Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Korbes, Graziele
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2350
Resumo: Diante de um cenário permeado pelo avanço da tecnologia e o crescente aumento dos consumidores nas redes sociais, os publicitários e gestores de marca necessitam cada vez mais vencer os desafios comunicacionais para obterem resultados positivos para seus clientes e para suas marcas. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma os influenciadores digitais constroem sua credibilidade e induzem pessoas a usarem determinadas marcas. A credibilidade é fundamental para exercer influência (poder) sobre os demais, porém, mantê-la é principal desafio na contemporaneidade. O método utilizado neste estudo é o qualitativo-exploratório (GIL, 2007). Os instrumentos metodológicos foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006); pesquisa de internet (YAMAOKA, 2006); estudo de caso (DUARTE, 2006); entrevistas em profundidade (DUARTE, 2006); e, por fim, a análise do discurso (MANHÃES, 2006). Como resultados, constatamos que o influenciador digital precisa construir sua marca pessoal por meio de três atributos destacados por Alves (2017): Valor interior (Vi), Valor exterior (Ve) e Valor atribuído (Va) para influenciar seus públicos e emprestar seu prestígio às marcas.
id UVAT_f5c4406587f24896b904696324ffaf94
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/2350
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Kreutz, Elizete de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/2772980944277543Korbes, Graziele2019-02-05T19:24:35Z2019-02-05T19:24:35Z2019-01-242018-11-26Diante de um cenário permeado pelo avanço da tecnologia e o crescente aumento dos consumidores nas redes sociais, os publicitários e gestores de marca necessitam cada vez mais vencer os desafios comunicacionais para obterem resultados positivos para seus clientes e para suas marcas. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma os influenciadores digitais constroem sua credibilidade e induzem pessoas a usarem determinadas marcas. A credibilidade é fundamental para exercer influência (poder) sobre os demais, porém, mantê-la é principal desafio na contemporaneidade. O método utilizado neste estudo é o qualitativo-exploratório (GIL, 2007). Os instrumentos metodológicos foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006); pesquisa de internet (YAMAOKA, 2006); estudo de caso (DUARTE, 2006); entrevistas em profundidade (DUARTE, 2006); e, por fim, a análise do discurso (MANHÃES, 2006). Como resultados, constatamos que o influenciador digital precisa construir sua marca pessoal por meio de três atributos destacados por Alves (2017): Valor interior (Vi), Valor exterior (Ve) e Valor atribuído (Va) para influenciar seus públicos e emprestar seu prestígio às marcas.In face of a background permeated by the technology advance and the increased growth of consumers on social network, the brand advertisers and managers need increasingly to overcome the communicational challenges, in order to obtain positive results for their clients and brands. The main purpose of this present study is to verify in what way the digital influencers build their credibility and lead people to choose a particular brand. The credibility is substantial to practice influence (power) above others, however, retain it is the main challenge in the contemporaneity. The method which was used in this study is the qualitative and exploratory (GIL, 2007). The methodologic instruments were: bibliographic research (STMUPF, 2006; internet research (YAMAOKA, 2006); in-depth interviews (DUARTE, 2006); and finally, the discourse analysis (MANHÃES, 2006). As a result, it can be said that the digital influencer needs to build his personal brand through three attributes highlighted by Alves (2017): inner value (Iv), external value (Ev) and attributed value (Av) to influence his audiences and to lend his prestige to the brands.-1KORBES, Graziele. Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2350. http://hdl.handle.net/10737/2350http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCSAMarcaInfluenciadores digitaisMicroinfluenciadoresEstratégiasPúblicosBrand Influencers: os processos de construção de marca pessoalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2018GrazieleKorbes.pdf2018GrazieleKorbes.pdfapplication/pdf499164https://www.univates.br/bdu/bitstreams/70c22e98-e0c0-4816-b79d-448e7944d8a5/downloada692f593f7253c3d6f838f55c34133a7MD51TEXT2018GrazieleKorbes.pdf.txt2018GrazieleKorbes.pdf.txtExtracted