Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerling, Gisele Terci Parecido
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sandmann, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5048
Resumo: Ao longo dos anos pesquisadores na área de história passaram a analisar reflexivamente suas evidências no contexto da educação formal, e passou-se, desta maneira, a abordar-se e a se preocupar não só com a avaliação e com o conhecimento da vida de poucos homens ou com as ações isoladas ou vontades individuais de poderosos, mas também com a dimensão das ações coletivas, das lutas por mudanças, dos valores e perspectivas de grupos sociais, dos costumes que permaneceram ou que se modificaram, noções e percepções que ultrapassam os mecanismos políticos e econômicos. É importante que o professor planeje suas aulas de forma a integrar os conhecimentos que o aluno traz de sua vivência e suas experiências e desafios que contribuam para aprofundar sua percepção e leitura do mundo. É preciso articular a experiência dos alunos com o mundo em que se ensina História. Por isso é importante aproveitar as aulas de História para incorporar novos referenciais teóricos à elaboração de materiais didáticos ou à prática pedagógica, utilizando as novas tecnologias para propiciar novas concepções de ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter bibliográfico, onde foi procurado por textos, artigos, dissertações, livros, revistas de história, onde farei uma coleta de informações a cerca do tema. O texto está embasado nas ideias de SILVA; FONSECA (2007), KARNAL (2009), SCHIMIDT; CAINELLI (2010), entre outros.
id UTFPR-8_bd79fbd1f8774ce2ac99e7f36da4eb5c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5048
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicasHistória; EducaçãoEnsino; sala de aula; metodologiasAo longo dos anos pesquisadores na área de história passaram a analisar reflexivamente suas evidências no contexto da educação formal, e passou-se, desta maneira, a abordar-se e a se preocupar não só com a avaliação e com o conhecimento da vida de poucos homens ou com as ações isoladas ou vontades individuais de poderosos, mas também com a dimensão das ações coletivas, das lutas por mudanças, dos valores e perspectivas de grupos sociais, dos costumes que permaneceram ou que se modificaram, noções e percepções que ultrapassam os mecanismos políticos e econômicos. É importante que o professor planeje suas aulas de forma a integrar os conhecimentos que o aluno traz de sua vivência e suas experiências e desafios que contribuam para aprofundar sua percepção e leitura do mundo. É preciso articular a experiência dos alunos com o mundo em que se ensina História. Por isso é importante aproveitar as aulas de História para incorporar novos referenciais teóricos à elaboração de materiais didáticos ou à prática pedagógica, utilizando as novas tecnologias para propiciar novas concepções de ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter bibliográfico, onde foi procurado por textos, artigos, dissertações, livros, revistas de história, onde farei uma coleta de informações a cerca do tema. O texto está embasado nas ideias de SILVA; FONSECA (2007), KARNAL (2009), SCHIMIDT; CAINELLI (2010), entre outros.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gerling, Gisele Terci ParecidoSandmann, André2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-504810.3895/recit.v8i19.5048Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8i19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5048/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-15T15:42:21Zoai:periodicos.utfpr:article/5048Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2019-08-15T15:42:21Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas
title Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas
spellingShingle Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas
Gerling, Gisele Terci Parecido
História; Educação
Ensino; sala de aula; metodologias
title_short Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas
title_full Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas
title_fullStr Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas
title_full_unstemmed Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas
title_sort Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas
author Gerling, Gisele Terci Parecido
author_facet Gerling, Gisele Terci Parecido
Sandmann, André
author_role author
author2 Sandmann, André
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerling, Gisele Terci Parecido
Sandmann, André
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação
Ensino; sala de aula; metodologias
topic História; Educação
Ensino; sala de aula; metodologias
description Ao longo dos anos pesquisadores na área de história passaram a analisar reflexivamente suas evidências no contexto da educação formal, e passou-se, desta maneira, a abordar-se e a se preocupar não só com a avaliação e com o conhecimento da vida de poucos homens ou com as ações isoladas ou vontades individuais de poderosos, mas também com a dimensão das ações coletivas, das lutas por mudanças, dos valores e perspectivas de grupos sociais, dos costumes que permaneceram ou que se modificaram, noções e percepções que ultrapassam os mecanismos políticos e econômicos. É importante que o professor planeje suas aulas de forma a integrar os conhecimentos que o aluno traz de sua vivência e suas experiências e desafios que contribuam para aprofundar sua percepção e leitura do mundo. É preciso articular a experiência dos alunos com o mundo em que se ensina História. Por isso é importante aproveitar as aulas de História para incorporar novos referenciais teóricos à elaboração de materiais didáticos ou à prática pedagógica, utilizando as novas tecnologias para propiciar novas concepções de ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter bibliográfico, onde foi procurado por textos, artigos, dissertações, livros, revistas de história, onde farei uma coleta de informações a cerca do tema. O texto está embasado nas ideias de SILVA; FONSECA (2007), KARNAL (2009), SCHIMIDT; CAINELLI (2010), entre outros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5048
10.3895/recit.v8i19.5048
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5048
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8i19.5048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5048/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8i19
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1787713848599379968