Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Althaus, Matheus Gabriel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3516
Resumo: O termo metaverso recebeu destaque na mídia e no mundo quando Mark Zuckerberg disse que sua empresa estava migrando para o metaverso. Dúvidas surgiram sobre o que seria esse novo meio e de que forma ele afetaria os diferentes mercados, inclusive o da publicidade. Parte da solução para estas dúvidas é encontrada nos protometaversos, protótipos que almejam, um dia, se tornarem um metaverso de fato. Neste contexto, surge o problema da pesquisa: de que forma os protometaversos podem ser utilizados por marcas para a realização de ações de branding, utilizando como base as estratégias adotadas pela Samsung no universo do Fortnite. O objetivo geral é realizar o levantamento e a análise das estratégias de branding da Samsung no protometaverso do Fortnite. Assim, foram abordados os conceitos de marca, branding, brand equity, bem como fundamentados os programas que modificam o brand equity. Ainda, de modo a entender o funcionamento do referido espaço escolhido para a realização destas ações, foram abordados os conceitos de metaverso e o próprio protometaverso do Fortnite. Por fim, foram utilizados os procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, de internet e estudo de caso. A análise demonstrou ser possível identificar elementos dos programas de buzz marketing e marketing de experiência nas estratégias adotadas pela marca. Programas capazes de fortalecer a imagem de marca e gerar maior valor para a Samsung e seus produtos, servindo de modelo para outras empresas realizarem ações semelhantes neste novo meio.
id UVAT_0b16fc1898882cbea011268a916b9c2d
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/3516
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Amaral Filho, Lúcio Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/4347713946164397Meurer, Flávio RobertoStaudt, Marcus ViníciusAlthaus, Matheus Gabriel2023-05-26T19:01:49Z2023-05-26T19:01:49Z2022-122022-12-13O termo metaverso recebeu destaque na mídia e no mundo quando Mark Zuckerberg disse que sua empresa estava migrando para o metaverso. Dúvidas surgiram sobre o que seria esse novo meio e de que forma ele afetaria os diferentes mercados, inclusive o da publicidade. Parte da solução para estas dúvidas é encontrada nos protometaversos, protótipos que almejam, um dia, se tornarem um metaverso de fato. Neste contexto, surge o problema da pesquisa: de que forma os protometaversos podem ser utilizados por marcas para a realização de ações de branding, utilizando como base as estratégias adotadas pela Samsung no universo do Fortnite. O objetivo geral é realizar o levantamento e a análise das estratégias de branding da Samsung no protometaverso do Fortnite. Assim, foram abordados os conceitos de marca, branding, brand equity, bem como fundamentados os programas que modificam o brand equity. Ainda, de modo a entender o funcionamento do referido espaço escolhido para a realização destas ações, foram abordados os conceitos de metaverso e o próprio protometaverso do Fortnite. Por fim, foram utilizados os procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, de internet e estudo de caso. A análise demonstrou ser possível identificar elementos dos programas de buzz marketing e marketing de experiência nas estratégias adotadas pela marca. Programas capazes de fortalecer a imagem de marca e gerar maior valor para a Samsung e seus produtos, servindo de modelo para outras empresas realizarem ações semelhantes neste novo meio.The term metaverse received prominence in the media and in the world when Mark Zuckerberg said that his company was migrating to the metaverse. Questions arose about what this new environment is and how it affects different markets, including advertising. Part of the solution to these questions is found in proto-metaverses, prototypes that aim to become a metaverse in fact someday. In this context, the research problem arises: how proto- metaverses can be used by brands to carry out branding actions, using as a basis the strategies adopted by Samsung in the universe of Fortnite. The overall goal is to conduct a survey and analyze Samsung's branding strategies in the Fortnite proto-metaverse. Therefore, the concepts of brand, branding, and brand equity were discussed, as well as the programs that modify brand equity. Furthermore, to understand the functioning of the aforementioned space chosen to carry out these actions, the concepts of the metaverse and the proto-metaverse of Fortnite were discussed. Finally, the methodological procedures of bibliographic research, the internet, and case study were used. The analysis showed that it is possible to identify elements of buzz marketing and experience marketing programs in the strategies adopted by the brand. Programs capable of strengthening the brand image and generating greater value for Samsung and its products, serving as a model for other companies to carry out similar actions in this new environment.http://hdl.handle.net/10737/3516Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAProtometaversoBrand equityFortniteSamsungProto-metaverseProtometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsunginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2022MatheusGabrielAlthaus.pdf2022MatheusGabrielAlthaus.pdfapplication/pdf1276935https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f46fe1ce-a2b2-4972-a89d-0d39c29410f7/downloadb03830c24f79d8bbff72012ff691f9f4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8804https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1e4df9fa-754a-4139-acd1-8a938fca8aab/downloadc1efe8e24d7281448e873be30ea326ffMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4534https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5c56da6e-68c4-4109-b2ee-12dc193fe371/download335bd523a92f4a31b001b3d8c10df42dMD53TEXT2022MatheusGabrielAlthaus.pdf.txt2022MatheusGabrielAlthaus.pdf.txtExtracted texttext/plain84642https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9fc3a5c5-e16a-444f-81fa-03917582ac2b/downloaddb1a0b3d04d4463cec274d77d8701579MD58THUMBNAIL2022MatheusGabrielAlthaus.pdf.jpg2022MatheusGabrielAlthaus.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4100https://www.univates.br/bdu/bitstreams/53b26aea-410b-4bee-bef5-ed4e0c4e4982/downloadb5524e418e15625fe0d8a79d66000facMD5910737/35162023-06-23 16:53:23.949http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/3516https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-23T16:53:23Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.none.fl_str_mv Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung
title Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung
spellingShingle Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung
Althaus, Matheus Gabriel
CSA
Protometaverso
Brand equity
Fortnite
Samsung
Proto-metaverse
title_short Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung
title_full Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung
title_fullStr Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung
title_full_unstemmed Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung
title_sort Protometaverso do Fortnite como espaço para realização das estratégias de branding da Samsung
author Althaus, Matheus Gabriel
author_facet Althaus, Matheus Gabriel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral Filho, Lúcio Siqueira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4347713946164397
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Meurer, Flávio Roberto
Staudt, Marcus Vinícius
dc.contributor.author.fl_str_mv Althaus, Matheus Gabriel
contributor_str_mv Amaral Filho, Lúcio Siqueira
Meurer, Flávio Roberto
Staudt, Marcus Vinícius
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Protometaverso
Brand equity
Fortnite
Samsung
Proto-metaverse
dc.subject.por.fl_str_mv Protometaverso
Brand equity
Fortnite
Samsung
Proto-metaverse
description O termo metaverso recebeu destaque na mídia e no mundo quando Mark Zuckerberg disse que sua empresa estava migrando para o metaverso. Dúvidas surgiram sobre o que seria esse novo meio e de que forma ele afetaria os diferentes mercados, inclusive o da publicidade. Parte da solução para estas dúvidas é encontrada nos protometaversos, protótipos que almejam, um dia, se tornarem um metaverso de fato. Neste contexto, surge o problema da pesquisa: de que forma os protometaversos podem ser utilizados por marcas para a realização de ações de branding, utilizando como base as estratégias adotadas pela Samsung no universo do Fortnite. O objetivo geral é realizar o levantamento e a análise das estratégias de branding da Samsung no protometaverso do Fortnite. Assim, foram abordados os conceitos de marca, branding, brand equity, bem como fundamentados os programas que modificam o brand equity. Ainda, de modo a entender o funcionamento do referido espaço escolhido para a realização destas ações, foram abordados os conceitos de metaverso e o próprio protometaverso do Fortnite. Por fim, foram utilizados os procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, de internet e estudo de caso. A análise demonstrou ser possível identificar elementos dos programas de buzz marketing e marketing de experiência nas estratégias adotadas pela marca. Programas capazes de fortalecer a imagem de marca e gerar maior valor para a Samsung e seus produtos, servindo de modelo para outras empresas realizarem ações semelhantes neste novo meio.
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-26T19:01:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-26T19:01:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/3516
url http://hdl.handle.net/10737/3516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f46fe1ce-a2b2-4972-a89d-0d39c29410f7/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1e4df9fa-754a-4139-acd1-8a938fca8aab/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5c56da6e-68c4-4109-b2ee-12dc193fe371/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9fc3a5c5-e16a-444f-81fa-03917582ac2b/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/53b26aea-410b-4bee-bef5-ed4e0c4e4982/download
bitstream.checksum.fl_str_mv b03830c24f79d8bbff72012ff691f9f4
c1efe8e24d7281448e873be30ea326ff
335bd523a92f4a31b001b3d8c10df42d
db1a0b3d04d4463cec274d77d8701579
b5524e418e15625fe0d8a79d66000fac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842349068779520