texttext/plain58657https://www.univates.br/bdu/bitstreams/29679a33-88bf-48fb-9828-975f0c9dd028/downloadf667cd41b4cc704c4db35df5517522cfMD58THUMBNAIL2018GrazieleKorbes.pdf.jpg2018GrazieleKorbes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4217https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1a9d8849-5629-4c74-a943-912783a1c16f/download8b6bb4792748f18c41d9d1277e94bcb9MD59CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cce6b804-62e5-4c54-88b8-2a132bd774d7/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a471b594-7c82-4725-bcfb-eeeabbc9dd0f/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b1113339-6236-4f4f-90c4-c8c8c66da542/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4612https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a90fb1b6-0adc-42dd-93c4-810123ba1129/download36129901be9ef204aca645a7fb1b9719MD5510737/23502023-06-23 16:53:25.438http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/embargoedAccessoai:univates.br:10737/2350https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-23T16:53:25Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal
title Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal
spellingShingle Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal
Korbes, Graziele
CSA
Marca
Influenciadores digitais
Microinfluenciadores
Estratégias
Públicos
title_short Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal
title_full Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal
title_fullStr Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal
title_full_unstemmed Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal
title_sort Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal
author Korbes, Graziele
author_facet Korbes, Graziele
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kreutz, Elizete de Azevedo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2772980944277543
dc.contributor.author.fl_str_mv Korbes, Graziele
contributor_str_mv Kreutz, Elizete de Azevedo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Marca
Influenciadores digitais
Microinfluenciadores
Estratégias
Públicos
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Influenciadores digitais
Microinfluenciadores
Estratégias
Públicos
description Diante de um cenário permeado pelo avanço da tecnologia e o crescente aumento dos consumidores nas redes sociais, os publicitários e gestores de marca necessitam cada vez mais vencer os desafios comunicacionais para obterem resultados positivos para seus clientes e para suas marcas. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma os influenciadores digitais constroem sua credibilidade e induzem pessoas a usarem determinadas marcas. A credibilidade é fundamental para exercer influência (poder) sobre os demais, porém, mantê-la é principal desafio na contemporaneidade. O método utilizado neste estudo é o qualitativo-exploratório (GIL, 2007). Os instrumentos metodológicos foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006); pesquisa de internet (YAMAOKA, 2006); estudo de caso (DUARTE, 2006); entrevistas em profundidade (DUARTE, 2006); e, por fim, a análise do discurso (MANHÃES, 2006). Como resultados, constatamos que o influenciador digital precisa construir sua marca pessoal por meio de três atributos destacados por Alves (2017): Valor interior (Vi), Valor exterior (Ve) e Valor atribuído (Va) para influenciar seus públicos e emprestar seu prestígio às marcas.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-05T19:24:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-05T19:24:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KORBES, Graziele. Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2350.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/2350
identifier_str_mv KORBES, Graziele. Brand Influencers: os processos de construção de marca pessoal. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2350.
url http://hdl.handle.net/10737/2350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/70c22e98-e0c0-4816-b79d-448e7944d8a5/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/29679a33-88bf-48fb-9828-975f0c9dd028/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1a9d8849-5629-4c74-a943-912783a1c16f/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cce6b804-62e5-4c54-88b8-2a132bd774d7/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a471b594-7c82-4725-bcfb-eeeabbc9dd0f/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b1113339-6236-4f4f-90c4-c8c8c66da542/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a90fb1b6-0adc-42dd-93c4-810123ba1129/download
bitstream.checksum.fl_str_mv a692f593f7253c3d6f838f55c34133a7
f667cd41b4cc704c4db35df5517522cf
8b6bb4792748f18c41d9d1277e94bcb9
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
36129901be9ef204aca645a7fb1b9719
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842350583971840