Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos de Araújo, Lucia Deborah
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4357
Resumo: A era do texto: linguagens e tecnologias na prática do novo docenteO ensino brasileiro vem buscando desenhar-se em novo paradigma. Cansado de velhos caminhos, de velhas e ultrapassadas práticas docentes, que se baseavam na simples memorização, em esquemas vazios de conteúdo (os chamados “macetes”), o ensino nacional parece ter encontrado nos PCNs uma nova diretriz. Partindo de textos que traduzam/provoquem uma leitura do mundo e colocando linguagens e conteúdos antes apartados em diálogo constante, a nova prática pedagógica reclama um novo docente. Nesse quadro, ganha especial valor o texto - seja ele verbal ou não verbal, jornalístico ou literário, formal ou informal. Em todas as disciplinas, em seus exercícios, atividades e provas, lá está o texto - ou deve estar. Diante disso, colocam-se as seguintes questões: está o professor preparado para agregar produtivamente o texto à sua prática? Tem ele domínio linguístico abrangente o bastante para trabalhar de modo eficiente esse texto, à luz da sua disciplina? É compromisso de todos os docentes a valorização da língua padrão ou isso é responsabilidade exclusiva do professor de língua portuguesa? Observa-se por fim, que alguns periódicos científicos, como por exemplo, a Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, têm esta preocupação de levantar aspectos que venham a iluminar diretamente o caminho profissional de novos docentes, diante dos quais se coloca o futuro.
id UTFPR-8_4549c5e613d3f7194d0073ba6d12db3f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4357
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling EditorialA era do texto: linguagens e tecnologias na prática do novo docenteO ensino brasileiro vem buscando desenhar-se em novo paradigma. Cansado de velhos caminhos, de velhas e ultrapassadas práticas docentes, que se baseavam na simples memorização, em esquemas vazios de conteúdo (os chamados “macetes”), o ensino nacional parece ter encontrado nos PCNs uma nova diretriz. Partindo de textos que traduzam/provoquem uma leitura do mundo e colocando linguagens e conteúdos antes apartados em diálogo constante, a nova prática pedagógica reclama um novo docente. Nesse quadro, ganha especial valor o texto - seja ele verbal ou não verbal, jornalístico ou literário, formal ou informal. Em todas as disciplinas, em seus exercícios, atividades e provas, lá está o texto - ou deve estar. Diante disso, colocam-se as seguintes questões: está o professor preparado para agregar produtivamente o texto à sua prática? Tem ele domínio linguístico abrangente o bastante para trabalhar de modo eficiente esse texto, à luz da sua disciplina? É compromisso de todos os docentes a valorização da língua padrão ou isso é responsabilidade exclusiva do professor de língua portuguesa? Observa-se por fim, que alguns periódicos científicos, como por exemplo, a Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, têm esta preocupação de levantar aspectos que venham a iluminar diretamente o caminho profissional de novos docentes, diante dos quais se coloca o futuro.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ramos de Araújo, Lucia Deborah2015-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/435710.3895/recit.v6.n13.4357Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 0-1Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 0-1Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 0-12175-184610.3895/recit.v6.n13reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4357/editorialDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:22Zoai:periodicos.utfpr:article/4357Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:22Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Ramos de Araújo, Lucia Deborah
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Ramos de Araújo, Lucia Deborah
author_facet Ramos de Araújo, Lucia Deborah
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos de Araújo, Lucia Deborah
dc.subject.none.fl_str_mv
description A era do texto: linguagens e tecnologias na prática do novo docenteO ensino brasileiro vem buscando desenhar-se em novo paradigma. Cansado de velhos caminhos, de velhas e ultrapassadas práticas docentes, que se baseavam na simples memorização, em esquemas vazios de conteúdo (os chamados “macetes”), o ensino nacional parece ter encontrado nos PCNs uma nova diretriz. Partindo de textos que traduzam/provoquem uma leitura do mundo e colocando linguagens e conteúdos antes apartados em diálogo constante, a nova prática pedagógica reclama um novo docente. Nesse quadro, ganha especial valor o texto - seja ele verbal ou não verbal, jornalístico ou literário, formal ou informal. Em todas as disciplinas, em seus exercícios, atividades e provas, lá está o texto - ou deve estar. Diante disso, colocam-se as seguintes questões: está o professor preparado para agregar produtivamente o texto à sua prática? Tem ele domínio linguístico abrangente o bastante para trabalhar de modo eficiente esse texto, à luz da sua disciplina? É compromisso de todos os docentes a valorização da língua padrão ou isso é responsabilidade exclusiva do professor de língua portuguesa? Observa-se por fim, que alguns periódicos científicos, como por exemplo, a Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, têm esta preocupação de levantar aspectos que venham a iluminar diretamente o caminho profissional de novos docentes, diante dos quais se coloca o futuro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4357
10.3895/recit.v6.n13.4357
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4357
identifier_str_mv 10.3895/recit.v6.n13.4357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4357/editorial
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 0-1
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 0-1
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 0-1
2175-1846
10.3895/recit.v6.n13
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253401219072