Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4813 |
Resumo: | O presente artigo é um trabalho de conclusão do Curso de Técnicas e Métodos de Ensino, o qual objetivou a analise da importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desenvolvimento do aluno no ambiente escolar com a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de artigos científicos, a respeito da afetividade no contexto da aprendizagem na relação pedagógica entre professor e aluno, levando em consideração a participação dos pais, apontando para o fato de que a afetividade influencia e pode determinar o sucesso de um aluno na escola e em outras áreas de sua vida futura. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi uma revisão sistemática, onde se buscou subsídios nos artigos científicos. Estes artigos foram publicados entre os anos de 2010 e 2015, a partir de critérios de seleção e exclusão e termos definidos a priori, tendo como escopo de análise um total de 06 artigos que tiveram seus textos analisados. Os dados coletados foram de participantes provenientes dos estados de São Paulo (3 artigos), Maranhão (1 artigo), Roraima (1 artigo) e Rio Grande do Sul (1 artigo). Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto. |
id |
UTFPR-8_a515f50a3499f2d160120c4b5a1ee10e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4813 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagemEducação Métodos e Técnicas de EnsinoAfetividade; Aprendizagem; Professor; Aluno; PaisO presente artigo é um trabalho de conclusão do Curso de Técnicas e Métodos de Ensino, o qual objetivou a analise da importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desenvolvimento do aluno no ambiente escolar com a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de artigos científicos, a respeito da afetividade no contexto da aprendizagem na relação pedagógica entre professor e aluno, levando em consideração a participação dos pais, apontando para o fato de que a afetividade influencia e pode determinar o sucesso de um aluno na escola e em outras áreas de sua vida futura. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi uma revisão sistemática, onde se buscou subsídios nos artigos científicos. Estes artigos foram publicados entre os anos de 2010 e 2015, a partir de critérios de seleção e exclusão e termos definidos a priori, tendo como escopo de análise um total de 06 artigos que tiveram seus textos analisados. Os dados coletados foram de participantes provenientes dos estados de São Paulo (3 artigos), Maranhão (1 artigo), Roraima (1 artigo) e Rio Grande do Sul (1 artigo). Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ikeda, Cristina de Fátima LeikoSimonetto, Kátia Cardoso Campos2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-481310.3895/recit.v8.n22.4813Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4813/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:43Zoai:periodicos.utfpr:article/4813Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:43Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
title |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
spellingShingle |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem Ikeda, Cristina de Fátima Leiko Educação Métodos e Técnicas de Ensino Afetividade; Aprendizagem; Professor; Aluno; Pais |
title_short |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
title_full |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
title_fullStr |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
title_sort |
Análise da produção científica da afetividade na aprendizagem |
author |
Ikeda, Cristina de Fátima Leiko |
author_facet |
Ikeda, Cristina de Fátima Leiko Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
author_role |
author |
author2 |
Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ikeda, Cristina de Fátima Leiko Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Métodos e Técnicas de Ensino Afetividade; Aprendizagem; Professor; Aluno; Pais |
topic |
Educação Métodos e Técnicas de Ensino Afetividade; Aprendizagem; Professor; Aluno; Pais |
description |
O presente artigo é um trabalho de conclusão do Curso de Técnicas e Métodos de Ensino, o qual objetivou a analise da importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desenvolvimento do aluno no ambiente escolar com a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de artigos científicos, a respeito da afetividade no contexto da aprendizagem na relação pedagógica entre professor e aluno, levando em consideração a participação dos pais, apontando para o fato de que a afetividade influencia e pode determinar o sucesso de um aluno na escola e em outras áreas de sua vida futura. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi uma revisão sistemática, onde se buscou subsídios nos artigos científicos. Estes artigos foram publicados entre os anos de 2010 e 2015, a partir de critérios de seleção e exclusão e termos definidos a priori, tendo como escopo de análise um total de 06 artigos que tiveram seus textos analisados. Os dados coletados foram de participantes provenientes dos estados de São Paulo (3 artigos), Maranhão (1 artigo), Roraima (1 artigo) e Rio Grande do Sul (1 artigo). Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4813 10.3895/recit.v8.n22.4813 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4813 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n22.4813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4813/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252899999744 |