Comportamento do consumidor de hortifrútis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lermen, Joel Paulo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/1959
Resumo: Neste trabalho, identificam-se as principais influências do comportamento do consumidor de hortifrútis. Esta monografia tem por objetivo identificar quais fatores são influentes no comportamento de compra, a variação de compra a partir de segmentos de clientes e também a influência do composto de marketing. Os fatores culturais, sociais, pessoais, psicológicos e situacionais envolvidos no comportamento do consumidor, são muito atuantes sobre o processo de decisão de compra, especialmente quando influenciados pelo composto de marketing. Os procedimentos metodologicos desta pesquisa quantitativa, envolve a aplicação de um formulário a consumidores de hortifrútis que estiveram fazendo compras em estabelecimentos do formato supermercado, minimercado e loja de hortifrútis, localizados em municípios do Vale do Taquari/RS. As informações advindas da pesquisa, que teve 200 entrevistas, foram tabuladas usando métodos estatísticos para a análise dos dados. A pesquisa revelou que o perfil do consumidor é um dos principais determinantes do comportamento de compra, principalmente o grau de escolaridade que tem influência direta na renda familiar. O planejamento de compras de hortifrúti é um costume praticado por 48% dos entrevistados, enquanto que apenas 23,50% compram através do oportunismo, ou seja, em benefício do preço. No entanto, o costume altera em detrimento à renda familiar, além disso, a frequência de compras também altera o costume, especialmente para os que planejam as compras de hortifrútis e os que compram pela oportunidade do preço. Os fatores de marketing, muito atuantes e influentes, fazem variar o comportamento de decisão, amplamente percebido quando levantadas características do produto e ambiente, como qualidade, aparência, variedade, dia e local de compras. O estudo indica que as compras de hortifrúti são feitas por famílias onde as mulheres tomam as decisões de compras desta sessão, influenciadas por fatores culturais, pessoais e sociais.
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As informações advindas da pesquisa, que teve 200 entrevistas, foram tabuladas usando métodos estatísticos para a análise dos dados. A pesquisa revelou que o perfil do consumidor é um dos principais determinantes do comportamento de compra, principalmente o grau de escolaridade que tem influência direta na renda familiar. O planejamento de compras de hortifrúti é um costume praticado por 48% dos entrevistados, enquanto que apenas 23,50% compram através do oportunismo, ou seja, em benefício do preço. No entanto, o costume altera em detrimento à renda familiar, além disso, a frequência de compras também altera o costume, especialmente para os que planejam as compras de hortifrútis e os que compram pela oportunidade do preço. Os fatores de marketing, muito atuantes e influentes, fazem variar o comportamento de decisão, amplamente percebido quando levantadas características do produto e ambiente, como qualidade, aparência, variedade, dia e local de compras. O estudo indica que as compras de hortifrúti são feitas por famílias onde as mulheres tomam as decisões de compras desta sessão, influenciadas por fatores culturais, pessoais e sociais.-1LERMEN, Joel Paulo. Comportamento do consumidor de hortifrútis. 2017. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1959. http://hdl.handle.net/10737/1959http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAComportamento do consumidorHortifrútisInfluênciasPerfil do consumidorComportamento do consumidor de hortifrútisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2017JoelPauloLermen.pdf2017JoelPauloLermen.pdfapplication/pdf1907028https://www.univates.br/bdu/bitstreams/aea5a266-8991-40e7-a57d-1e41546a4c11/download9e01b3694a9aacbe12fdd14dc2a6090dMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4bdb3d45-d85e-4ae5-857f-9dbd9afd7845/download321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; 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