Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4357 |
Resumo: | A era do texto: linguagens e tecnologias na prática do novo docenteO ensino brasileiro vem buscando desenhar-se em novo paradigma. Cansado de velhos caminhos, de velhas e ultrapassadas práticas docentes, que se baseavam na simples memorização, em esquemas vazios de conteúdo (os chamados “macetes”), o ensino nacional parece ter encontrado nos PCNs uma nova diretriz. Partindo de textos que traduzam/provoquem uma leitura do mundo e colocando linguagens e conteúdos antes apartados em diálogo constante, a nova prática pedagógica reclama um novo docente. Nesse quadro, ganha especial valor o texto - seja ele verbal ou não verbal, jornalístico ou literário, formal ou informal. Em todas as disciplinas, em seus exercícios, atividades e provas, lá está o texto - ou deve estar. Diante disso, colocam-se as seguintes questões: está o professor preparado para agregar produtivamente o texto à sua prática? Tem ele domínio linguístico abrangente o bastante para trabalhar de modo eficiente esse texto, à luz da sua disciplina? É compromisso de todos os docentes a valorização da língua padrão ou isso é responsabilidade exclusiva do professor de língua portuguesa? Observa-se por fim, que alguns periódicos científicos, como por exemplo, a Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, têm esta preocupação de levantar aspectos que venham a iluminar diretamente o caminho profissional de novos docentes, diante dos quais se coloca o futuro. |
id |
UTFPR-8_4549c5e613d3f7194d0073ba6d12db3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4357 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
EditorialA era do texto: linguagens e tecnologias na prática do novo docenteO ensino brasileiro vem buscando desenhar-se em novo paradigma. Cansado de velhos caminhos, de velhas e ultrapassadas práticas docentes, que se baseavam na simples memorização, em esquemas vazios de conteúdo (os chamados “macetes”), o ensino nacional parece ter encontrado nos PCNs uma nova diretriz. Partindo de textos que traduzam/provoquem uma leitura do mundo e colocando linguagens e conteúdos antes apartados em diálogo constante, a nova prática pedagógica reclama um novo docente. Nesse quadro, ganha especial valor o texto - seja ele verbal ou não verbal, jornalístico ou literário, formal ou informal. Em todas as disciplinas, em seus exercícios, atividades e provas, lá está o texto - ou deve estar. Diante disso, colocam-se as seguintes questões: está o professor preparado para agregar produtivamente o texto à sua prática? Tem ele domínio linguístico abrangente o bastante para trabalhar de modo eficiente esse texto, à luz da sua disciplina? É compromisso de todos os docentes a valorização da língua padrão ou isso é responsabilidade exclusiva do professor de língua portuguesa? Observa-se por fim, que alguns periódicos científicos, como por exemplo, a Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, têm esta preocupação de levantar aspectos que venham a iluminar diretamente o caminho profissional de novos docentes, diante dos quais se coloca o futuro.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ramos de Araújo, Lucia Deborah2015-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/435710.3895/recit.v6.n13.4357Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 0-1Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 0-1Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 0-12175-184610.3895/recit.v6.n13reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4357/editorialDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:22Zoai:periodicos.utfpr:article/4357Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:22Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial Ramos de Araújo, Lucia Deborah |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
Ramos de Araújo, Lucia Deborah |
author_facet |
Ramos de Araújo, Lucia Deborah |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos de Araújo, Lucia Deborah |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A era do texto: linguagens e tecnologias na prática do novo docenteO ensino brasileiro vem buscando desenhar-se em novo paradigma. Cansado de velhos caminhos, de velhas e ultrapassadas práticas docentes, que se baseavam na simples memorização, em esquemas vazios de conteúdo (os chamados “macetes”), o ensino nacional parece ter encontrado nos PCNs uma nova diretriz. Partindo de textos que traduzam/provoquem uma leitura do mundo e colocando linguagens e conteúdos antes apartados em diálogo constante, a nova prática pedagógica reclama um novo docente. Nesse quadro, ganha especial valor o texto - seja ele verbal ou não verbal, jornalístico ou literário, formal ou informal. Em todas as disciplinas, em seus exercícios, atividades e provas, lá está o texto - ou deve estar. Diante disso, colocam-se as seguintes questões: está o professor preparado para agregar produtivamente o texto à sua prática? Tem ele domínio linguístico abrangente o bastante para trabalhar de modo eficiente esse texto, à luz da sua disciplina? É compromisso de todos os docentes a valorização da língua padrão ou isso é responsabilidade exclusiva do professor de língua portuguesa? Observa-se por fim, que alguns periódicos científicos, como por exemplo, a Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, têm esta preocupação de levantar aspectos que venham a iluminar diretamente o caminho profissional de novos docentes, diante dos quais se coloca o futuro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4357 10.3895/recit.v6.n13.4357 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4357 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v6.n13.4357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4357/editorial |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 0-1 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 0-1 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 0-1 2175-1846 10.3895/recit.v6.n13 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253401219072 |