Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Rodrigues França, João
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sovierzoski, Hilda Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8474
Resumo: O ensino de Citologia tem sua importância reconhecida por ser um tema fundamental para o entendimento de toda a Biologia. Entretanto são notórios os problemas no processo de ensino e aprendizagem to tema célula. Esta pesquisa objetiva reconhecer os conhecimentos dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio sobre Citologia. A pesquisa foi de cunho qualitativo em uma escola pública do Estado de Alagoas. Os dados foram coletados por meio de um teste diagnóstico, aplicado em três turmas, a fim de reconhecer o que os estudantes traziam como bagagem do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados por frequências de respostas e por categorização. Os resultados mostraram que os estudantes apresentam conhecimento superficial sobre célula, faltando ainda muito a ser compreendido para servir de base para a aprendizagem em Biologia. Dessa forma ressalta-se a importância e a necessidade de usos de metodologias que favoreçam a aprendizagem do tema.
id UTFPR-7_f7ad287ccd1eb3ac7468e29ba0607f26
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8474
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologiaUse of didactic model as a teaching appliance in cytology9.05.00.00-8conhecimentos; célula; aprendizagemKnowledge; Cell; LearningO ensino de Citologia tem sua importância reconhecida por ser um tema fundamental para o entendimento de toda a Biologia. Entretanto são notórios os problemas no processo de ensino e aprendizagem to tema célula. Esta pesquisa objetiva reconhecer os conhecimentos dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio sobre Citologia. A pesquisa foi de cunho qualitativo em uma escola pública do Estado de Alagoas. Os dados foram coletados por meio de um teste diagnóstico, aplicado em três turmas, a fim de reconhecer o que os estudantes traziam como bagagem do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados por frequências de respostas e por categorização. Os resultados mostraram que os estudantes apresentam conhecimento superficial sobre célula, faltando ainda muito a ser compreendido para servir de base para a aprendizagem em Biologia. Dessa forma ressalta-se a importância e a necessidade de usos de metodologias que favoreçam a aprendizagem do tema.The teaching of Cytology has its importance recognized as being a fundamental theme for the understanding of all Biology. However the problems in the process of teaching and learning to the cell are notorious. This research aims to recognize the knowledge of the students of the 1st grade of Cytology. The research was qualitative in a public school in the state of Alagoas. The data were collected by means of a diagnostic test, applied in three classes, in order to recognize what students carried as elementary school baggage. Data were analyzed by frequency of responses and by categorization. The results showed that the students present superficial knowledge about the cell, and there is still a great deal to be understood as a basis for learning in Biology. This emphasizes the importance and necessity of using methodologies that favor the learning of the theme.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pedro Rodrigues França, JoãoSovierzoski, Hilda Helena2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/847410.3895/rbect.v11n2.8474Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8474/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:28:25Zoai:periodicos.utfpr:article/8474Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:28:25Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia
Use of didactic model as a teaching appliance in cytology
title Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia
spellingShingle Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia
Pedro Rodrigues França, João
9.05.00.00-8
conhecimentos; célula; aprendizagem
Knowledge; Cell; Learning
title_short Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia
title_full Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia
title_fullStr Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia
title_full_unstemmed Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia
title_sort Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia
author Pedro Rodrigues França, João
author_facet Pedro Rodrigues França, João
Sovierzoski, Hilda Helena
author_role author
author2 Sovierzoski, Hilda Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro Rodrigues França, João
Sovierzoski, Hilda Helena
dc.subject.por.fl_str_mv 9.05.00.00-8
conhecimentos; célula; aprendizagem
Knowledge; Cell; Learning
topic 9.05.00.00-8
conhecimentos; célula; aprendizagem
Knowledge; Cell; Learning
description O ensino de Citologia tem sua importância reconhecida por ser um tema fundamental para o entendimento de toda a Biologia. Entretanto são notórios os problemas no processo de ensino e aprendizagem to tema célula. Esta pesquisa objetiva reconhecer os conhecimentos dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio sobre Citologia. A pesquisa foi de cunho qualitativo em uma escola pública do Estado de Alagoas. Os dados foram coletados por meio de um teste diagnóstico, aplicado em três turmas, a fim de reconhecer o que os estudantes traziam como bagagem do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados por frequências de respostas e por categorização. Os resultados mostraram que os estudantes apresentam conhecimento superficial sobre célula, faltando ainda muito a ser compreendido para servir de base para a aprendizagem em Biologia. Dessa forma ressalta-se a importância e a necessidade de usos de metodologias que favoreçam a aprendizagem do tema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8474
10.3895/rbect.v11n2.8474
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8474
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n2.8474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8474/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872057073664