eSocial: uma análise das adequações nas rotinas de departamento pessoal em empresas do município de Lajeado-RS enquadradas no 1º grupo de implantação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcella, Georgi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2430
Resumo: O eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, foi criado com o intuito de consolidar a entrega das inúmeras obrigações acessórias pertinentes a área trabalhista em somente um único portal nacional. A complexidade do projeto, com relação às inúmeras informações que devem ser prestadas pelas organizações, evidenciou ainda a necessidade de uma mudança cultural nas rotinas trabalhistas praticadas principalmente pelos setores de departamento pessoal. Frente a isso, o objetivo do trabalho foi identificar os impactos nas rotinas de Departamento Pessoal, decorrentes do processo de implantação do eSocial. Quanto aos objetivos, a pesquisa tem característica descritiva e com relação a abordagem do problema a pesquisa pode ser considerada como qualitativa, o procedimento técnico adotado foi um levantamento de dados survey, envolvendo a elaboração de um questionário semi-estruturado, contendo 18 perguntas fechadas de múltipla escolha e uma pergunta aberta, que foi aplicado aos profissionais do setor de Departamento Pessoal de 5 empresas do Município de Lajeado-RS. Dentre os resultados encontrados, pode-se destacar que 60% dos participantes pertenciam ao segmento das indústrias, sendo 40% dos respondentes enquadrados no cargo de analista de recursos humanos. Quanto ao nível de conhecimento dos mesmos sobre o eSocial apenas 20% indicou o nível como excelente. Pode-se perceber também que apenas 20% das empresas realizaram qualificação de todos os empregados quanto à importância e funcionamento do eSocial. Em relação ao prazo de envio dos eventos, chamou a atenção que 40% dos respondentes estavam sempre em atraso para o envio dos eventos de tabelas, EFD-Reinf e DCTF Web. Na verificação de práticas em desacordo com a legislação, 80% indicou que a realização de exames médicos admissionais após a data de admissão estava totalmente em desacordo. Ainda, 60% dos respondentes indicaram a redução das obrigações acessórias, a segurança nas informações e a integração eletrônica como benefícios da implantação do eSocial, em contrapartida, 40% indicou como principais dificuldades o software inadequado, problemas no envio e validação dos arquivos e prazos muito apertados para o envio. Com base nos resultados obtidos foi possível perceber que as empresas participantes da pesquisa não estavam totalmente preparadas para o eSocial e necessitaram de adequações nas rotinas de Departamento Pessoal, porém os respondentes não consideraram esse impacto como sendo uma dificuldade relevante no processo de implantação do eSocial.
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Quanto aos objetivos, a pesquisa tem característica descritiva e com relação a abordagem do problema a pesquisa pode ser considerada como qualitativa, o procedimento técnico adotado foi um levantamento de dados survey, envolvendo a elaboração de um questionário semi-estruturado, contendo 18 perguntas fechadas de múltipla escolha e uma pergunta aberta, que foi aplicado aos profissionais do setor de Departamento Pessoal de 5 empresas do Município de Lajeado-RS. Dentre os resultados encontrados, pode-se destacar que 60% dos participantes pertenciam ao segmento das indústrias, sendo 40% dos respondentes enquadrados no cargo de analista de recursos humanos. Quanto ao nível de conhecimento dos mesmos sobre o eSocial apenas 20% indicou o nível como excelente. Pode-se perceber também que apenas 20% das empresas realizaram qualificação de todos os empregados quanto à importância e funcionamento do eSocial. Em relação ao prazo de envio dos eventos, chamou a atenção que 40% dos respondentes estavam sempre em atraso para o envio dos eventos de tabelas, EFD-Reinf e DCTF Web. Na verificação de práticas em desacordo com a legislação, 80% indicou que a realização de exames médicos admissionais após a data de admissão estava totalmente em desacordo. Ainda, 60% dos respondentes indicaram a redução das obrigações acessórias, a segurança nas informações e a integração eletrônica como benefícios da implantação do eSocial, em contrapartida, 40% indicou como principais dificuldades o software inadequado, problemas no envio e validação dos arquivos e prazos muito apertados para o envio. Com base nos resultados obtidos foi possível perceber que as empresas participantes da pesquisa não estavam totalmente preparadas para o eSocial e necessitaram de adequações nas rotinas de Departamento Pessoal, porém os respondentes não consideraram esse impacto como sendo uma dificuldade relevante no processo de implantação do eSocial.-1BARCELLA, Georgi. eSocial: uma análise das adequações nas rotinas de departamento pessoal em empresas do município de Lajeado-RS enquadradas no 1º grupo de implantação. 2018. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 19 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2430. http://hdl.handle.net/10737/2430http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAeSocialRotinas de Departamento PessoalObrigações acessóriasLegislaçãoeSocial: uma análise das adequações nas rotinas de departamento pessoal em empresas do município de Lajeado-RS enquadradas no 1º grupo de implantaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESTEXT2018Georgi_Barcella.pdf.txt2018Georgi_Barcella.pdf.txtExtracted texttext/plain103304https://www.univates.br/bdu/bitstreams/04751134-2b9e-4073-a4c5-102aea1383f0/download9bf5efb8cac47b3c46f6cf5f630af29cMD58THUMBNAIL2018Georgi_Barcella.pdf.jpg2018Georgi_Barcella.pdf.jpgGenerated 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