Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valerio Netto, Antonio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491
Resumo: O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade.
id UTFPR-8_1fa2872d24826970ac09c83c3ab68b7a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7491
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programaçãotecnologia educacionalrobótica educacional; Problem-based Learning; fuga de labirinto; aprendizagem; edutainment, introdução à ComputaçãoO artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqValerio Netto, Antonio2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/749110.3895/recit.v11.n26.7491Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 26 (2020); 44-66Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 26 (2020); 44-66Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 26 (2020); 44-662175-184610.3895/recit.v11.n26reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491/pdfDireitos autorais 2020 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-29T13:15:29Zoai:periodicos.utfpr:article/7491Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2020-06-29T13:15:29Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
title Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
spellingShingle Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
Valerio Netto, Antonio
tecnologia educacional
robótica educacional; Problem-based Learning; fuga de labirinto; aprendizagem; edutainment, introdução à Computação
title_short Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
title_full Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
title_fullStr Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
title_full_unstemmed Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
title_sort Proposta de aplicação de robô móvel para apoio ao ensino de lógica de programação
author Valerio Netto, Antonio
author_facet Valerio Netto, Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Valerio Netto, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia educacional
robótica educacional; Problem-based Learning; fuga de labirinto; aprendizagem; edutainment, introdução à Computação
topic tecnologia educacional
robótica educacional; Problem-based Learning; fuga de labirinto; aprendizagem; edutainment, introdução à Computação
description O artigo descreve um estudo para criação de atividades de edutainment para o ensino de lógica de programação para uma disciplina de Introdução à Computação (IC) utilizando um kit de robótica móvel. O propósito é auxiliar o professor a mediar o processo de construção do conhecimento junto aos estudantes de maneira lúdica, despertando a curiosidade e realizando o engajamento dos mesmos por meio de atividades práticas. Neste caso, o processo foi aplicado no ensino de operadores relacionais e lógicos da tabela-verdade na estrutura condicional simples IF-THEN, e composta, IF-THEN-ELSE. O estudante teve a oportunidade de gerar soluções lógicas que permitissem a fuga do robô móvel de um labirinto de papelão que era modificado conforme o grau de dificuldade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491
10.3895/recit.v11.n26.7491
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491
identifier_str_mv 10.3895/recit.v11.n26.7491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7491/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 26 (2020); 44-66
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 26 (2020); 44-66
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 26 (2020); 44-66
2175-1846
10.3895/recit.v11.n26
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253362421760