Letramento literário na escola: a adaptação dos clássicos na formação do leitor literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Aparecida de Paula Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B4HQFU
Resumo: A formação do leitor literário e o espaço da literatura na sala de aula, principalmente na escola pública, tem sido discutido a muitos anos e poucas mudanças de fato ocorreram no seu ensino. Diante do que preconiza Cosson (2010) sobre a essencialidade da literatura na formação do leitor e sobre o dever da escola de trabalhar adequadamente a leitura literária esta dissertação apresenta uma proposta de desenvolvimento do letramento literário do aluno. Realizada na E. E. Mauro Faccio Gonçalves em Sete Lagoas, a pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de alunos de duas turmas de nonos anos. O Objetivo da pesquisa foi investigar o papel e a eficácia da leitura de obras clássicas adaptadas como uma etapa no desenvolvimento da formação do leitor literário do Ensino Fundamental e na construção de seu letramento literário. Procurou-se responder à seguinte pergunta: em que medida um projeto de ensino com base em leituras de obras clássicas adaptadas para o público juvenil pode oferecer mais possibilidades para o avanço no letramento literário dos alunos e a consequente formação do leitor de literatura? Os dados foram gerados por questionários, gravação de aulas, diário reflexivo e portfólio com atividades produzidas pelos estudantes. A estratégia de mediação das atividades foi o Letramento Literário proposto por Cosson (2014). Comparou-se as leituras de trechos de originais de clássicos literários antes e depois da leitura das obras adaptadas, que atestaram que a mediação do professor junto à leitura da adaptação e as capacidades acionadas pelos alunos nas leituras das obras se configuram como um acesso para leituras mais densas, como a de um clássico, ao possibilitar um primeiro contato com a obra. Este trabalho é um convite para que professores de língua portuguesa voltem o olhar para o ensino da literatura, afinal ao aprender a ler literatura o aluno liberta-se de limitações físicas e se humaniza.
id UFMG_22e4a47aa343a979bf85c8c9800d968f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B4HQFU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cristiano Silva de BarrosEdson Santos de OliveiraElizabeth Guzzo de AlmeidaLuciana Aparecida de Paula Silva2019-08-14T11:15:55Z2019-08-14T11:15:55Z2018-02-23http://hdl.handle.net/1843/LETR-B4HQFUA formação do leitor literário e o espaço da literatura na sala de aula, principalmente na escola pública, tem sido discutido a muitos anos e poucas mudanças de fato ocorreram no seu ensino. Diante do que preconiza Cosson (2010) sobre a essencialidade da literatura na formação do leitor e sobre o dever da escola de trabalhar adequadamente a leitura literária esta dissertação apresenta uma proposta de desenvolvimento do letramento literário do aluno. Realizada na E. E. Mauro Faccio Gonçalves em Sete Lagoas, a pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de alunos de duas turmas de nonos anos. O Objetivo da pesquisa foi investigar o papel e a eficácia da leitura de obras clássicas adaptadas como uma etapa no desenvolvimento da formação do leitor literário do Ensino Fundamental e na construção de seu letramento literário. Procurou-se responder à seguinte pergunta: em que medida um projeto de ensino com base em leituras de obras clássicas adaptadas para o público juvenil pode oferecer mais possibilidades para o avanço no letramento literário dos alunos e a consequente formação do leitor de literatura? Os dados foram gerados por questionários, gravação de aulas, diário reflexivo e portfólio com atividades produzidas pelos estudantes. A estratégia de mediação das atividades foi o Letramento Literário proposto por Cosson (2014). Comparou-se as leituras de trechos de originais de clássicos literários antes e depois da leitura das obras adaptadas, que atestaram que a mediação do professor junto à leitura da adaptação e as capacidades acionadas pelos alunos nas leituras das obras se configuram como um acesso para leituras mais densas, como a de um clássico, ao possibilitar um primeiro contato com a obra. Este trabalho é um convite para que professores de língua portuguesa voltem o olhar para o ensino da literatura, afinal ao aprender a ler literatura o aluno liberta-se de limitações físicas e se humaniza.The formation of the literary reader and the space of literature in the classroom, especially in the public school, has been discussed for many years and few changes have actually occurred in his teaching. Considering what Cosson (2010) advocates on the essentiality of literature in the formation of the reader and on the school's duty to work properly on literary reading this dissertation presents a proposal for the development of literary literacy of the student. Held at the E. E. Mauro Faccio Gonçalves in Sete Lagoas, the qualitative research was attended by students from two groups of nine years. The aim of the research was to investigate the role and efficacy of reading classic works adapted as a step in the development of the literary reader 's formation of Elementary School and in the construction of his literary literacy. We tried to answer the following question: to what extent can a teaching project based on readings of classical works adapted for the youth audience offer more possibilities for advancement in the literary literacy of the students and the consequent formation of the reader of literature? The information were produced by questionnaires, class recording, reflective diary and portfolio with activities produced by the students. The strategy of mediation of the activities was the Literary Literature proposed by Cosson (2014). The reading of excerpts from literary classics originals was compared before, and after the reading of the adapted works, that attested, that the teacher's mediation connected with the reading of the adaptation, and the capacities powered by the students in the readings of the works are configured as an access for more readings dense, like that of a classic, by making possible a first contact with the composition. This work is an invitation for Portuguese-speaking teachers to turn their eyes to the teaching of literature, after learning to read literature, the student frees himself from physical limitations and humanizes himself.