Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491 |
Resumo: | O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade. |
id |
UTFPR-8_1fa2872d24826970ac09c83c3ab68b7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7491 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programaçãotecnologia educacionalrobótica educacional; Problem-based Learning; fuga de labirinto; aprendizagem; edutainment, introdução à ComputaçãoO artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqValerio Netto, Antonio2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/749110.3895/recit.v11.n26.7491Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 26 (2020); 44-66Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 26 (2020); 44-66Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 26 (2020); 44-662175-184610.3895/recit.v11.n26reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491/pdfDireitos autorais 2020 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-29T13:15:29Zoai:periodicos.utfpr:article/7491Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2020-06-29T13:15:29Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
title |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
spellingShingle |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação Valerio Netto, Antonio tecnologia educacional robótica educacional; Problem-based Learning; fuga de labirinto; aprendizagem; edutainment, introdução à Computação |
title_short |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
title_full |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
title_fullStr |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
title_full_unstemmed |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
title_sort |
Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação |
author |
Valerio Netto, Antonio |
author_facet |
Valerio Netto, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valerio Netto, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologia educacional robótica educacional; Problem-based Learning; fuga de labirinto; aprendizagem; edutainment, introdução à Computação |
topic |
tecnologia educacional robótica educacional; Problem-based Learning; fuga de labirinto; aprendizagem; edutainment, introdução à Computação |
description |
O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491 10.3895/recit.v11.n26.7491 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v11.n26.7491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 26 (2020); 44-66 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 26 (2020); 44-66 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 26 (2020); 44-66 2175-1846 10.3895/recit.v11.n26 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253362421760 |