Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269 |
Resumo: | Estima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os processos de ensino e de responsabilidades na docência para que possa assumir as responsabilidades de sua experiência prática profissional com eficiência e êxito. Este artigo tem como objetivo refletir e avaliar a formação profissional do Enfermeiro docente que atua na formação e capacitação dos alunos do curso de nível técnico de enfermagem. Os objetivos específicos compreendem caracterizar o perfil dos professores quanto sua formação, sua experiência profissional como docente, constatar e discutir as suas práticas didáticas e o método de ensino utilizado pelos professores enfermeiros em sala de aula. A metodologia para a elaboração desta pesquisa de campo é de caráter quanti-qualitativo exploratório com elaboração e aplicação de instrumento próprio com aplicabilidade nos professores enfermeiros. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Colégio estadual Jorge Schimmelpfeng com os professores do colegiado do curso Técnico de Enfermagem. |
id |
UTFPR-8_153a1d079a831116973e0d146fbc9d34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4269 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do IguaçuCiências HumanasEstima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os processos de ensino e de responsabilidades na docência para que possa assumir as responsabilidades de sua experiência prática profissional com eficiência e êxito. Este artigo tem como objetivo refletir e avaliar a formação profissional do Enfermeiro docente que atua na formação e capacitação dos alunos do curso de nível técnico de enfermagem. Os objetivos específicos compreendem caracterizar o perfil dos professores quanto sua formação, sua experiência profissional como docente, constatar e discutir as suas práticas didáticas e o método de ensino utilizado pelos professores enfermeiros em sala de aula. A metodologia para a elaboração desta pesquisa de campo é de caráter quanti-qualitativo exploratório com elaboração e aplicação de instrumento próprio com aplicabilidade nos professores enfermeiros. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Colégio estadual Jorge Schimmelpfeng com os professores do colegiado do curso Técnico de Enfermagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Maristela FloresBraun, Janice Reginade Lima, Ivone T. Carletto2015-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/426910.3895/recit.v6.n13.4269Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 45-56Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 45-56Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 45-562175-184610.3895/recit.v6.n13reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/4269/500Direitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:22Zoai:periodicos.utfpr:article/4269Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:22Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
title |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
spellingShingle |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu da Silva, Maristela Flores Ciências Humanas |
title_short |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
title_full |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
title_fullStr |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
title_full_unstemmed |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
title_sort |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
author |
da Silva, Maristela Flores |
author_facet |
da Silva, Maristela Flores Braun, Janice Regina de Lima, Ivone T. Carletto |
author_role |
author |
author2 |
Braun, Janice Regina de Lima, Ivone T. Carletto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Maristela Flores Braun, Janice Regina de Lima, Ivone T. Carletto |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas |
description |
Estima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os processos de ensino e de responsabilidades na docência para que possa assumir as responsabilidades de sua experiência prática profissional com eficiência e êxito. Este artigo tem como objetivo refletir e avaliar a formação profissional do Enfermeiro docente que atua na formação e capacitação dos alunos do curso de nível técnico de enfermagem. Os objetivos específicos compreendem caracterizar o perfil dos professores quanto sua formação, sua experiência profissional como docente, constatar e discutir as suas práticas didáticas e o método de ensino utilizado pelos professores enfermeiros em sala de aula. A metodologia para a elaboração desta pesquisa de campo é de caráter quanti-qualitativo exploratório com elaboração e aplicação de instrumento próprio com aplicabilidade nos professores enfermeiros. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Colégio estadual Jorge Schimmelpfeng com os professores do colegiado do curso Técnico de Enfermagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269 10.3895/recit.v6.n13.4269 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v6.n13.4269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/4269/500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 45-56 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 45-56 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 45-56 2175-1846 10.3895/recit.v6.n13 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252345303040 |