Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Maristela Flores
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Braun, Janice Regina, de Lima, Ivone T. Carletto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269
Resumo: Estima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os processos de ensino e de responsabilidades na docência para que possa assumir as responsabilidades de sua experiência prática profissional com eficiência e êxito. Este artigo tem como objetivo refletir e avaliar a formação profissional do Enfermeiro docente que atua na formação e capacitação dos alunos do curso de nível técnico de enfermagem. Os objetivos específicos compreendem caracterizar o perfil dos professores quanto sua formação, sua experiência profissional como docente, constatar e discutir as suas práticas  didáticas e o método de ensino utilizado pelos professores enfermeiros em sala de aula. A metodologia para a elaboração desta pesquisa de campo é de caráter quanti-qualitativo exploratório com elaboração e aplicação de instrumento próprio com aplicabilidade nos professores enfermeiros. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Colégio estadual Jorge Schimmelpfeng com os professores do colegiado do curso Técnico de Enfermagem.
id UTFPR-8_153a1d079a831116973e0d146fbc9d34
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4269
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do IguaçuCiências HumanasEstima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os processos de ensino e de responsabilidades na docência para que possa assumir as responsabilidades de sua experiência prática profissional com eficiência e êxito. Este artigo tem como objetivo refletir e avaliar a formação profissional do Enfermeiro docente que atua na formação e capacitação dos alunos do curso de nível técnico de enfermagem. Os objetivos específicos compreendem caracterizar o perfil dos professores quanto sua formação, sua experiência profissional como docente, constatar e discutir as suas práticas  didáticas e o método de ensino utilizado pelos professores enfermeiros em sala de aula. A metodologia para a elaboração desta pesquisa de campo é de caráter quanti-qualitativo exploratório com elaboração e aplicação de instrumento próprio com aplicabilidade nos professores enfermeiros. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Colégio estadual Jorge Schimmelpfeng com os professores do colegiado do curso Técnico de Enfermagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Maristela FloresBraun, Janice Reginade Lima, Ivone T. Carletto2015-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/426910.3895/recit.v6.n13.4269Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 45-56Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 45-56Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 45-562175-184610.3895/recit.v6.n13reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/4269/500Direitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:22Zoai:periodicos.utfpr:article/4269Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:22Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
title Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
spellingShingle Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
da Silva, Maristela Flores
Ciências Humanas
title_short Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
title_full Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
title_fullStr Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
title_full_unstemmed Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
title_sort Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
author da Silva, Maristela Flores
author_facet da Silva, Maristela Flores
Braun, Janice Regina
de Lima, Ivone T. Carletto
author_role author
author2 Braun, Janice Regina
de Lima, Ivone T. Carletto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Maristela Flores
Braun, Janice Regina
de Lima, Ivone T. Carletto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
description Estima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os processos de ensino e de responsabilidades na docência para que possa assumir as responsabilidades de sua experiência prática profissional com eficiência e êxito. Este artigo tem como objetivo refletir e avaliar a formação profissional do Enfermeiro docente que atua na formação e capacitação dos alunos do curso de nível técnico de enfermagem. Os objetivos específicos compreendem caracterizar o perfil dos professores quanto sua formação, sua experiência profissional como docente, constatar e discutir as suas práticas  didáticas e o método de ensino utilizado pelos professores enfermeiros em sala de aula. A metodologia para a elaboração desta pesquisa de campo é de caráter quanti-qualitativo exploratório com elaboração e aplicação de instrumento próprio com aplicabilidade nos professores enfermeiros. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Colégio estadual Jorge Schimmelpfeng com os professores do colegiado do curso Técnico de Enfermagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269
10.3895/recit.v6.n13.4269
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269
identifier_str_mv 10.3895/recit.v6.n13.4269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/4269/500
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 45-56
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 45-56
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 45-56
2175-1846
10.3895/recit.v6.n13
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1800237569633419264