Ensino da trigonometria: estudo de caso utilizando a resolução de problemas no curso técnico em edificações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fell Júnior, Valmir Stani
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3274
Resumo: O papel das instituições de ensino profissionalizantes se constitui, basicamente, em preparar o discente para as diversas situações que lhe serão apresentadas durante sua carreira profissional. E dentro destas ocorrências, alguns conteúdos são fundamentais para alunos tais como a trigonometria. No entanto, o que se observa é a emergência de dificuldades quando estes alunos são posicionados frente a atividades que envolvam esse conteúdo. Especificamente, o desinteresse dos alunos frente a esses conteúdos pode estar relacionado com a falta de contato desses com atividades que envolvam esse conteúdo a sua futura vida profissional. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de identificar como uma sequência de problemas relacionados à trigonometria pode contribuir e incentivar os alunos a perceberem e aplicarem conceitos relacionados à trigonometria junto a alunos do Curso Técnico em Edificações da Univates. O aporte teórico da pesquisa abordou a utilização da resolução de problemas no ensino da matemática e aspectos relacionados ao ensino da trigonometria, trazendo conteúdos sobre a trigonometria no triângulo retângulo, trigonometria no triângulo qualquer e o cálculo de áreas de figuras geométricas. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido na disciplina de Construção Civil II do Curso Técnico em Edificações da Universidade do Vale do Taquari - Univates, disciplina essa vinculada ao 3o semestre do curso. A prática foi desenvolvida no segundo semestre do ano de 2019 e na turma havia 13 alunos matriculados, destes 3 eram mulheres e 10 homens. A faixa etária dos discentes era de 27 anos, sendo que, aproximadamente, 60% da turma já desenvolvia atividades profissionais na área do curso. Os principais instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa, foram observações participativas oriundos de momentos que ocorreram durante a interação entre o professor pesquisador e os discentes. Inicialmente, realizou-se uma avaliação diagnóstica para verificar seus conhecimentos prévios acerca do tema trigonometria. Verificou-se que muitos alunos tinham grandes dificuldades, visto que a média dos acertos das questões ficou em 38,14%, abaixo da média geral do curso (70%), evidenciando a presença de lacunas nas aprendizagens. A partir dessas dificuldades foram realizados alguns momentos com aulas expositivas e exercícios de reconhecimento, repassando alguns conceitos e saberes sobre o tema, com o objetivo de sanar dúvidas. Finalizada essa retomada, os alunos foram desafiados a realizarem uma atividade que envolvesse uma situação-problema, abordando conceitos de trigonometria, porém com um enfoque voltado a sua futura prática profissional. Durante a realização dessas atividades pode-se perceber grande participação e cooperação dos discentes, despertando um interesse dos mesmos no assunto, por verificarem a importância que esses conhecimentos têm em sua futura vida profissional. Apesar disso, algumas dificuldades foram verificadas, como a preferência dos alunos em utilizar caminhos que os levem a cálculos utilizando triângulo retângulo, pois se sentiam mais confiantes na realização de procedimentos que abrangessem essas aplicações. Além disso, verificou-se a não utilização de ângulos agudos nos cálculos, dando preferência a ângulos reto, tendo nesse momento um erro em seus procedimentos, resultando em pequenas diferenças nos valores finais. Por fim, por meio de um questionário, foi solicitada a opinião dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. Esses relatos demonstraram que os procedimentos adotados os estimularam a desenvolverem os conceitos e saberes sobre o tema, pois muitos responderam de forma positiva sobre a atividade. Ainda, verificou-se que muitos alunos possuem dificuldades ao realizar atividades que envolvam conceitos e saberes sobre a trigonometria, sendo que os processos utilizados colaboraram, de forma efetiva e produtiva, para que os alunos percebessem a aplicabilidade dos conceitos relacionados à trigonometria.
