Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosenbach, Felipe
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2396
Resumo: A maioria das rodovias rurais de pistas simples foram projetadas e construídas há mais de quarenta anos. Desta maneira, podem não estar as circunstâncias de projeto aceitáveis para o tráfego de veículos atual. O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar a geometria e sinalização de um trecho da rodovia vicinal VRS-811 por meio do software SAEPRO, para verificar se a via está atendendo as normas técnicas, onde foi dado enfoque ao local com maior incidência de curvas, com início no ponto de km 5 + 200 e final em km 8+560. Segundo o VDM da rodovia disponibilizado pelo DAER/RS, esta se enquadra como uma rodovia vicinal de Classe B. Esta classe deve fornecer aos condutores uma velocidade de projeto de 60km/h, raio mínimo de 125 metros e mínimo de 6 metros de pista e 1 metro de acostamento. Para a análise da geometria da rodovia foi utilizado o software SAEPRO, no qual foi inserido o eixo da via existente com auxílio de imagens de satélite de alta resolução, obtendo-se, assim, os dados de raio da curva, ângulo central e desenvolvimento em espiral. Após isto foi elaborado o projeto de sinalização de acordo com a legislação, utilizando-se a ferramenta de projeto de sinalização no programa SAEPRO. Foi possível com as análises, verificar que a rodovia não possui a largura mínima desejável em cerca de 2 km, além de não fornecer acostamentos durante todo o percurso. A geometria da rodovia possui 71,43% de curvas com raio e comprimento de transição abaixo do mínimo estipulado, e grande variabilidade no valor dos raios de curva. A sinalização vertical se encontra deficitária, possuindo um total de seis placas em todo o trecho, as quais se encontraram muito próximas à pista. Já a sinalização horizontal está aceitável em projeto, porém, a sua retrorrefletância está abaixo do desejável, tornando a sua visualização precária. A proposta para melhoria é de redução da classe da rodovia para Classe C de rodovias vicinais, fazendo assim com que 87,5% dos raios se enquadrem na norma técnica, e para a sinalização, que sejam colocadas placas de regulamentação de velocidade e de proibição de ultrapassagem e placas corretas de advertência de curva, avisando os condutores sobre as manobras que devem ser realizadas. Porém, salienta-se que estes ajustes só serão válidos com a conscientização dos condutores da rodovia, pois o fator humano é o mais importante para a ocorrência de acidentes de trânsito.
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spelling Fransozi, Carolina Becker Pôrtohttp://lattes.cnpq.br/8194889145913451Rosenbach, Felipe2019-03-09T13:56:53Z2019-03-09T13:56:53Z2019-01-162018-12-10A maioria das rodovias rurais de pistas simples foram projetadas e construídas há mais de quarenta anos. Desta maneira, podem não estar as circunstâncias de projeto aceitáveis para o tráfego de veículos atual. O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar a geometria e sinalização de um trecho da rodovia vicinal VRS-811 por meio do software SAEPRO, para verificar se a via está atendendo as normas técnicas, onde foi dado enfoque ao local com maior incidência de curvas, com início no ponto de km 5 + 200 e final em km 8+560. Segundo o VDM da rodovia disponibilizado pelo DAER/RS, esta se enquadra como uma rodovia vicinal de Classe B. Esta classe deve fornecer aos condutores uma velocidade de projeto de 60km/h, raio mínimo de 125 metros e mínimo de 6 metros de pista e 1 metro de acostamento. Para a análise da geometria da rodovia foi utilizado o software SAEPRO, no qual foi inserido o eixo da via existente com auxílio de imagens de satélite de alta resolução, obtendo-se, assim, os dados de raio da curva, ângulo central e desenvolvimento em espiral. Após isto foi elaborado o projeto de sinalização de acordo com a legislação, utilizando-se a ferramenta de projeto de sinalização no programa SAEPRO. Foi possível com as análises, verificar que a rodovia não possui a largura mínima desejável em cerca de 2 km, além de não fornecer acostamentos durante todo o percurso. A geometria da rodovia possui 71,43% de curvas com raio e comprimento de transição abaixo do mínimo estipulado, e grande variabilidade no valor dos raios de curva. A sinalização vertical se encontra deficitária, possuindo um total de seis placas em todo o trecho, as quais se encontraram muito próximas à pista. Já a sinalização horizontal está aceitável em projeto, porém, a sua retrorrefletância está abaixo do desejável, tornando a sua visualização precária. A proposta para melhoria é de redução da classe da rodovia para Classe C de rodovias vicinais, fazendo assim com que 87,5% dos raios se enquadrem na norma técnica, e para a sinalização, que sejam colocadas placas de regulamentação de velocidade e de proibição de ultrapassagem e placas corretas de advertência de curva, avisando os condutores sobre as manobras que devem ser realizadas. Porém, salienta-se que estes ajustes só serão válidos com a conscientização dos condutores da rodovia, pois o fator humano é o mais importante para a ocorrência de acidentes de trânsito.-1ROSENBACH, Felipe. Análise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RS. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2396. http://hdl.handle.net/10737/2396http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessENGGeometria rodoviáriaSinalização viáriaSAEPROSegurança ViáriaAnálise da geometria e da sinalização viária de um trecho da rodovia VRS - 811 no município de Arroio do Meio/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2018FelipeRosenbach.pdf2018FelipeRosenbach.pdfapplication/pdf5156575https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cc99fbd7-9a0c-4b88-afe6-bf36a132f7d9/downloaddee82b859f815ed332ede92cda4c996dMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b464d587-1e87-40c8-9709-67a32da3942d/download321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; 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