Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Uma reflexão sobre a primeira metade do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Raclima Crisita de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Berghauser, Neron Alipio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5196
Resumo: Em toda sua história de cinco séculos, o Brasil aparece como um país em que a educação raramente tomou papel de destaque na lista de itens para a promoção do desenvolvimento. Na contramão das nações modernas, os governantes, relegam o sistema escolar a pouco investimentos que somente são lembrados próximos aos períodos eleitorais. Manter a ignorância como forma de controle parece ser o lema de muitos governos, independente de linha ideológica e partidária. Somente nas últimas décadas é que se tem visto a demonstração de uma preocupação em investir em educação, atendendo muito mais ao clamor público do que por iniciativa voluntária. Se este cenário é desta forma, o que dizer do interesse público em investir na educação de adultos, já que ela pode ser vista como um investimento inútil. Vista por muito tempo no país como uma atividade sem retorno, a Educação de Jovens e Adultos, balizada pela Declaração de Hamburgo de 1997, representa uma preocupação, principalmente tratando-se de um país em que o jovem inicia no mercado de trabalho muito cedo para sustentar sua família. Neste sentido é fundamental conhecer um pouco sobre a história desta modalidade de ensino como forma de entender e definir novas metodologias para ampliar a sua abrangência. Este estudo apresenta um resgate histórico acerca da EJA no Brasil, iniciando pela presença dos jesuítas na Colônia até o Regime Militar. Trata-se, de um estudo bibliográfico, no qual foram levantadas informações de autores e instituições que pesquisaram sobre o assunto ao longo da sua história.
id UTFPR-8_681c85da7d9f0da699ce6316acdc2e7d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5196
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Uma reflexão sobre a primeira metade do século XX7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinoeducação de jovens e adultos; inclusão; resgate histórico.Em toda sua história de cinco séculos, o Brasil aparece como um país em que a educação raramente tomou papel de destaque na lista de itens para a promoção do desenvolvimento. Na contramão das nações modernas, os governantes, relegam o sistema escolar a pouco investimentos que somente são lembrados próximos aos períodos eleitorais. Manter a ignorância como forma de controle parece ser o lema de muitos governos, independente de linha ideológica e partidária. Somente nas últimas décadas é que se tem visto a demonstração de uma preocupação em investir em educação, atendendo muito mais ao clamor público do que por iniciativa voluntária. Se este cenário é desta forma, o que dizer do interesse público em investir na educação de adultos, já que ela pode ser vista como um investimento inútil. Vista por muito tempo no país como uma atividade sem retorno, a Educação de Jovens e Adultos, balizada pela Declaração de Hamburgo de 1997, representa uma preocupação, principalmente tratando-se de um país em que o jovem inicia no mercado de trabalho muito cedo para sustentar sua família. Neste sentido é fundamental conhecer um pouco sobre a história desta modalidade de ensino como forma de entender e definir novas metodologias para ampliar a sua abrangência. Este estudo apresenta um resgate histórico acerca da EJA no Brasil, iniciando pela presença dos jesuítas na Colônia até o Regime Militar. Trata-se, de um estudo bibliográfico, no qual foram levantadas informações de autores e instituições que pesquisaram sobre o assunto ao longo da sua história.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Costa, Raclima Crisita de OliveiraBerghauser, Neron Alipio C.2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-519610.3895/recit.v8.n21.5196Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n21reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5196/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:48Zoai:periodicos.utfpr:article/5196Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:48Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Uma reflexão sobre a primeira metade do século XX
title Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Uma reflexão sobre a primeira metade do século XX
spellingShingle Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Uma reflexão sobre a primeira metade do século XX
Costa, Raclima Crisita de Oliveira
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
educação de jovens e adultos; inclusão; resgate histórico.
title_short Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Uma reflexão sobre a primeira metade do século XX
title_full Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Uma reflexão sobre a primeira metade do século XX
title_fullStr Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Uma reflexão sobre a primeira metade do século XX
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Uma reflexão sobre a primeira metade do século XX
title_sort Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Uma reflexão sobre a primeira metade do século XX
author Costa, Raclima Crisita de Oliveira
author_facet Costa, Raclima Crisita de Oliveira
Berghauser, Neron Alipio C.
author_role author
author2 Berghauser, Neron Alipio C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Raclima Crisita de Oliveira
Berghauser, Neron Alipio C.
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
educação de jovens e adultos; inclusão; resgate histórico.
topic 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
educação de jovens e adultos; inclusão; resgate histórico.
description Em toda sua história de cinco séculos, o Brasil aparece como um país em que a educação raramente tomou papel de destaque na lista de itens para a promoção do desenvolvimento. Na contramão das nações modernas, os governantes, relegam o sistema escolar a pouco investimentos que somente são lembrados próximos aos períodos eleitorais. Manter a ignorância como forma de controle parece ser o lema de muitos governos, independente de linha ideológica e partidária. Somente nas últimas décadas é que se tem visto a demonstração de uma preocupação em investir em educação, atendendo muito mais ao clamor público do que por iniciativa voluntária. Se este cenário é desta forma, o que dizer do interesse público em investir na educação de adultos, já que ela pode ser vista como um investimento inútil. Vista por muito tempo no país como uma atividade sem retorno, a Educação de Jovens e Adultos, balizada pela Declaração de Hamburgo de 1997, representa uma preocupação, principalmente tratando-se de um país em que o jovem inicia no mercado de trabalho muito cedo para sustentar sua família. Neste sentido é fundamental conhecer um pouco sobre a história desta modalidade de ensino como forma de entender e definir novas metodologias para ampliar a sua abrangência. Este estudo apresenta um resgate histórico acerca da EJA no Brasil, iniciando pela presença dos jesuítas na Colônia até o Regime Militar. Trata-se, de um estudo bibliográfico, no qual foram levantadas informações de autores e instituições que pesquisaram sobre o assunto ao longo da sua história.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5196
10.3895/recit.v8.n21.5196
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5196
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n21.5196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5196/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n21
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253357178880