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spelling Rehfeldt, Márcia Jussara Hepphttp://lattes.cnpq.br/4088071913818217Dullius, Maria MadalenaHansen, BetinaSchwert, Simone Lealhttp://lattes.cnpq.br/0604787377394252Fell Júnior, Valmir Stani2022-03-15T16:48:08Z2022-03-15T16:48:08Z2020-082020-08-25O papel das instituições de ensino profissionalizantes se constitui, basicamente, em preparar o discente para as diversas situações que lhe serão apresentadas durante sua carreira profissional. E dentro destas ocorrências, alguns conteúdos são fundamentais para alunos tais como a trigonometria. No entanto, o que se observa é a emergência de dificuldades quando estes alunos são posicionados frente a atividades que envolvam esse conteúdo. Especificamente, o desinteresse dos alunos frente a esses conteúdos pode estar relacionado com a falta de contato desses com atividades que envolvam esse conteúdo a sua futura vida profissional. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de identificar como uma sequência de problemas relacionados à trigonometria pode contribuir e incentivar os alunos a perceberem e aplicarem conceitos relacionados à trigonometria junto a alunos do Curso Técnico em Edificações da Univates. O aporte teórico da pesquisa abordou a utilização da resolução de problemas no ensino da matemática e aspectos relacionados ao ensino da trigonometria, trazendo conteúdos sobre a trigonometria no triângulo retângulo, trigonometria no triângulo qualquer e o cálculo de áreas de figuras geométricas. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido na disciplina de Construção Civil II do Curso Técnico em Edificações da Universidade do Vale do Taquari - Univates, disciplina essa vinculada ao 3o semestre do curso. A prática foi desenvolvida no segundo semestre do ano de 2019 e na turma havia 13 alunos matriculados, destes 3 eram mulheres e 10 homens. A faixa etária dos discentes era de 27 anos, sendo que, aproximadamente, 60% da turma já desenvolvia atividades profissionais na área do curso. Os principais instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa, foram observações participativas oriundos de momentos que ocorreram durante a interação entre o professor pesquisador e os discentes. Inicialmente, realizou-se uma avaliação diagnóstica para verificar seus conhecimentos prévios acerca do tema trigonometria. Verificou-se que muitos alunos tinham grandes dificuldades, visto que a média dos acertos das questões ficou em 38,14%, abaixo da média geral do curso (70%), evidenciando a presença de lacunas nas aprendizagens. A partir dessas dificuldades foram realizados alguns momentos com aulas expositivas e exercícios de reconhecimento, repassando alguns conceitos e saberes sobre o tema, com o objetivo de sanar dúvidas. Finalizada essa retomada, os alunos foram desafiados a realizarem uma atividade que envolvesse uma situação-problema, abordando conceitos de trigonometria, porém com um enfoque voltado a sua futura prática profissional. Durante a realização dessas atividades pode-se perceber grande participação e cooperação dos discentes, despertando um interesse dos mesmos no assunto, por verificarem a importância que esses conhecimentos têm em sua futura vida profissional. Apesar disso, algumas dificuldades foram verificadas, como a preferência dos alunos em utilizar caminhos que os levem a cálculos utilizando triângulo retângulo, pois se sentiam mais confiantes na realização de procedimentos que abrangessem essas aplicações. Além disso, verificou-se a não utilização de ângulos agudos nos cálculos, dando preferência a ângulos reto, tendo nesse momento um erro em seus procedimentos, resultando em pequenas diferenças nos valores finais. Por fim, por meio de um questionário, foi solicitada a opinião dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. Esses relatos demonstraram que os procedimentos adotados os estimularam a desenvolverem os conceitos e saberes sobre o tema, pois muitos responderam de forma positiva sobre a atividade. Ainda, verificou-se que muitos alunos possuem dificuldades ao realizar atividades que envolvam conceitos e saberes sobre a trigonometria, sendo que os processos utilizados colaboraram, de forma efetiva e produtiva, para que os alunos percebessem a aplicabilidade dos conceitos relacionados à trigonometria.The goal of the professional educational institutions is, basically, to prepare the student for the more diverse situations that will occur during your career. Considering these situations, some knowledge are fundamentals for the students, as trigonometry. However, it is observed the emergence of difficulties when the students are in front of activities that involves this knowledge. Specifically, the disinterest for this knowledge can be related to the absence of contact between this knowledge and activities that involve the future professional life. From that, the present work has the objective to identify how one sequential of problems relation to trigonometry can contribute and encourage the students to realize and to apply concepts of trigonometry in the case of students of the Technical Course in Buildings at Univates. The theorical support of the research described the use of problem solving in the Math teaching and aspects relation to trigonometry, bringing contents about right triangle, any triangle and the calculation of areas for geometrical figures. The study has qualitive nature and was developed at class of Construção Civil II of the Technical Course in Buildings at Universidade do Vale do Taquari – Univates, that occurs at the third semester of the course. The practical was developed at the second semester of the year of 2019 and the class was formed by 13 students, 3 of them are women and 10 are men. The age group was 27 years old, being, approximately, 60% of the students already work in professional activities relation to the course. The main tools used to research data collection were observations with participation generated by moments that occurred during the interaction between teacher researcher and students. Initially, it was realized a diagnostic evaluation to verify the previous knowledges about the theme trigonometry. It was verified that many students have large difficulties, because the average of the correct answers was 38,14%, lower than the course average (70%), evidencing blanks in the learning. Considering these difficulties, it was realized