Propostas de atividades para aprimorar o uso dos nexos de coesão sequencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2125 |
Resumo: | Tendo em vista a importância dos nexos de sequenciação – especificamente as conjunções coordenativas e subordinativas – para a coesão textual e a dificuldade de muitos estudantes quanto ao seu emprego no texto dissertativo-argumentativo, procedeu-se à realização de um estudo que buscou averiguar que tipo de atividade envolvendo os elementos de coesão sequencial se mostraria eficaz na promoção da autonomia dos discentes no emprego desses recursos linguísticos nas suas produções textuais. A pesquisa foi realizada com estudantes de 3° ano de ensino médio de uma escola pública do Vale do Taquari entre março e junho de 2018 e teve como objetivo verificar se atividades que desafiem os estudantes a pensar e a organizar suas ideias de forma clara, para um melhor entendimento do que querem transmitir, contribuem favoravelmente para que eles se sintam mais confiantes quanto ao emprego dos nexos de sequenciação e compreendam sua importância para que o texto seja dotado de coesão e coerência. A metodologia consistiu na proposição de atividades para a averiguação do domínio dos alunos em relação aos nexos, a qual se dividiu em três etapas: diagnóstico, aplicação e verificação. Na primeira, verificou-se o uso dos nexos feito pelos alunos através de duas atividades de produção textual (parágrafo e texto dissertativo-argumentativo). Na segunda, explorou-se o potencial de três atividades para o aprimoramento no uso dos nexos. Na terceira, verificou-se o efeito das atividades propostas a partir de duas novas produções textuais. Em todas as atividades, os estudantes tiveram que interpretar uma ideia apresentada e reformulá-la para a elaboração de novos períodos com o uso acertado dos nexos, realizando as adaptações necessárias para a devida clareza. Embora o tempo de duração desse estudo não tenha sido muito longo, os resultados obtidos mostram que houve uma significativa melhora nas produções textuais dos estudantes no que se refere tanto ao emprego adequado dos nexos quanto na sua variedade e uma presença maior e mais qualificada da subordinação. Pode-se afirmar, portanto, que se valer de atividades desse tipo, em vez de simplesmente levar os alunos a classificarem orações coordenadas ou subordinadas adverbiais, desafia-os a organizar seu pensamento para a construção de novos períodos que farão parte de uma produção textual, a qual, consequentemente, apresentará elementos que contribuem para a coesão e coerência, e o mais importante, fará com que esses estudantes tenham propriedade para empregar com precisão os nexos e construir períodos coesos e coerentes. |
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A pesquisa foi realizada com estudantes de 3° ano de ensino médio de uma escola pública do Vale do Taquari entre março e junho de 2018 e teve como objetivo verificar se atividades que desafiem os estudantes a pensar e a organizar suas ideias de forma clara, para um melhor entendimento do que querem transmitir, contribuem favoravelmente para que eles se sintam mais confiantes quanto ao emprego dos nexos de sequenciação e compreendam sua importância para que o texto seja dotado de coesão e coerência. A metodologia consistiu na proposição de atividades para a averiguação do domínio dos alunos em relação aos nexos, a qual se dividiu em três etapas: diagnóstico, aplicação e verificação. Na primeira, verificou-se o uso dos nexos feito pelos alunos através de duas atividades de produção textual (parágrafo e texto dissertativo-argumentativo). Na segunda, explorou-se o potencial de três atividades para o aprimoramento no uso dos nexos. Na terceira, verificou-se o efeito das atividades propostas a partir de duas novas produções textuais. Em todas as atividades, os estudantes tiveram que interpretar uma ideia apresentada e reformulá-la para a elaboração de novos períodos com o uso acertado dos nexos, realizando as adaptações necessárias para a devida clareza. Embora o tempo de duração desse estudo não tenha sido muito longo, os resultados obtidos mostram que houve uma significativa melhora nas produções textuais dos estudantes no que se refere tanto ao emprego adequado dos nexos quanto na sua variedade e uma presença maior e mais qualificada da subordinação. Pode-se afirmar, portanto, que se valer de atividades desse tipo, em vez de simplesmente levar os alunos a classificarem orações coordenadas ou subordinadas adverbiais, desafia-os a organizar seu pensamento para a construção de novos períodos que farão parte de uma produção textual, a qual, consequentemente, apresentará elementos que contribuem para a coesão e coerência, e o mais importante, fará com que esses estudantes tenham propriedade para empregar com precisão os nexos e construir períodos coesos e coerentes.