A avaliação oral no ensino de filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4890 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma pequena analise acerca da avaliação oral no ensino de filosofia no ensino médio, com base nas perceptivas de ensino nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a disciplina de Filosofia, busca que os alunos tenha um domínio de clareza e exposição de suas ideias. Discute ainda parâmetro de avaliações em disciplinas que usam somente avaliações escritas fazendo um questionamento sobre como esses sistemas de avaliações que ocorrem propiciam os alunos a aprenderem e fazerem uma conexão dos conteúdos aprendidos com a realidade que os cerca. Concluiu-se que os alunos encontram muita dificuldade nas avaliações orais e acreditam que há disciplinas nas quais as avaliações devem ser somente escritas e não orais. No entanto, nas avaliações orais eles se sentem menos pressionados e participantes ativos do processo de conhecimento, pois ora que se está sendo avaliado também há aquisição do saber. Apesar das controvérsias, a avalição oral vem tomando o espaço das tradicionais avaliações escritas. Abrir espaço paa que os alunos manifestem suas opiniões, aberta e oralmente, contribui para a formação de cidadãos com senso crítico mais apurado. |
id |
UTFPR-8_f0907aaec61b249d3ac30f9158cfe04b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4980 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação oral no ensino de filosofia7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinoprovas; aprendizagem; senso criticoO presente artigo apresenta uma pequena analise acerca da avaliação oral no ensino de filosofia no ensino médio, com base nas perceptivas de ensino nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a disciplina de Filosofia, busca que os alunos tenha um domínio de clareza e exposição de suas ideias. Discute ainda parâmetro de avaliações em disciplinas que usam somente avaliações escritas fazendo um questionamento sobre como esses sistemas de avaliações que ocorrem propiciam os alunos a aprenderem e fazerem uma conexão dos conteúdos aprendidos com a realidade que os cerca. Concluiu-se que os alunos encontram muita dificuldade nas avaliações orais e acreditam que há disciplinas nas quais as avaliações devem ser somente escritas e não orais. No entanto, nas avaliações orais eles se sentem menos pressionados e participantes ativos do processo de conhecimento, pois ora que se está sendo avaliado também há aquisição do saber. Apesar das controvérsias, a avalição oral vem tomando o espaço das tradicionais avaliações escritas. Abrir espaço paa que os alunos manifestem suas opiniões, aberta e oralmente, contribui para a formação de cidadãos com senso crítico mais apurado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Krebs, Márcia Aparecida GottardiHlenka, Vanessa2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-489010.3895/recit.v8.n22.4980Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4890/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:44Zoai:periodicos.utfpr:article/4980Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:44Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação oral no ensino de filosofia |
title |
A avaliação oral no ensino de filosofia |
spellingShingle |
A avaliação oral no ensino de filosofia Krebs, Márcia Aparecida Gottardi 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino provas; aprendizagem; senso critico |
title_short |
A avaliação oral no ensino de filosofia |
title_full |
A avaliação oral no ensino de filosofia |
title_fullStr |
A avaliação oral no ensino de filosofia |
title_full_unstemmed |
A avaliação oral no ensino de filosofia |
title_sort |
A avaliação oral no ensino de filosofia |
author |
Krebs, Márcia Aparecida Gottardi |
author_facet |
Krebs, Márcia Aparecida Gottardi Hlenka, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Hlenka, Vanessa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krebs, Márcia Aparecida Gottardi Hlenka, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino provas; aprendizagem; senso critico |
topic |
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino provas; aprendizagem; senso critico |
description |
O presente artigo apresenta uma pequena analise acerca da avaliação oral no ensino de filosofia no ensino médio, com base nas perceptivas de ensino nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a disciplina de Filosofia, busca que os alunos tenha um domínio de clareza e exposição de suas ideias. Discute ainda parâmetro de avaliações em disciplinas que usam somente avaliações escritas fazendo um questionamento sobre como esses sistemas de avaliações que ocorrem propiciam os alunos a aprenderem e fazerem uma conexão dos conteúdos aprendidos com a realidade que os cerca. Concluiu-se que os alunos encontram muita dificuldade nas avaliações orais e acreditam que há disciplinas nas quais as avaliações devem ser somente escritas e não orais. No entanto, nas avaliações orais eles se sentem menos pressionados e participantes ativos do processo de conhecimento, pois ora que se está sendo avaliado também há aquisição do saber. Apesar das controvérsias, a avalição oral vem tomando o espaço das tradicionais avaliações escritas. Abrir espaço paa que os alunos manifestem suas opiniões, aberta e oralmente, contribui para a formação de cidadãos com senso crítico mais apurado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4890 10.3895/recit.v8.n22.4980 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4890 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n22.4980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4890/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252378857472 |