A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camila Nunes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4714
Resumo: A relação entre mídia e educação é muito vantajosa na contribuição da aprendizagem, pois, abrange desde dimensões estéticas e cognitivas quanto psicológicas e até sociais. De modo especial, a mídia fílmica colabora inter-relacionando essas dimensões. Dessa forma, este trabalho abordou o conteúdo filme como um instrumento facilitador por meio de uma aprendizagem significativa. Com a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, 31 alunos responderam um questionário contendo 9 questões envolvendo filme. O trabalho teve por objetivo analisar até que ponto esse tipo de recurso didático pode contribuir para uma aula dinâmica e não simplesmente expositiva. Estima-se que seu uso nas escolas, entretanto, requer do docente certo conheci­mento das especificidades da linguagem cinematográfica, das abordagens das relações entre Cinema e História. Assim, o filme deve ser perce­bido como um documento que exige método recorte seleção de temas e adequado às situações plurais de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Contudo, buscou-se revelar de forma analítica, a importância da mídia fílmica para a educação escolar possibilitando o aprendizado, e a abertura para um leque de novos conhecimentos.
id UTFPR-8_b0af8033acb1a132b3839f527835eed9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4714
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionaisEducação. Métodos e Técnicas de EnsinoMídias; filme; aluno; aprendizagemA relação entre mídia e educação é muito vantajosa na contribuição da aprendizagem, pois, abrange desde dimensões estéticas e cognitivas quanto psicológicas e até sociais. De modo especial, a mídia fílmica colabora inter-relacionando essas dimensões. Dessa forma, este trabalho abordou o conteúdo filme como um instrumento facilitador por meio de uma aprendizagem significativa. Com a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, 31 alunos responderam um questionário contendo 9 questões envolvendo filme. O trabalho teve por objetivo analisar até que ponto esse tipo de recurso didático pode contribuir para uma aula dinâmica e não simplesmente expositiva. Estima-se que seu uso nas escolas, entretanto, requer do docente certo conheci­mento das especificidades da linguagem cinematográfica, das abordagens das relações entre Cinema e História. Assim, o filme deve ser perce­bido como um documento que exige método recorte seleção de temas e adequado às situações plurais de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Contudo, buscou-se revelar de forma analítica, a importância da mídia fílmica para a educação escolar possibilitando o aprendizado, e a abertura para um leque de novos conhecimentos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)UAB / CAPESOliveira, Camila Nunes deNicodem, Maria Fatima Menegazzo2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/471410.3895/recit.v8.n17.4714Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4714/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:02Zoai:periodicos.utfpr:article/4714Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:02Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais
title A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais
spellingShingle A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais
Oliveira, Camila Nunes de
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Mídias; filme; aluno; aprendizagem
title_short A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais
title_full A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais
title_fullStr A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais
title_full_unstemmed A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais
title_sort A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais
author Oliveira, Camila Nunes de
author_facet Oliveira, Camila Nunes de
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
author_role author
author2 Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UAB / CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Camila Nunes de
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Mídias; filme; aluno; aprendizagem
topic Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Mídias; filme; aluno; aprendizagem
description A relação entre mídia e educação é muito vantajosa na contribuição da aprendizagem, pois, abrange desde dimensões estéticas e cognitivas quanto psicológicas e até sociais. De modo especial, a mídia fílmica colabora inter-relacionando essas dimensões. Dessa forma, este trabalho abordou o conteúdo filme como um instrumento facilitador por meio de uma aprendizagem significativa. Com a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, 31 alunos responderam um questionário contendo 9 questões envolvendo filme. O trabalho teve por objetivo analisar até que ponto esse tipo de recurso didático pode contribuir para uma aula dinâmica e não simplesmente expositiva. Estima-se que seu uso nas escolas, entretanto, requer do docente certo conheci­mento das especificidades da linguagem cinematográfica, das abordagens das relações entre Cinema e História. Assim, o filme deve ser perce­bido como um documento que exige método recorte seleção de temas e adequado às situações plurais de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Contudo, buscou-se revelar de forma analítica, a importância da mídia fílmica para a educação escolar possibilitando o aprendizado, e a abertura para um leque de novos conhecimentos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4714
10.3895/recit.v8.n17.4714
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4714
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n17.4714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4714/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n17
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253352984576