Mentoring no desenvolvimento profissional de professores em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/3411 |
Resumo: | Esta dissertação refere-se ao Mentoring no desenvolvimento profissional de professores em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias. A pesquisa foi norteada pelo seguinte problema: de que modo a estratégia de mentoring pode influenciar no desenvolvimento profissional de professores de Matemática em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias? A investigação foi realizada com duas professoras de matemática da Educação Básica, da Rede Pública, a partir de encontros semanais que se estenderam por um período. O objetivo geral deste trabalho foi identificar como a estratégia de mentoring pode influenciar o desenvolvimento profissional de professores de Matemática em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa, visando compreender o significado que as participantes atribuem ao objeto de análise. Como instrumento de coleta de dados, além das gravações, foram utilizadas anotações em um diário de campo e materiais produzidos a partir de cada intervenção ao longo dos planejamentos, que permitiram analisar o desenvolvimento profissional das professoras. Ao término deste estudo, percebeu-se que as dificuldades de integração das tecnologias no planejamento das atividades pedagógicas estão além dos problemas estruturais de uma escola. A partir dos relatos das docentes, na instituição em que elas lecionam é disponibilizado netbooks para os alunos e professores, mas sabe-se que isso não é o suficiente para se fazer um bom uso de ferramentas tecnológicas no ensino. O saber docente, enquanto tecnologia, é muito importante neste momento, porque exige, do professor, uma formação ou acompanhamento para tal. Contudo, de acordo com as professoras, elas não trabalhavam com tecnologias em sala de aula porque nunca tiveram alguma formação ou mentoria, que as permitissem fazer uso de algum recurso tecnológico em sala de aula. A partir dos encontros, as docentes foram desenvolvendo, com um auxílio inicial, as atividades que julgavam pertinentes trabalhar com os alunos e começaram a perceber a importância dos recursos tecnológicos no ensino da matemática, se as atividades forem planejadas com objetivos claros a serem atingidos. Quando segue o viés investigativo, é uma construção do conhecimento, mas quando ensinada por transmissão, de forma repetitiva, assume um papel de memorização. Com o período de mentoria, a partir de diferentes vivências associadas aos planos de aula desenvolvidos, criou-se um vínculo entre mentor e mentorandas, o que resultou na confiança delas com o processo. Com isso, baseado nos relatos das profissionais, no acompanhamento durante o processo de mentoria, nas gravações e nos materiais produzidos, permite-se concluir que elas se sentiram cada vez mais confortáveis com as tecnologias digitais. No decorrer da vivência com o mentoring, foi possível perceber a importância para as professoras receberem apoio para empreender mudanças, principalmente na estruturação do planejamento. Com base no estudo realizado, foi possível compreender que o mentoring é uma estratégia eficaz para a integração das ferramentas tecnológicas no planejamento das aulas de matemática, uma vez que as professoras que participaram da pesquisa não tinham familiaridade com as tecnologias, inicialmente estavam receosas com o novo e, ao longo do processo, sentiram-se capazes de produzir sozinhas. |
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O objetivo geral deste trabalho foi identificar como a estratégia de mentoring pode influenciar o desenvolvimento profissional de professores de Matemática em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa, visando compreender o significado que as participantes atribuem ao objeto de análise. Como instrumento de coleta de dados, além das gravações, foram utilizadas anotações em um diário de campo e materiais produzidos a partir de cada intervenção ao longo dos planejamentos, que permitiram analisar o desenvolvimento profissional das professoras. Ao término deste estudo, percebeu-se que as dificuldades de integração das tecnologias no planejamento das atividades pedagógicas estão além dos problemas estruturais de uma escola. A partir dos relatos das docentes, na instituição em que elas lecionam é disponibilizado netbooks para os alunos e professores, mas sabe-se que isso não é o suficiente para se fazer um bom uso de ferramentas tecnológicas no ensino. O saber docente, enquanto tecnologia, é muito importante neste momento, porque exige, do professor, uma formação ou acompanhamento para tal. Contudo, de acordo com as professoras, elas não trabalhavam com tecnologias em sala de aula porque nunca tiveram alguma formação ou mentoria, que as permitissem fazer uso de algum recurso tecnológico em sala de aula. A partir dos encontros, as docentes foram desenvolvendo, com um auxílio inicial, as atividades que julgavam pertinentes trabalhar com os alunos e começaram a perceber a importância dos recursos tecnológicos no ensino da matemática, se as atividades forem planejadas com objetivos claros a serem atingidos. Quando segue o viés investigativo, é uma construção do conhecimento, mas quando ensinada por transmissão, de forma repetitiva, assume um papel de memorização. Com o período de mentoria, a partir de diferentes vivências associadas aos planos de aula desenvolvidos, criou-se um vínculo entre mentor e mentorandas, o que resultou na confiança delas com o processo. Com isso, baseado nos relatos das profissionais, no acompanhamento durante o processo de mentoria, nas gravações e nos materiais produzidos, permite-se concluir que elas se sentiram cada vez mais confortáveis com as tecnologias digitais. No decorrer da vivência com o mentoring, foi possível perceber a importância para as professoras receberem apoio para empreender mudanças, principalmente na estruturação do planejamento. Com base no estudo realizado, foi possível compreender que o mentoring é uma estratégia eficaz para a integração das ferramentas tecnológicas no planejamento das aulas de matemática, uma vez que as professoras que participaram da pesquisa não tinham familiaridade com as tecnologias, inicialmente estavam receosas com o novo e, ao longo do processo, sentiram-se capazes de produzir sozinhas.This dissertation refers to Mentoring in the professional development of teachers in relation to the planning of their classes with the integration of technologies. The research was guided by the following problem: how can the mentoring strategy influence the professional development of mathematics teachers in relation to the planning of their classes with the integration of technologies? The investigation was carried out with two mathematics teachers from Basic Education, from the Public Network, based on weekly meetings that spanned a period. The general objective of this work was to identify how the mentoring strategy can influence the professional development of Mathematics teachers in relation to the planning of their classes with the integration of technologies. As for the approach to the problem, the research is qualitative, aiming to understand the