Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5048 |
Resumo: | Ao longo dos anos pesquisadores na área de história passaram a analisar reflexivamente suas evidências no contexto da educação formal, e passou-se, desta maneira, a abordar-se e a se preocupar não só com a avaliação e com o conhecimento da vida de poucos homens ou com as ações isoladas ou vontades individuais de poderosos, mas também com a dimensão das ações coletivas, das lutas por mudanças, dos valores e perspectivas de grupos sociais, dos costumes que permaneceram ou que se modificaram, noções e percepções que ultrapassam os mecanismos políticos e econômicos. É importante que o professor planeje suas aulas de forma a integrar os conhecimentos que o aluno traz de sua vivência e suas experiências e desafios que contribuam para aprofundar sua percepção e leitura do mundo. É preciso articular a experiência dos alunos com o mundo em que se ensina História. Por isso é importante aproveitar as aulas de História para incorporar novos referenciais teóricos à elaboração de materiais didáticos ou à prática pedagógica, utilizando as novas tecnologias para propiciar novas concepções de ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter bibliográfico, onde foi procurado por textos, artigos, dissertações, livros, revistas de história, onde farei uma coleta de informações a cerca do tema. O texto está embasado nas ideias de SILVA; FONSECA (2007), KARNAL (2009), SCHIMIDT; CAINELLI (2010), entre outros. |
id |
UTFPR-8_bd79fbd1f8774ce2ac99e7f36da4eb5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5048 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicasHistória; EducaçãoEnsino; sala de aula; metodologiasAo longo dos anos pesquisadores na área de história passaram a analisar reflexivamente suas evidências no contexto da educação formal, e passou-se, desta maneira, a abordar-se e a se preocupar não só com a avaliação e com o conhecimento da vida de poucos homens ou com as ações isoladas ou vontades individuais de poderosos, mas também com a dimensão das ações coletivas, das lutas por mudanças, dos valores e perspectivas de grupos sociais, dos costumes que permaneceram ou que se modificaram, noções e percepções que ultrapassam os mecanismos políticos e econômicos. É importante que o professor planeje suas aulas de forma a integrar os conhecimentos que o aluno traz de sua vivência e suas experiências e desafios que contribuam para aprofundar sua percepção e leitura do mundo. É preciso articular a experiência dos alunos com o mundo em que se ensina História. Por isso é importante aproveitar as aulas de História para incorporar novos referenciais teóricos à elaboração de materiais didáticos ou à prática pedagógica, utilizando as novas tecnologias para propiciar novas concepções de ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter bibliográfico, onde foi procurado por textos, artigos, dissertações, livros, revistas de história, onde farei uma coleta de informações a cerca do tema. O texto está embasado nas ideias de SILVA; FONSECA (2007), KARNAL (2009), SCHIMIDT; CAINELLI (2010), entre outros.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gerling, Gisele Terci ParecidoSandmann, André2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-504810.3895/recit.v8.n19.5048Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5048/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:54Zoai:periodicos.utfpr:article/5048Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:54Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas |
title |
Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas |
spellingShingle |
Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas Gerling, Gisele Terci Parecido História; Educação Ensino; sala de aula; metodologias |
title_short |
Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas |
title_full |
Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas |
title_fullStr |
Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas |
title_full_unstemmed |
Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas |
title_sort |
Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas |
author |
Gerling, Gisele Terci Parecido |
author_facet |
Gerling, Gisele Terci Parecido Sandmann, André |
author_role |
author |
author2 |
Sandmann, André |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerling, Gisele Terci Parecido Sandmann, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação Ensino; sala de aula; metodologias |
topic |
História; Educação Ensino; sala de aula; metodologias |
description |
Ao longo dos anos pesquisadores na área de história passaram a analisar reflexivamente suas evidências no contexto da educação formal, e passou-se, desta maneira, a abordar-se e a se preocupar não só com a avaliação e com o conhecimento da vida de poucos homens ou com as ações isoladas ou vontades individuais de poderosos, mas também com a dimensão das ações coletivas, das lutas por mudanças, dos valores e perspectivas de grupos sociais, dos costumes que permaneceram ou que se modificaram, noções e percepções que ultrapassam os mecanismos políticos e econômicos. É importante que o professor planeje suas aulas de forma a integrar os conhecimentos que o aluno traz de sua vivência e suas experiências e desafios que contribuam para aprofundar sua percepção e leitura do mundo. É preciso articular a experiência dos alunos com o mundo em que se ensina História. Por isso é importante aproveitar as aulas de História para incorporar novos referenciais teóricos à elaboração de materiais didáticos ou à prática pedagógica, utilizando as novas tecnologias para propiciar novas concepções de ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter bibliográfico, onde foi procurado por textos, artigos, dissertações, livros, revistas de história, onde farei uma coleta de informações a cerca do tema. O texto está embasado nas ideias de SILVA; FONSECA (2007), KARNAL (2009), SCHIMIDT; CAINELLI (2010), entre outros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5048 10.3895/recit.v8.n19.5048 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5048 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n19.5048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5048/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253349838848 |