Aprendizagem em educação ambiental no contexto escolar: a compreensão de estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Geilson de Arruda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2913
Resumo: Esta dissertação versa sobre um trabalho de Educação Ambiental (EA), que vem sendo desenvolvido com discentes do Ensino Fundamental, desde junho de 2012, em uma escola Municipal da cidade de Imperatriz/MA: o Projeto Bacuri Verde - Adote uma Árvore (PBV). A partir da trajetória e experiência do pesquisador com o contexto do PBV, surgiu o problema de pesquisa: “como o PBV pode contribuir com o processo de aprendizagem de EA dos alunos participantes?”. Objetivou-se investigar a compreensão dos discentes participantes acerca da aprendizagem em EA, bem como: a) identificar, através dos discursos dos jovens, se o envolvimento com o projeto foi um fator de relevância para os resultados do PBV; b) identificar o que foi importante e atrativo para que os alunos se engajassem com o projeto; c) analisar as possibilidades de interdisciplinaridade a partir das atividades do PBV; d) identificar se a vivência em EA trouxe aprendizados para os estudantes na vida fora do espaço escolar. Em relação à metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos de estudo multicasos. Foram envolvidos nove egressos e três ingressos do PBV, sendo no total 12 sujeitos voluntários participantes. Para produção dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados seguindo a abordagem da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013) emergindo, assim, quatro categorias que foram agrupadas e analisadas a partir de uma reflexão apoiada em documentos legais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2017 e o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) 2019, bem como em autores como Carvalho (2012), Freire (1987; 2000; 2013), Louv (2016), Melucci (2004), Morin (2011), Ruscheinsky (2012), Zabala (2002) dentre outros. Os resultados evidenciaram que as acepções sobre EA consideraram como referências as experiências vividas nas circunstâncias da caminhada e envolvimento com o PBV. Ficou compreendido que a EA é capaz de auxiliar os sujeitos a se conhecerem e se conectarem melhor com o meio ambiente. Foi manifestado que a EA é um tema relevante e pode ser trabalhado com mais frequência na escola e fora dela. No pensamento dos entrevistados uma EA mais presente na escola poderia auxiliar na desconstrução de ideias negacionistas em relação às problemáticas ambientais. Sobre as aprendizagens destacam-se aquelas relacionadas às atividades práticas por intermédio da ação da Guarda Ambiental no viveiro do projeto, tais como: fazer compostagem, coletar sementes, semear as mudas e regá-las, distinguir e reconhecer espécies de árvores, além de plantá-las. As aprendizagens nos eventos do PBV, em espaços além da escola, também foram citadas. Entendeu-se que o cuidado e zelo com o patrimônio público do município foi uma aprendizagem decorrente do Bacuri Verde. Ficou evidente, assim, um sentimento de pertencimento, de integração aos ideais do projeto. Alguns professores, componentes curriculares e cenas interdisciplinares foram citados, indicando que o PBV possui limitações para a integração dos planejamentos de aula entre os docentes. Foram apontadas mudanças positivas nas formas de se relacionar e se comunicar com as pessoas em espaços frequentados e tempos vividos posteriores à época de estudos na escola. Ao final, destacam-se algumas reflexões sobre a aplicabilidade do PBV para outras unidades de ensino e apontamentos sobre a possibilidade de futuras investigações sobre ensino e aprendizagem no contexto do referido projeto.