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura Estudo e ensinoLiteratura Métodos de ensinoLetramentoAdaptação da LiteraturaFormação do Leitor LiterárioLetramento LiterárioLetramento literário na escola: a adaptação dos clássicos na formação do leitor literárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_luciana_aparecida_de_paula_silva___letramento_liter_rio_na__escola___a_adapta__o_dos_cl_ssicos__na_forma__o_do_1.pdfapplication/pdf8375836https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B4HQFU/1/disserta__o_luciana_aparecida_de_paula_silva___letramento_liter_rio_na__escola___a_adapta__o_dos_cl_ssicos__na_forma__o_do_1.pdf0d30a8382734de1f676efe35797c3800MD51TEXTdisserta__o_luciana_aparecida_de_paula_silva___letramento_liter_rio_na__escola___a_adapta__o_dos_cl_ssicos__na_forma__o_do_1.pdf.txtdisserta__o_luciana_aparecida_de_paula_silva___letramento_liter_rio_na__escola___a_adapta__o_dos_cl_ssicos__na_forma__o_do_1.pdf.txtExtracted texttext/plain348870https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B4HQFU/2/disserta__o_luciana_aparecida_de_paula_silva___letramento_liter_rio_na__escola___a_adapta__o_dos_cl_ssicos__na_forma__o_do_1.pdf.txtd37b6ce2bc42168ff455b92e6cf9d60bMD521843/LETR-B4HQFU2019-11-14 12:35:41.661oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B4HQFURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:35:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento literário na escola: a adaptação dos clássicos na formação do leitor literário
title Letramento literário na escola: a adaptação dos clássicos na formação do leitor literário
spellingShingle Letramento literário na escola: a adaptação dos clássicos na formação do leitor literário
Luciana Aparecida de Paula Silva
Adaptação da Literatura
Formação do Leitor Literário
Letramento Literário
Literatura Estudo e ensino
Literatura Métodos de ensino
Letramento
title_short Letramento literário na escola: a adaptação dos clássicos na formação do leitor literário
title_full Letramento literário na escola: a adaptação dos clássicos na formação do leitor literário
title_fullStr Letramento literário na escola: a adaptação dos clássicos na formação do leitor literário
title_full_unstemmed Letramento literário na escola: a adaptação dos clássicos na formação do leitor literário
title_sort Letramento literário na escola: a adaptação dos clássicos na formação do leitor literário
author Luciana Aparecida de Paula Silva
author_facet Luciana Aparecida de Paula Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cristiano Silva de Barros
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Edson Santos de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elizabeth Guzzo de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Aparecida de Paula Silva
contributor_str_mv Cristiano Silva de Barros
Edson Santos de Oliveira
Elizabeth Guzzo de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação da Literatura
Formação do Leitor Literário
Letramento Literário
topic Adaptação da Literatura
Formação do Leitor Literário
Letramento Literário
Literatura Estudo e ensino
Literatura Métodos de ensino
Letramento
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Literatura Estudo e ensino
Literatura Métodos de ensino
Letramento
description A formação do leitor literário e o espaço da literatura na sala de aula, principalmente na escola pública, tem sido discutido a muitos anos e poucas mudanças de fato ocorreram no seu ensino. Diante do que preconiza Cosson (2010) sobre a essencialidade da literatura na formação do leitor e sobre o dever da escola de trabalhar adequadamente a leitura literária esta dissertação apresenta uma proposta de desenvolvimento do letramento literário do aluno. Realizada na E. E. Mauro Faccio Gonçalves em Sete Lagoas, a pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de alunos de duas turmas de nonos anos. O Objetivo da pesquisa foi investigar o papel e a eficácia da leitura de obras clássicas adaptadas como uma etapa no desenvolvimento da formação do leitor literário do Ensino Fundamental e na construção de seu letramento literário. Procurou-se responder à seguinte pergunta: em que medida um projeto de ensino com base em leituras de obras clássicas adaptadas para o público juvenil pode oferecer mais possibilidades para o avanço no letramento literário dos alunos e a consequente formação do leitor de literatura? Os dados foram gerados por questionários, gravação de aulas, diário reflexivo e portfólio com atividades produzidas pelos estudantes. A estratégia de mediação das atividades foi o Letramento Literário proposto por Cosson (2014). Comparou-se as leituras de trechos de originais de clássicos literários antes e depois da leitura das obras adaptadas, que atestaram que a mediação do professor junto à leitura da adaptação e as capacidades acionadas pelos alunos nas leituras das obras se configuram como um acesso para leituras mais densas, como a de um clássico, ao possibilitar um primeiro contato com a obra. Este trabalho é um convite para que professores de língua portuguesa voltem o olhar para o ensino da literatura, afinal ao aprender a ler literatura o aluno liberta-se de limitações físicas e se humaniza.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T11:15:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T11:15:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-B4HQFU
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-B4HQFU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B4HQFU/1/disserta__o_luciana_aparecida_de_paula_silva___letramento_liter_rio_na__escola___a_adapta__o_dos_cl_ssicos__na_forma__o_do_1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B4HQFU/2/disserta__o_luciana_aparecida_de_paula_silva___letramento_liter_rio_na__escola___a_adapta__o_dos_cl_ssicos__na_forma__o_do_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d30a8382734de1f676efe35797c3800
d37b6ce2bc42168ff455b92e6cf9d60b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676638247714816