some moments with expositive class and exercises of recognizing, to review some concepts about the theme, the objective was to solve doubts. After finalize this reviewing, the students were challenged to realize one activity that involved a problem situation, related trigonometry concepts, however with focus to the future professional activity. During these activities it can be notice large participation and cooperation of the students, arousing an interest in the theme, because they verify the importance that these knowledges have in the future professional activity. Besides that, some dificulties were verified, as the preference of the students to use ways that impact in calculations using the right triangle, because they feel more confident to realize procedures that involves this application. In addition, it was verified the no use of acute angles considering as straight angle, being an error in their procedures and resulting in a little difference on the final values. Lastly, it was verified through questionnaire the students’ opinion about the developed activities. These reports demonstrated that the adopted procedures stimulated the student to developed concepts and knowledges about the theme, because many of them answered with a positive impression about the activity. It was verified that many students have difficulties to realize activities involving concepts and knowledges about trigonometry, being that the used procedures collaborated for the students realize the applicability of the concepts related to trigonometry in an effective and productive way.-1FELL JÚNIOR, Valmir Stani. Ensino da trigonometria: estudo de caso utilizando a resolução de problemas no curso técnico em edificações. 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 ago. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3274. http://hdl.handle.net/10737/3274http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCETCurso técnico em edificaçõesResolução deproblemasTrigonometriaTechnical course in buildingsProblems solvingTrigonometryEnsino da trigonometria: estudo de caso utilizando a resolução de problemas no curso técnico em edificaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPPGECE;Ensino de Ciências Exatasporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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description O papel das instituições de ensino profissionalizantes se constitui, basicamente, em preparar o discente para as diversas situações que lhe serão apresentadas durante sua carreira profissional. E dentro destas ocorrências, alguns conteúdos são fundamentais para alunos tais como a trigonometria. No entanto, o que se observa é a emergência de dificuldades quando estes alunos são posicionados frente a atividades que envolvam esse conteúdo. Especificamente, o desinteresse dos alunos frente a esses conteúdos pode estar relacionado com a falta de contato desses com atividades que envolvam esse conteúdo a sua futura vida profissional. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de identificar como uma sequência de problemas relacionados à trigonometria pode contribuir e incentivar os alunos a perceberem e aplicarem conceitos relacionados à trigonometria junto a alunos do Curso Técnico em Edificações da Univates. O aporte teórico da pesquisa abordou a utilização da resolução de problemas no ensino da matemática e aspectos relacionados ao ensino da trigonometria, trazendo conteúdos sobre a trigonometria no triângulo retângulo, trigonometria no triângulo qualquer e o cálculo de áreas de figuras geométricas. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido na disciplina de Construção Civil II do Curso Técnico em Edificações da Universidade do Vale do Taquari - Univates, disciplina essa vinculada ao 3o semestre do curso. A prática foi desenvolvida no segundo semestre do ano de 2019 e na turma havia 13 alunos matriculados, destes 3 eram mulheres e 10 homens. A faixa etária dos discentes era de 27 anos, sendo que, aproximadamente, 60% da turma já desenvolvia atividades profissionais na área do curso. Os principais instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa, foram observações participativas oriundos de momentos que ocorreram durante a interação entre o professor pesquisador e os discentes. Inicialmente, realizou-se uma avaliação diagnóstica para verificar seus conhecimentos prévios acerca do tema trigonometria. Verificou-se que muitos alunos tinham grandes dificuldades, visto que a média dos acertos das questões ficou em 38,14%, abaixo da média geral do curso (70%), evidenciando a presença de lacunas nas aprendizagens. A partir dessas dificuldades foram realizados alguns momentos com aulas expositivas e exercícios de reconhecimento, repassando alguns conceitos e saberes sobre o tema, com o objetivo de sanar dúvidas. Finalizada essa retomada, os alunos foram desafiados a realizarem uma atividade que envolvesse uma situação-problema, abordando conceitos de trigonometria, porém com um enfoque voltado a sua futura prática profissional. Durante a realização dessas atividades pode-se perceber grande participação e cooperação dos discentes, despertando um interesse dos mesmos no assunto, por verificarem a importância que esses conhecimentos têm em sua futura vida profissional. Apesar disso, algumas dificuldades foram verificadas, como a preferência dos alunos em utilizar caminhos que os levem a cálculos utilizando triângulo retângulo, pois se sentiam mais confiantes na realização de procedimentos que abrangessem essas aplicações. Além disso, verificou-se a não utilização de ângulos agudos nos cálculos, dando preferência a ângulos reto, tendo nesse momento um erro em seus procedimentos, resultando em pequenas diferenças nos valores finais. Por fim, por meio de um questionário, foi solicitada a opinião dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. Esses relatos demonstraram que os procedimentos adotados os estimularam a desenvolverem os conceitos e saberes sobre o tema, pois muitos responderam de forma positiva sobre a atividade. Ainda, verificou-se que muitos alunos possuem dificuldades ao realizar atividades que envolvam conceitos e saberes sobre a trigonometria, sendo que os processos utilizados colaboraram, de forma efetiva e produtiva, para que os alunos percebessem a aplicabilidade dos conceitos relacionados à trigonometria.
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