Moda e marcas corpóreas: a relação das roupas com o aumento da autoestima de mulheres com cicatrizes
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/3372 |
Resumo: | A moda é uma ferramenta de comunicação capaz de expressar traços individuais, promover a interação social e influenciar maneiras de lidar com o corpo e suas marcas. O presente artigo apresenta uma análise da relação da moda com a autoestima de mulheres com cicatrizes, colaborando para uma melhor relação do indivíduo com o próprio corpo e a consequente transformação dos estigmas relacionados às cicatrizes. Os conceitos utilizados abordam questões relativas às linguagens da moda, à beleza sob a influência de padrões estéticos e às associações entre moda, mulher e cicatriz. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica e pesquisa de internet, além de relatos sobre a trajetória de mulheres do Vale do Taquari/RS com cicatrizes, obtidas por meio de entrevistas não diretivas e semiestruturadas. Entre os resultados obtidos, pode-se destacar a relevância do corpo vinculado à moda no processo de aumento da autoestima de mulheres com cicatrizes, comprovando que as vestimentas vão além do caráter funcional, pois agregam valor sentimental e estimulam o bem- estar. Além disso, através das entrevistas, foi possível compreender as cicatrizes como símbolos de superação, que auxiliam no autoconhecimento das mulheres e possibilitam um olhar mais afetivo e amoroso com relação ao próprio corpo. |
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Costa, Josiane Andréia dahttp://lattes.cnpq.br/8314838798660443Fensterseifer, Gabriela Elise2022-06-13T19:18:44Z2022-06-13T19:18:44Z2021-112021-12-06A moda é uma ferramenta de comunicação capaz de expressar traços individuais, promover a interação social e influenciar maneiras de lidar com o corpo e suas marcas. O presente artigo apresenta uma análise da relação da moda com a autoestima de mulheres com cicatrizes, colaborando para uma melhor relação do indivíduo com o próprio corpo e a consequente transformação dos estigmas relacionados às cicatrizes. Os conceitos utilizados abordam questões relativas às linguagens da moda, à beleza sob a influência de padrões estéticos e às associações entre moda, mulher e cicatriz. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica e pesquisa de internet, além de relatos sobre a trajetória de mulheres do Vale do Taquari/RS com cicatrizes, obtidas por meio de entrevistas não diretivas e semiestruturadas. 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Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3372. http://hdl.handle.net/10737/3372http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAModaCicatrizMulherLinguagens da ModaCorpo FemininoModa e marcas corpóreas: a relação das roupas com o aumento da autoestima de mulheres com cicatrizesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2021GabrielaEliseFensterseifer.pdf2021GabrielaEliseFensterseifer.pdfapplication/pdf777163https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8e5ec5af-deb0-4108-ae78-847aaff3c2c5/download78bce4d371e25c0ab081088202434e78MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e147c9cf-8c38-4452-bb69-521bc1830dbb/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; 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A moda é uma ferramenta de comunicação capaz de expressar traços individuais, promover a interação social e influenciar maneiras de lidar com o corpo e suas marcas. O presente artigo apresenta uma análise da relação da moda com a autoestima de mulheres com cicatrizes, colaborando para uma melhor relação do indivíduo com o próprio corpo e a consequente transformação dos estigmas relacionados às cicatrizes. Os conceitos utilizados abordam questões relativas às linguagens da moda, à beleza sob a influência de padrões estéticos e às associações entre moda, mulher e cicatriz. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica e pesquisa de internet, além de relatos sobre a trajetória de mulheres do Vale do Taquari/RS com cicatrizes, obtidas por meio de entrevistas não diretivas e semiestruturadas. Entre os resultados obtidos, pode-se destacar a relevância do corpo vinculado à moda no processo de aumento da autoestima de mulheres com cicatrizes, comprovando que as vestimentas vão além do caráter funcional, pois agregam valor sentimental e estimulam o bem- estar. Além disso, através das entrevistas, foi possível compreender as cicatrizes como símbolos de superação, que auxiliam no autoconhecimento das mulheres e possibilitam um olhar mais afetivo e amoroso com relação ao próprio corpo. |
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Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
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