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spelling Schwertner, Suzana Feldenshttp://lattes.cnpq.br/7506762501479836Gonçalves, Luciléa Ferreira LopesKonrad, OdoricoHattge, Morgana Domênicahttp://lattes.cnpq.br/1909110566580324Reis, Geilson de Arruda2021-08-09T15:02:40Z2021-08-09T15:02:40Z2020-122020-12-08Esta dissertação versa sobre um trabalho de Educação Ambiental (EA), que vem sendo desenvolvido com discentes do Ensino Fundamental, desde junho de 2012, em uma escola Municipal da cidade de Imperatriz/MA: o Projeto Bacuri Verde - Adote uma Árvore (PBV). A partir da trajetória e experiência do pesquisador com o contexto do PBV, surgiu o problema de pesquisa: “como o PBV pode contribuir com o processo de aprendizagem de EA dos alunos participantes?”. Objetivou-se investigar a compreensão dos discentes participantes acerca da aprendizagem em EA, bem como: a) identificar, através dos discursos dos jovens, se o envolvimento com o projeto foi um fator de relevância para os resultados do PBV; b) identificar o que foi importante e atrativo para que os alunos se engajassem com o projeto; c) analisar as possibilidades de interdisciplinaridade a partir das atividades do PBV; d) identificar se a vivência em EA trouxe aprendizados para os estudantes na vida fora do espaço escolar. Em relação à metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos de estudo multicasos. Foram envolvidos nove egressos e três ingressos do PBV, sendo no total 12 sujeitos voluntários participantes. Para produção dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados seguindo a abordagem da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013) emergindo, assim, quatro categorias que foram agrupadas e analisadas a partir de uma reflexão apoiada em documentos legais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2017 e o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) 2019, bem como em autores como Carvalho (2012), Freire (1987; 2000; 2013), Louv (2016), Melucci (2004), Morin (2011), Ruscheinsky (2012), Zabala (2002) dentre outros. Os resultados evidenciaram que as acepções sobre EA consideraram como referências as experiências vividas nas circunstâncias da caminhada e envolvimento com o PBV. Ficou compreendido que a EA é capaz de auxiliar os sujeitos a se conhecerem e se conectarem melhor com o meio ambiente. Foi manifestado que a EA é um tema relevante e pode ser trabalhado com mais frequência na escola e fora dela. No pensamento dos entrevistados uma EA mais presente na escola poderia auxiliar na desconstrução de ideias negacionistas em relação às problemáticas ambientais. Sobre as aprendizagens destacam-se aquelas relacionadas às atividades práticas por intermédio da ação da Guarda Ambiental no viveiro do projeto, tais como: fazer compostagem, coletar sementes, semear as mudas e regá-las, distinguir e reconhecer espécies de árvores, além de plantá-las. As aprendizagens nos eventos do PBV, em espaços além da escola, também foram citadas. Entendeu-se que o cuidado e zelo com o patrimônio público do município foi uma aprendizagem decorrente do Bacuri Verde. Ficou evidente, assim, um sentimento de pertencimento, de integração aos ideais do projeto. Alguns professores, componentes curriculares e cenas interdisciplinares foram citados, indicando que o PBV possui limitações para a integração dos planejamentos de aula entre os docentes. Foram apontadas mudanças positivas nas formas de se relacionar e se comunicar com as pessoas em espaços frequentados e tempos vividos posteriores à época de estudos na escola. Ao final, destacam-se algumas reflexões sobre a aplicabilidade do PBV para outras unidades de ensino e apontamentos sobre a possibilidade de futuras investigações sobre ensino e aprendizagem no contexto do referido projeto.Esta tesis trata sobre un trabajo de Educación Ambiental (EA), que está siendo desarrollando con alumnos de la enseñanza primaria desde junio de 2012, en una escuela Municipal en la ciudad de Imperatriz / MA: el Proyecto Bacuri Verde - Adopte un Árbol (PBV). Basado en la trayectoria y experiencia del investigador en el contexto del PBV, surgió el problema de investigación: “¿Cómo puede contribuir el PBV al proceso de aprendizaje de EA para los estudiantes participantes?”. El objetivo fue investigar la comprensión de los alumnos participantes sobre el aprendizaje en EA, así como: a) identificar a través de los discursos de los jóvenes si su participación en el proyecto fue un factor de relevancia para los resultados del PBV; b) identificar qué fue importante y atractivo para que los estudiantes se involucraran en el proyecto; c) analizar las posibilidades de interdisciplinariedad a partir de las actividades del PBV; d) identificar si la experiencia con la EA trajo aprendizaje para los estudiantes en la vida fuera del espacio escolar. Se trata de un enfoque cualitativo, aproximándose del presupuesto de estudio de multicasos. Se involucraron nueve egresos y tres ingresos del PBV, para un total de 12 voluntarios. Para la producción de los datos se utilizaron entrevistas semiestructuradas que fueron grabadas y transcritas íntegramente. Los datos fueron analizados siguiendo el enfoque del Análisis Textual Discursivo (MORAES; GALIAZZI, 2013), surgiendo cuatro categorías que fueron agrupadas y analizadas a partir de una reflexión sustentada en documentos legales como la Base Curricular Nacional Común (BNCC) 2017 y el Documento Curricular del Território Maranhense (DCTMA) 2019, así como en autores como Carvalho (2012), Freire (1987; 2000; 2013), Louv (2016), Melucci (2004), Morin (2011), Ruscheinsky (2012), Zabala (2002) entre otros. Los resultados muestran que las percepciones sobre EA consideraron como referentes las experiencias vividas en la marcha e implicación con el PBV. Quedó claro que la EA es capaz de ayudar a los