Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo, Etiene Caroline Farias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4716
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar reflexões sobre a transformação que a educação vem enfrentando devido ao uso frequente da tecnologia no meio social, que acaba impactando o modo dos alunos apreenderem e consequentemente a forma de ensinar. Neste cerne, o ensino de língua inglesa sofre grandes influências, especialmente com relação à leitura. Com o objetivo de mostrar que é possível usar textos literários para desenvolver o exercício da leitura nas aulas de inglês, este trabalho aponta o cinema como um suporte para leitura, demonstrando como as adaptações fílmicas auxiliam na construção dos sentidos dos textos se tornando uma ferramenta motivadora para despertar o prazer na hora de ler.  Contribuindo não só para prática da leitura como também para outras habilidades da língua, além de facilitar o aperfeiçoamento do idioma. Para isso, foi realizado um estudo de campo, para poder aplicar as teorias apresentadas nos decorrer da pesquisa. Para a parte prática foi elaborado um plano de aula com o recurso multimídia, em que houve o uso do conto “Little Red Riding Hood” de Charles Perrault juntamente com sua adaptação fílmica “A garota da capa vermelha” de Catherine Hardwicke, em que ambas as ferramentas foram exploradas e apresentadas de forma contextualizadas. Ao final deste processo ficou clara a importância do professor, bem como do planejamento e o trabalho contínuo para o desenvolvimento tanto da leitura quanto de outras habilidades.
id UTFPR-8_573aa8ddddde60657195b28fbf785ae8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4716
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leituraEducaçãoLiteratura;cinema; ensino e língua inglesa.Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar reflexões sobre a transformação que a educação vem enfrentando devido ao uso frequente da tecnologia no meio social, que acaba impactando o modo dos alunos apreenderem e consequentemente a forma de ensinar. Neste cerne, o ensino de língua inglesa sofre grandes influências, especialmente com relação à leitura. Com o objetivo de mostrar que é possível usar textos literários para desenvolver o exercício da leitura nas aulas de inglês, este trabalho aponta o cinema como um suporte para leitura, demonstrando como as adaptações fílmicas auxiliam na construção dos sentidos dos textos se tornando uma ferramenta motivadora para despertar o prazer na hora de ler.  Contribuindo não só para prática da leitura como também para outras habilidades da língua, além de facilitar o aperfeiçoamento do idioma. Para isso, foi realizado um estudo de campo, para poder aplicar as teorias apresentadas nos decorrer da pesquisa. Para a parte prática foi elaborado um plano de aula com o recurso multimídia, em que houve o uso do conto “Little Red Riding Hood” de Charles Perrault juntamente com sua adaptação fílmica “A garota da capa vermelha” de Catherine Hardwicke, em que ambas as ferramentas foram exploradas e apresentadas de forma contextualizadas. Ao final deste processo ficou clara a importância do professor, bem como do planejamento e o trabalho contínuo para o desenvolvimento tanto da leitura quanto de outras habilidades.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)UAB / CAPESde Melo, Etiene Caroline FariasNicodem, Maria Fatima Menegazzo2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-471610.3895/recit.v8.n19.4716Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4716/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:50Zoai:periodicos.utfpr:article/4716Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:50Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura
title Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura
spellingShingle Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura
de Melo, Etiene Caroline Farias
Educação
Literatura;cinema; ensino e língua inglesa.
title_short Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura
title_full Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura
title_fullStr Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura
title_full_unstemmed Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura
title_sort Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura
author de Melo, Etiene Caroline Farias
author_facet de Melo, Etiene Caroline Farias
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
author_role author
author2 Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UAB / CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo, Etiene Caroline Farias
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Literatura;cinema; ensino e língua inglesa.
topic Educação
Literatura;cinema; ensino e língua inglesa.
description Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar reflexões sobre a transformação que a educação vem enfrentando devido ao uso frequente da tecnologia no meio social, que acaba impactando o modo dos alunos apreenderem e consequentemente a forma de ensinar. Neste cerne, o ensino de língua inglesa sofre grandes influências, especialmente com relação à leitura. Com o objetivo de mostrar que é possível usar textos literários para desenvolver o exercício da leitura nas aulas de inglês, este trabalho aponta o cinema como um suporte para leitura, demonstrando como as adaptações fílmicas auxiliam na construção dos sentidos dos textos se tornando uma ferramenta motivadora para despertar o prazer na hora de ler.  Contribuindo não só para prática da leitura como também para outras habilidades da língua, além de facilitar o aperfeiçoamento do idioma. Para isso, foi realizado um estudo de campo, para poder aplicar as teorias apresentadas nos decorrer da pesquisa. Para a parte prática foi elaborado um plano de aula com o recurso multimídia, em que houve o uso do conto “Little Red Riding Hood” de Charles Perrault juntamente com sua adaptação fílmica “A garota da capa vermelha” de Catherine Hardwicke, em que ambas as ferramentas foram exploradas e apresentadas de forma contextualizadas. Ao final deste processo ficou clara a importância do professor, bem como do planejamento e o trabalho contínuo para o desenvolvimento tanto da leitura quanto de outras habilidades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4716
10.3895/recit.v8.n19.4716
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4716
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n19.4716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4716/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n19
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253344595968