-1BIRCK, Ivani Miriam. Propostas de atividades para aprimorar o uso dos nexos de coesão sequencial. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2125. http://hdl.handle.net/10737/2125http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLLALíngua PortuguesaProdução textualCoesão sequencialNexos de sequenciaçãoPropostas de atividades para aprimorar o uso dos nexos de coesão sequencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2018IvaniMiriamBirck.pdf2018IvaniMiriamBirck.pdfapplication/pdf836841https://www.univates.br/bdu/bitstreams/096ce3d8-8f06-4f24-b42a-ccb736407dfb/download2cf9ce1eecfc523669f647ebeb2e8341MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4e665ec2-f731-4b76-987b-de05d6b78c33/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; 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Tendo em vista a importância dos nexos de sequenciação – especificamente as conjunções coordenativas e subordinativas – para a coesão textual e a dificuldade de muitos estudantes quanto ao seu emprego no texto dissertativo-argumentativo, procedeu-se à realização de um estudo que buscou averiguar que tipo de atividade envolvendo os elementos de coesão sequencial se mostraria eficaz na promoção da autonomia dos discentes no emprego desses recursos linguísticos nas suas produções textuais. A pesquisa foi realizada com estudantes de 3° ano de ensino médio de uma escola pública do Vale do Taquari entre março e junho de 2018 e teve como objetivo verificar se atividades que desafiem os estudantes a pensar e a organizar suas ideias de forma clara, para um melhor entendimento do que querem transmitir, contribuem favoravelmente para que eles se sintam mais confiantes quanto ao emprego dos nexos de sequenciação e compreendam sua importância para que o texto seja dotado de coesão e coerência. A metodologia consistiu na proposição de atividades para a averiguação do domínio dos alunos em relação aos nexos, a qual se dividiu em três etapas: diagnóstico, aplicação e verificação. Na primeira, verificou-se o uso dos nexos feito pelos alunos através de duas atividades de produção textual (parágrafo e texto dissertativo-argumentativo). Na segunda, explorou-se o potencial de três atividades para o aprimoramento no uso dos nexos. Na terceira, verificou-se o efeito das atividades propostas a partir de duas novas produções textuais. Em todas as atividades, os estudantes tiveram que interpretar uma ideia apresentada e reformulá-la para a elaboração de novos períodos com o uso acertado dos nexos, realizando as adaptações necessárias para a devida clareza. Embora o tempo de duração desse estudo não tenha sido muito longo, os resultados obtidos mostram que houve uma significativa melhora nas produções textuais dos estudantes no que se refere tanto ao emprego adequado dos nexos quanto na sua variedade e uma presença maior e mais qualificada da subordinação. Pode-se afirmar, portanto, que se valer de atividades desse tipo, em vez de simplesmente levar os alunos a classificarem orações coordenadas ou subordinadas adverbiais, desafia-os a organizar seu pensamento para a construção de novos períodos que farão parte de uma produção textual, a qual, consequentemente, apresentará elementos que contribuem para a coesão e coerência, e o mais importante, fará com que esses estudantes tenham propriedade para empregar com precisão os nexos e construir períodos coesos e coerentes. |
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BIRCK, Ivani Miriam. Propostas de atividades para aprimorar o uso dos nexos de coesão sequencial. 2018. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2125. |
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