sujetos a conocer y conectarse mejor con el medio ambiente. Fue manifestado que la EA es un tema relevante y que puede ser trabajado con más frecuencia en la escuela y fuera de ella. En el pensamiento de los entrevistados, una EA más presente en la escuela podría ayudar a deconstruir ideales negacionistas sobre las problemáticas ambientales. En cuanto al aprendizaje, se destacan aquellos relacionados con las actividades prácticas a través de la acción de la Guardia Ambiental en el vivero del proyecto, tales como: compostaje, recolección de semillas, sembrar plántulas y regarlas, distinguir y reconocer especies arbóreas, además de plantarlas. Los aprendizajes en los eventos del PBV en espacios fuera de la escuela también fueron citados. Los estudiantes entendieron que el cuidado y afán con el patrimonio público del municipio era un proceso de aprendizaje fruto de Bacuri Verde. Se evidenció un sentimiento de pertenencia e integración con los ideales del proyecto. Algunos profesores, componentes curriculares y escenas interdisciplinares fueron citados, indicando que el PBV posee limitaciones para la integración de los planeamientos de las clases entre los docentes. Fueron apuntados cambios positivos en las formas de relacionarse y comunicarse con las personas en espacios frecuentados y tiempos vividos posteriores a la época de estudios en la escuela. Al final se destacan algunas reflexiones sobre la aplicabilidad del PBV para otras unidades de enseñanza y apuntes sobre la posibilidad de futuras investigaciones sobre enseñanza y aprendizaje en el contexto referido al proyecto.-1REIS, Geilson de Arruda. Aprendizagem em educação ambiental no contexto escolar: a compreensão de estudantes do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 08 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2913. http://hdl.handle.net/10737/2913openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHAprendizagemEducação AmbientalEstudantesEnsino FundamentalAprendizajeEducación AmbientalEstudiantesEnseñanza primariaAprendizagem em educação ambiental no contexto escolar: a compreensão de estudantes do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPPGEnsino;Ensinoporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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description Esta dissertação versa sobre um trabalho de Educação Ambiental (EA), que vem sendo desenvolvido com discentes do Ensino Fundamental, desde junho de 2012, em uma escola Municipal da cidade de Imperatriz/MA: o Projeto Bacuri Verde - Adote uma Árvore (PBV). A partir da trajetória e experiência do pesquisador com o contexto do PBV, surgiu o problema de pesquisa: “como o PBV pode contribuir com o processo de aprendizagem de EA dos alunos participantes?”. Objetivou-se investigar a compreensão dos discentes participantes acerca da aprendizagem em EA, bem como: a) identificar, através dos discursos dos jovens, se o envolvimento com o projeto foi um fator de relevância para os resultados do PBV; b) identificar o que foi importante e atrativo para que os alunos se engajassem com o projeto; c) analisar as possibilidades de interdisciplinaridade a partir das atividades do PBV; d) identificar se a vivência em EA trouxe aprendizados para os estudantes na vida fora do espaço escolar. Em relação à metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos de estudo multicasos. Foram envolvidos nove egressos e três ingressos do PBV, sendo no total 12 sujeitos voluntários participantes. Para produção dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados seguindo a abordagem da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013) emergindo, assim, quatro categorias que foram agrupadas e analisadas a partir de uma reflexão apoiada em documentos legais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2017 e o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) 2019, bem como em autores como Carvalho (2012), Freire (1987; 2000; 2013), Louv (2016), Melucci (2004), Morin (2011), Ruscheinsky (2012), Zabala (2002) dentre outros. Os resultados evidenciaram que as acepções sobre EA consideraram como referências as experiências vividas nas circunstâncias da caminhada e envolvimento com o PBV. Ficou compreendido que a EA é capaz de auxiliar os sujeitos a se conhecerem e se conectarem melhor com o meio ambiente. Foi manifestado que a EA é um tema relevante e pode ser trabalhado com mais frequência na escola e fora dela. No pensamento dos entrevistados uma EA mais presente na escola poderia auxiliar na desconstrução de ideias negacionistas em relação às problemáticas ambientais. Sobre as aprendizagens destacam-se aquelas relacionadas às atividades práticas por intermédio da ação da Guarda Ambiental no viveiro do projeto, tais como: fazer compostagem, coletar sementes, semear as mudas e regá-las, distinguir e reconhecer espécies de árvores, além de plantá-las. As aprendizagens nos eventos do PBV, em espaços além da escola, também foram citadas. Entendeu-se que o cuidado e zelo com o patrimônio público do município foi uma aprendizagem decorrente do Bacuri Verde. Ficou evidente, assim, um sentimento de pertencimento, de integração aos ideais do projeto. Alguns professores, componentes curriculares e cenas interdisciplinares foram citados, indicando que o PBV possui limitações para a integração dos planejamentos de aula entre os docentes. Foram apontadas mudanças positivas nas formas de se relacionar e se comunicar com as pessoas em espaços frequentados e tempos vividos posteriores à época de estudos na escola. Ao final, destacam-se algumas reflexões sobre a aplicabilidade do PBV para outras unidades de ensino e apontamentos sobre a possibilidade de futuras investigações sobre ensino e aprendizagem no contexto do referido projeto.
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