O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Elisa Saatkamp
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/1511
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar como e quais são as ações de Marketing Interno/Endomarketing promovidas nas organizações estudadas e quais são os setores envolvidos na gestão desta ferramenta. A intenção desta pesquisa é fazer uma observação sobre a importância do endomarketing nas organizações e verificar o quanto as mesmas sentem os impactos das ações promovidas. Para tanto, foram aplicadas entrevistas em profundidade, semiestruturadas e abertas, com gestoras de duas empresas, uma de médio e outra de grande porte. Após feita a análise, foi possível notar que as duas organizações trabalham com ações promocionais e as identificam como importantes para a integração dos colaboradores. A organização que faz pesquisa de clima sente-se mais satisfeita com os resultados das ações e percebe mais fortemente a importância delas. Também destaca-se a importância da comunicação interna nas duas empresas, e, por último, nota-se que não há nenhum profissional de Relações Públicas ligado à gestão desta área nas organizações.
id UVAT_6290b78586b30ddd4b7da549dbca2d2f
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/1511
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Kirst, Sandro Luíshttp://lattes.cnpq.br/4735082733651145Garcia, Elisa Saatkamp2017-05-02T11:57:04Z2017-05-02T11:57:04Z2017-042016-12-05Este trabalho tem como objetivo verificar como e quais são as ações de Marketing Interno/Endomarketing promovidas nas organizações estudadas e quais são os setores envolvidos na gestão desta ferramenta. A intenção desta pesquisa é fazer uma observação sobre a importância do endomarketing nas organizações e verificar o quanto as mesmas sentem os impactos das ações promovidas. Para tanto, foram aplicadas entrevistas em profundidade, semiestruturadas e abertas, com gestoras de duas empresas, uma de médio e outra de grande porte. Após feita a análise, foi possível notar que as duas organizações trabalham com ações promocionais e as identificam como importantes para a integração dos colaboradores. A organização que faz pesquisa de clima sente-se mais satisfeita com os resultados das ações e percebe mais fortemente a importância delas. Também destaca-se a importância da comunicação interna nas duas empresas, e, por último, nota-se que não há nenhum profissional de Relações Públicas ligado à gestão desta área nas organizações.The main objective of this paper is to investigate which Internal Marketing actions are promoted by the organizations researched, how they are conducted and which departments are involved in the management of this tool. This research intends to observe the significance of Internal Marketing to organizations and to assess how they perceive the impact of the promoted actions. In order to do so, open-ended semi-structured in-depth interviews were conducted with managers from a medium and a large company. After data analysis, it was possible to note that both businesses make use of promotional actions and acknowledge their importance to the promotion of integration among employees. The company that conducts organizational climate surveys is more satisfied with the actions they promote and perceives them as force to be reckoned with. Furthermore, attention is drawn to how relevant internal communication is to both businesses and, at last, the absence of a Public Relations professional connected to the management of this area.-1GARCIA, Elisa Saatkamp. O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações. 2016. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1511. http://hdl.handle.net/10737/1511http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAMarketing InternoEndomarketingPúblico internoRelações PúblicasO Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2016ElisaSaatkampGarcia.pdf2016ElisaSaatkampGarcia.pdfapplication/pdf322531https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f027bc91-b894-4a5e-b7c6-fae152d66916/download3f07f2e8d7cc7c50854536032b7e4a24MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/2dd55a6c-177a-4f06-8c1f-8afd8f08aba7/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/6194bc31-b01a-4985-b3cf-39afeea32138/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ac468c80-45eb-437a-9810-7b77bf87a1c9/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4621https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8d3385e5-d545-46bc-adc3-fa22cf266dba/download2a279127ab3743ec6498b545e09e6536MD55TEXT2016ElisaSaatkampGarcia.pdf.txt2016ElisaSaatkampGarcia.pdf.txtExtracted texttext/plain81327https://www.univates.br/bdu/bitstreams/7c8df67d-77dc-4127-94af-f98af268f210/download3c1dc129ef6c3de4a170f7e975215b1cMD510THUMBNAIL2016ElisaSaatkampGarcia.pdf.jpg2016ElisaSaatkampGarcia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2673https://www.univates.br/bdu/bitstreams/029dd0bf-a59e-4d55-a006-c884d4640f3d/download5765ff272d3430f72ab5be0639fb980eMD51110737/15112023-06-23 16:53:03.254http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/1511https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-23T16:53:03Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações
title O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações
spellingShingle O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações
Garcia, Elisa Saatkamp
CSA
Marketing Interno
Endomarketing
Público interno
Relações Públicas
title_short O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações
title_full O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações
title_fullStr O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações
title_full_unstemmed O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações
title_sort O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações
author Garcia, Elisa Saatkamp
author_facet Garcia, Elisa Saatkamp
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kirst, Sandro Luís
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4735082733651145
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Elisa Saatkamp
contributor_str_mv Kirst, Sandro Luís
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Marketing Interno
Endomarketing
Público interno
Relações Públicas
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Interno
Endomarketing
Público interno
Relações Públicas
description Este trabalho tem como objetivo verificar como e quais são as ações de Marketing Interno/Endomarketing promovidas nas organizações estudadas e quais são os setores envolvidos na gestão desta ferramenta. A intenção desta pesquisa é fazer uma observação sobre a importância do endomarketing nas organizações e verificar o quanto as mesmas sentem os impactos das ações promovidas. Para tanto, foram aplicadas entrevistas em profundidade, semiestruturadas e abertas, com gestoras de duas empresas, uma de médio e outra de grande porte. Após feita a análise, foi possível notar que as duas organizações trabalham com ações promocionais e as identificam como importantes para a integração dos colaboradores. A organização que faz pesquisa de clima sente-se mais satisfeita com os resultados das ações e percebe mais fortemente a importância delas. Também destaca-se a importância da comunicação interna nas duas empresas, e, por último, nota-se que não há nenhum profissional de Relações Públicas ligado à gestão desta área nas organizações.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-02T11:57:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-02T11:57:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARCIA, Elisa Saatkamp. O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações. 2016. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1511.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/1511
identifier_str_mv GARCIA, Elisa Saatkamp. O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações. 2016. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1511.
url http://hdl.handle.net/10737/1511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f027bc91-b894-4a5e-b7c6-fae152d66916/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/2dd55a6c-177a-4f06-8c1f-8afd8f08aba7/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/6194bc31-b01a-4985-b3cf-39afeea32138/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ac468c80-45eb-437a-9810-7b77bf87a1c9/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8d3385e5-d545-46bc-adc3-fa22cf266dba/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/7c8df67d-77dc-4127-94af-f98af268f210/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/029dd0bf-a59e-4d55-a006-c884d4640f3d/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f07f2e8d7cc7c50854536032b7e4a24
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
2a279127ab3743ec6498b545e09e6536
3c1dc129ef6c3de4a170f7e975215b1c
5765ff272d3430f72ab5be0639fb980e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813262417040244736