Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4716 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar reflexões sobre a transformação que a educação vem enfrentando devido ao uso frequente da tecnologia no meio social, que acaba impactando o modo dos alunos apreenderem e consequentemente a forma de ensinar. Neste cerne, o ensino de língua inglesa sofre grandes influências, especialmente com relação à leitura. Com o objetivo de mostrar que é possível usar textos literários para desenvolver o exercício da leitura nas aulas de inglês, este trabalho aponta o cinema como um suporte para leitura, demonstrando como as adaptações fílmicas auxiliam na construção dos sentidos dos textos se tornando uma ferramenta motivadora para despertar o prazer na hora de ler. Contribuindo não só para prática da leitura como também para outras habilidades da língua, além de facilitar o aperfeiçoamento do idioma. Para isso, foi realizado um estudo de campo, para poder aplicar as teorias apresentadas nos decorrer da pesquisa. Para a parte prática foi elaborado um plano de aula com o recurso multimídia, em que houve o uso do conto “Little Red Riding Hood” de Charles Perrault juntamente com sua adaptação fílmica “A garota da capa vermelha” de Catherine Hardwicke, em que ambas as ferramentas foram exploradas e apresentadas de forma contextualizadas. Ao final deste processo ficou clara a importância do professor, bem como do planejamento e o trabalho contínuo para o desenvolvimento tanto da leitura quanto de outras habilidades. |
id |
UTFPR-8_573aa8ddddde60657195b28fbf785ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4716 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leituraEducaçãoLiteratura;cinema; ensino e língua inglesa.Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar reflexões sobre a transformação que a educação vem enfrentando devido ao uso frequente da tecnologia no meio social, que acaba impactando o modo dos alunos apreenderem e consequentemente a forma de ensinar. Neste cerne, o ensino de língua inglesa sofre grandes influências, especialmente com relação à leitura. Com o objetivo de mostrar que é possível usar textos literários para desenvolver o exercício da leitura nas aulas de inglês, este trabalho aponta o cinema como um suporte para leitura, demonstrando como as adaptações fílmicas auxiliam na construção dos sentidos dos textos se tornando uma ferramenta motivadora para despertar o prazer na hora de ler. Contribuindo não só para prática da leitura como também para outras habilidades da língua, além de facilitar o aperfeiçoamento do idioma. Para isso, foi realizado um estudo de campo, para poder aplicar as teorias apresentadas nos decorrer da pesquisa. Para a parte prática foi elaborado um plano de aula com o recurso multimídia, em que houve o uso do conto “Little Red Riding Hood” de Charles Perrault juntamente com sua adaptação fílmica “A garota da capa vermelha” de Catherine Hardwicke, em que ambas as ferramentas foram exploradas e apresentadas de forma contextualizadas. Ao final deste processo ficou clara a importância do professor, bem como do planejamento e o trabalho contínuo para o desenvolvimento tanto da leitura quanto de outras habilidades.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)UAB / CAPESde Melo, Etiene Caroline FariasNicodem, Maria Fatima Menegazzo2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-471610.3895/recit.v8.n19.4716Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4716/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:50Zoai:periodicos.utfpr:article/4716Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:50Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura |
title |
Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura |
spellingShingle |
Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura de Melo, Etiene Caroline Farias Educação Literatura;cinema; ensino e língua inglesa. |
title_short |
Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura |
title_full |
Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura |
title_fullStr |
Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura |
title_full_unstemmed |
Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura |
title_sort |
Literatura e cinema nas aulas de língua inglesa: promovendo a leitura |
author |
de Melo, Etiene Caroline Farias |
author_facet |
de Melo, Etiene Caroline Farias Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
author_role |
author |
author2 |
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UAB / CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Melo, Etiene Caroline Farias Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Literatura;cinema; ensino e língua inglesa. |
topic |
Educação Literatura;cinema; ensino e língua inglesa. |
description |
Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar reflexões sobre a transformação que a educação vem enfrentando devido ao uso frequente da tecnologia no meio social, que acaba impactando o modo dos alunos apreenderem e consequentemente a forma de ensinar. Neste cerne, o ensino de língua inglesa sofre grandes influências, especialmente com relação à leitura. Com o objetivo de mostrar que é possível usar textos literários para desenvolver o exercício da leitura nas aulas de inglês, este trabalho aponta o cinema como um suporte para leitura, demonstrando como as adaptações fílmicas auxiliam na construção dos sentidos dos textos se tornando uma ferramenta motivadora para despertar o prazer na hora de ler. Contribuindo não só para prática da leitura como também para outras habilidades da língua, além de facilitar o aperfeiçoamento do idioma. Para isso, foi realizado um estudo de campo, para poder aplicar as teorias apresentadas nos decorrer da pesquisa. Para a parte prática foi elaborado um plano de aula com o recurso multimídia, em que houve o uso do conto “Little Red Riding Hood” de Charles Perrault juntamente com sua adaptação fílmica “A garota da capa vermelha” de Catherine Hardwicke, em que ambas as ferramentas foram exploradas e apresentadas de forma contextualizadas. Ao final deste processo ficou clara a importância do professor, bem como do planejamento e o trabalho contínuo para o desenvolvimento tanto da leitura quanto de outras habilidades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4716 10.3895/recit.v8.n19.4716 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4716 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n19.4716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4716/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253344595968 |