A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4714 |
Resumo: | A relação entre mídia e educação é muito vantajosa na contribuição da aprendizagem, pois, abrange desde dimensões estéticas e cognitivas quanto psicológicas e até sociais. De modo especial, a mídia fílmica colabora inter-relacionando essas dimensões. Dessa forma, este trabalho abordou o conteúdo filme como um instrumento facilitador por meio de uma aprendizagem significativa. Com a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, 31 alunos responderam um questionário contendo 9 questões envolvendo filme. O trabalho teve por objetivo analisar até que ponto esse tipo de recurso didático pode contribuir para uma aula dinâmica e não simplesmente expositiva. Estima-se que seu uso nas escolas, entretanto, requer do docente certo conhecimento das especificidades da linguagem cinematográfica, das abordagens das relações entre Cinema e História. Assim, o filme deve ser percebido como um documento que exige método recorte seleção de temas e adequado às situações plurais de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Contudo, buscou-se revelar de forma analítica, a importância da mídia fílmica para a educação escolar possibilitando o aprendizado, e a abertura para um leque de novos conhecimentos. |
id |
UTFPR-8_b0af8033acb1a132b3839f527835eed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4714 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionaisEducação. Métodos e Técnicas de EnsinoMídias; filme; aluno; aprendizagemA relação entre mídia e educação é muito vantajosa na contribuição da aprendizagem, pois, abrange desde dimensões estéticas e cognitivas quanto psicológicas e até sociais. De modo especial, a mídia fílmica colabora inter-relacionando essas dimensões. Dessa forma, este trabalho abordou o conteúdo filme como um instrumento facilitador por meio de uma aprendizagem significativa. Com a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, 31 alunos responderam um questionário contendo 9 questões envolvendo filme. O trabalho teve por objetivo analisar até que ponto esse tipo de recurso didático pode contribuir para uma aula dinâmica e não simplesmente expositiva. Estima-se que seu uso nas escolas, entretanto, requer do docente certo conhecimento das especificidades da linguagem cinematográfica, das abordagens das relações entre Cinema e História. Assim, o filme deve ser percebido como um documento que exige método recorte seleção de temas e adequado às situações plurais de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Contudo, buscou-se revelar de forma analítica, a importância da mídia fílmica para a educação escolar possibilitando o aprendizado, e a abertura para um leque de novos conhecimentos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)UAB / CAPESOliveira, Camila Nunes deNicodem, Maria Fatima Menegazzo2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/471410.3895/recit.v8.n17.4714Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4714/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:02Zoai:periodicos.utfpr:article/4714Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:02Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais |
title |
A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais |
spellingShingle |
A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais Oliveira, Camila Nunes de Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Mídias; filme; aluno; aprendizagem |
title_short |
A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais |
title_full |
A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais |
title_fullStr |
A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais |
title_full_unstemmed |
A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais |
title_sort |
A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais |
author |
Oliveira, Camila Nunes de |
author_facet |
Oliveira, Camila Nunes de Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
author_role |
author |
author2 |
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UAB / CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Camila Nunes de Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Mídias; filme; aluno; aprendizagem |
topic |
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Mídias; filme; aluno; aprendizagem |
description |
A relação entre mídia e educação é muito vantajosa na contribuição da aprendizagem, pois, abrange desde dimensões estéticas e cognitivas quanto psicológicas e até sociais. De modo especial, a mídia fílmica colabora inter-relacionando essas dimensões. Dessa forma, este trabalho abordou o conteúdo filme como um instrumento facilitador por meio de uma aprendizagem significativa. Com a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, 31 alunos responderam um questionário contendo 9 questões envolvendo filme. O trabalho teve por objetivo analisar até que ponto esse tipo de recurso didático pode contribuir para uma aula dinâmica e não simplesmente expositiva. Estima-se que seu uso nas escolas, entretanto, requer do docente certo conhecimento das especificidades da linguagem cinematográfica, das abordagens das relações entre Cinema e História. Assim, o filme deve ser percebido como um documento que exige método recorte seleção de temas e adequado às situações plurais de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Contudo, buscou-se revelar de forma analítica, a importância da mídia fílmica para a educação escolar possibilitando o aprendizado, e a abertura para um leque de novos conhecimentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4714 10.3895/recit.v8.n17.4714 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4714 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n17.4714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4714/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253352984576 |