meaning that the participants attribute to the object of analysis. As a data collection instrument, in addition to the recordings, notes were used in a field diary and materials produced from each intervention throughout the planning, which allowed the analysis of the teachers' professional development. At the end of this study, it was noticed that the difficulties of integrating technologies in the planning of pedagogical activities are beyond the structural problems of a school. From the teachers' reports, netbooks are made available to students and teachers at the institution where they teach, but it is known that this is not enough to make good use of technological tools in teaching. Teaching knowledge, as a technology, is very important at this moment, because it requires, from the teacher, training or accompaniment to do so. However, according to the teachers, they did not work with technologies in the classroom because they never had any training or mentoring, which would allow them to make use of some technological resource in the classroom. From the meetings, the teachers developed, with an initial assistance, the activities that they considered relevant to work with the students and began to realize the importance of technological resources in the teaching of mathematics, if the activities are planned with clear objectives to be achieved. When it follows the investigative bias, it is a construction of knowledge, but when taught by transmission, in a repetitive way, it assumes a role of memorization. With the mentoring period, from different experiences associated with the lesson plans developed, a link was created between mentor and mentors, which resulted in their confidence in the process. With this, based on the reports of the professionals, the monitoring during the mentoring process, the recordings and the materials produced, it is possible to conclude that they felt more and more comfortable with digital technologies. During the experience with mentoring, it was possible to perceive the importance for teachers to receive support to undertake changes, mainly in the structuring of planning. Based on the study carried out, it was possible to understand that mentoring is an effective strategy for the integration of technological tools in planning of mathematics classes, since the teachers who participated in the research were not familiar with the technologies, initially they were afraid of the new and, throughout the process, they felt capable of producing alone.-1FLÔRES, Samuel da Rosa. Mentoring no desenvolvimento profissional de professores em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 maio 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3411. http://hdl.handle.net/10737/3411http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCETMentoringDesenvolvimento profissionalPlanejamentoTecnologias digitaisProfessional developmentPlanningDigital technologiesMentoring no desenvolvimento profissional de professores em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPPGECE;Ensino de Ciências Exatasporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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CET Mentoring Desenvolvimento profissional Planejamento Tecnologias digitais Professional development Planning Digital technologies |
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Mentoring Desenvolvimento profissional Planejamento Tecnologias digitais Professional development Planning Digital technologies |
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Esta dissertação refere-se ao Mentoring no desenvolvimento profissional de professores em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias. A pesquisa foi norteada pelo seguinte problema: de que modo a estratégia de mentoring pode influenciar no desenvolvimento profissional de professores de Matemática em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias? A investigação foi realizada com duas professoras de matemática da Educação Básica, da Rede Pública, a partir de encontros semanais que se estenderam por um período. O objetivo geral deste trabalho foi identificar como a estratégia de mentoring pode influenciar o desenvolvimento profissional de professores de Matemática em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa, visando compreender o significado que as participantes atribuem ao objeto de análise. Como instrumento de coleta de dados, além das gravações, foram utilizadas anotações em um diário de campo e materiais produzidos a partir de cada intervenção ao longo dos planejamentos, que permitiram analisar o desenvolvimento profissional das professoras. Ao término deste estudo, percebeu-se que as dificuldades de integração das tecnologias no planejamento das atividades pedagógicas estão além dos problemas estruturais de uma escola. A partir dos relatos das docentes, na instituição em que elas lecionam é disponibilizado netbooks para os alunos e professores, mas sabe-se que isso não é o suficiente para se fazer um bom uso de ferramentas tecnológicas no ensino. O saber docente, enquanto tecnologia, é muito importante neste momento, porque exige, do professor, uma formação ou acompanhamento para tal. Contudo, de acordo com as professoras, elas não trabalhavam com tecnologias em sala de aula porque nunca tiveram alguma formação ou mentoria, que as permitissem fazer uso de algum recurso tecnológico em sala de aula. A partir dos encontros, as docentes foram desenvolvendo, com um auxílio inicial, as atividades que julgavam pertinentes trabalhar com os alunos e começaram a perceber a importância dos recursos tecnológicos no ensino da matemática, se as atividades forem planejadas com objetivos claros a serem atingidos. Quando segue o viés investigativo, é uma construção do conhecimento, mas quando ensinada por transmissão, de forma repetitiva, assume um papel de memorização. Com o período de mentoria, a partir de diferentes vivências associadas aos planos de aula desenvolvidos, criou-se um vínculo entre mentor e mentorandas, o que resultou na confiança delas com o processo. Com isso, baseado nos relatos das profissionais, no acompanhamento durante o processo de mentoria, nas gravações e nos materiais produzidos, permite-se concluir que elas se sentiram cada vez mais confortáveis com as tecnologias digitais. No decorrer da vivência com o mentoring, foi possível perceber a importância para as professoras receberem apoio para empreender mudanças, principalmente na estruturação do planejamento. Com base no estudo realizado, foi possível compreender que o mentoring é uma estratégia eficaz para a integração das ferramentas tecnológicas no planejamento das aulas de matemática, uma vez que as professoras que participaram da pesquisa não tinham familiaridade com as tecnologias, inicialmente estavam receosas com o novo e, ao longo do processo, sentiram-se capazes de produzir sozinhas. |
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FLÔRES, Samuel da Rosa. Mentoring no desenvolvimento profissional de professores em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 maio 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3411. |
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