607/pdf_1Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-30T14:44:07Zoai:periodicos.utfpr:article/15607Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-12-30T14:44:07Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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