Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8474 |
Resumo: | O ensino de Citologia tem sua importância reconhecida por ser um tema fundamental para o entendimento de toda a Biologia. Entretanto são notórios os problemas no processo de ensino e aprendizagem to tema célula. Esta pesquisa objetiva reconhecer os conhecimentos dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio sobre Citologia. A pesquisa foi de cunho qualitativo em uma escola pública do Estado de Alagoas. Os dados foram coletados por meio de um teste diagnóstico, aplicado em três turmas, a fim de reconhecer o que os estudantes traziam como bagagem do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados por frequências de respostas e por categorização. Os resultados mostraram que os estudantes apresentam conhecimento superficial sobre célula, faltando ainda muito a ser compreendido para servir de base para a aprendizagem em Biologia. Dessa forma ressalta-se a importância e a necessidade de usos de metodologias que favoreçam a aprendizagem do tema. |
id |
UTFPR-7_f7ad287ccd1eb3ac7468e29ba0607f26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8474 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologiaUse of didactic model as a teaching appliance in cytology9.05.00.00-8conhecimentos; célula; aprendizagemKnowledge; Cell; LearningO ensino de Citologia tem sua importância reconhecida por ser um tema fundamental para o entendimento de toda a Biologia. Entretanto são notórios os problemas no processo de ensino e aprendizagem to tema célula. Esta pesquisa objetiva reconhecer os conhecimentos dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio sobre Citologia. A pesquisa foi de cunho qualitativo em uma escola pública do Estado de Alagoas. Os dados foram coletados por meio de um teste diagnóstico, aplicado em três turmas, a fim de reconhecer o que os estudantes traziam como bagagem do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados por frequências de respostas e por categorização. Os resultados mostraram que os estudantes apresentam conhecimento superficial sobre célula, faltando ainda muito a ser compreendido para servir de base para a aprendizagem em Biologia. Dessa forma ressalta-se a importância e a necessidade de usos de metodologias que favoreçam a aprendizagem do tema.The teaching of Cytology has its importance recognized as being a fundamental theme for the understanding of all Biology. However the problems in the process of teaching and learning to the cell are notorious. This research aims to recognize the knowledge of the students of the 1st grade of Cytology. The research was qualitative in a public school in the state of Alagoas. The data were collected by means of a diagnostic test, applied in three classes, in order to recognize what students carried as elementary school baggage. Data were analyzed by frequency of responses and by categorization. The results showed that the students present superficial knowledge about the cell, and there is still a great deal to be understood as a basis for learning in Biology. This emphasizes the importance and necessity of using methodologies that favor the learning of the theme.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pedro Rodrigues França, JoãoSovierzoski, Hilda Helena2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/847410.3895/rbect.v11n2.8474Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8474/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:28:25Zoai:periodicos.utfpr:article/8474Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:28:25Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia Use of didactic model as a teaching appliance in cytology |
title |
Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia |
spellingShingle |
Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia Pedro Rodrigues França, João 9.05.00.00-8 conhecimentos; célula; aprendizagem Knowledge; Cell; Learning |
title_short |
Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia |
title_full |
Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia |
title_fullStr |
Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia |
title_full_unstemmed |
Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia |
title_sort |
Uso de modelo didático como ferramenta de ensino em citologia |
author |
Pedro Rodrigues França, João |
author_facet |
Pedro Rodrigues França, João Sovierzoski, Hilda Helena |
author_role |
author |
author2 |
Sovierzoski, Hilda Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro Rodrigues França, João Sovierzoski, Hilda Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
9.05.00.00-8 conhecimentos; célula; aprendizagem Knowledge; Cell; Learning |
topic |
9.05.00.00-8 conhecimentos; célula; aprendizagem Knowledge; Cell; Learning |
description |
O ensino de Citologia tem sua importância reconhecida por ser um tema fundamental para o entendimento de toda a Biologia. Entretanto são notórios os problemas no processo de ensino e aprendizagem to tema célula. Esta pesquisa objetiva reconhecer os conhecimentos dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio sobre Citologia. A pesquisa foi de cunho qualitativo em uma escola pública do Estado de Alagoas. Os dados foram coletados por meio de um teste diagnóstico, aplicado em três turmas, a fim de reconhecer o que os estudantes traziam como bagagem do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados por frequências de respostas e por categorização. Os resultados mostraram que os estudantes apresentam conhecimento superficial sobre célula, faltando ainda muito a ser compreendido para servir de base para a aprendizagem em Biologia. Dessa forma ressalta-se a importância e a necessidade de usos de metodologias que favoreçam a aprendizagem do tema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8474 10.3895/rbect.v11n2.8474 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8474 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v11n2.8474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8474/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713872057073664 |