A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: OS DIFERENTES CURSOS EM PERSPECTIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5682 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo avaliar se há diferença de desempenho entre os alunos atendidos por ações afirmativas e os demais discentes. Para tanto, considerou-se como proxy do desempenho acadêmico a nota dos alunos das universidades federais mineiras no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Foram realizadas análises comparando os alunos beneficiados por ações afirmativas e demais discentes sem distinção dos cursos em que se encontravam vinculados. Ademais, com o intuito de atribuir maior robustez a este resultado, realizaram-se análises considerando, especificamente, a comparação entre os grupos nos diferentes cursos. Para atingir tais objetivos, utilizou-se o teste de diferença entre médias de grupos independentes como método de investigação. Os resultados indicaram que não há diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho médio dos beneficiados por ações afirmativas e demais alunos. Esse resultado é um indicativo de que ampliar o acesso às universidades federais via ações afirmativas não implica na redução da qualidade da educação, compreendida sob a ótica do desempenho acadêmico. |
id |
UVRV-2_00285fc6ea0d65bab285ec1a4e8bf81c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/5682 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: OS DIFERENTES CURSOS EM PERSPECTIVAAções Afirmativas. Enade. Desempenho no Ensino Superior. Desempenho Acadêmico. Teste de Médias.O presente estudo tem como objetivo avaliar se há diferença de desempenho entre os alunos atendidos por ações afirmativas e os demais discentes. Para tanto, considerou-se como proxy do desempenho acadêmico a nota dos alunos das universidades federais mineiras no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Foram realizadas análises comparando os alunos beneficiados por ações afirmativas e demais discentes sem distinção dos cursos em que se encontravam vinculados. Ademais, com o intuito de atribuir maior robustez a este resultado, realizaram-se análises considerando, especificamente, a comparação entre os grupos nos diferentes cursos. Para atingir tais objetivos, utilizou-se o teste de diferença entre médias de grupos independentes como método de investigação. Os resultados indicaram que não há diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho médio dos beneficiados por ações afirmativas e demais alunos. Esse resultado é um indicativo de que ampliar o acesso às universidades federais via ações afirmativas não implica na redução da qualidade da educação, compreendida sob a ótica do desempenho acadêmico.ABECCapesFapemigdos Santos, Franciele Michele; Universidade Federal de Viçosade Castro, Sabrina Olimpio Caldas; Universidade Federal de Viçosade Almeida, Fernanda Maria; Universidade Federal de ViçosaMartin, Débora Gonzaga; Universidade Federal de Viçosa2020-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/568210.5892/ruvrd.v17i2.5682Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 2 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5682/pdf_94210.5892/ruvrd.v17i2.5682.g10951832Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-21T18:05:38Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5682Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:27.306876Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: OS DIFERENTES CURSOS EM PERSPECTIVA |
title |
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: OS DIFERENTES CURSOS EM PERSPECTIVA |
spellingShingle |
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: OS DIFERENTES CURSOS EM PERSPECTIVA dos Santos, Franciele Michele; Universidade Federal de Viçosa Ações Afirmativas. Enade. Desempenho no Ensino Superior. Desempenho Acadêmico. Teste de Médias. |
title_short |
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: OS DIFERENTES CURSOS EM PERSPECTIVA |
title_full |
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: OS DIFERENTES CURSOS EM PERSPECTIVA |
title_fullStr |
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: OS DIFERENTES CURSOS EM PERSPECTIVA |
title_full_unstemmed |
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: OS DIFERENTES CURSOS EM PERSPECTIVA |
title_sort |
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS AÇÕES AFIRMATIVAS: OS DIFERENTES CURSOS EM PERSPECTIVA |
author |
dos Santos, Franciele Michele; Universidade Federal de Viçosa |
author_facet |
dos Santos, Franciele Michele; Universidade Federal de Viçosa de Castro, Sabrina Olimpio Caldas; Universidade Federal de Viçosa de Almeida, Fernanda Maria; Universidade Federal de Viçosa Martin, Débora Gonzaga; Universidade Federal de Viçosa |
author_role |
author |
author2 |
de Castro, Sabrina Olimpio Caldas; Universidade Federal de Viçosa de Almeida, Fernanda Maria; Universidade Federal de Viçosa Martin, Débora Gonzaga; Universidade Federal de Viçosa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes Fapemig |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Franciele Michele; Universidade Federal de Viçosa de Castro, Sabrina Olimpio Caldas; Universidade Federal de Viçosa de Almeida, Fernanda Maria; Universidade Federal de Viçosa Martin, Débora Gonzaga; Universidade Federal de Viçosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações Afirmativas. Enade. Desempenho no Ensino Superior. Desempenho Acadêmico. Teste de Médias. |
topic |
Ações Afirmativas. Enade. Desempenho no Ensino Superior. Desempenho Acadêmico. Teste de Médias. |
description |
O presente estudo tem como objetivo avaliar se há diferença de desempenho entre os alunos atendidos por ações afirmativas e os demais discentes. Para tanto, considerou-se como proxy do desempenho acadêmico a nota dos alunos das universidades federais mineiras no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Foram realizadas análises comparando os alunos beneficiados por ações afirmativas e demais discentes sem distinção dos cursos em que se encontravam vinculados. Ademais, com o intuito de atribuir maior robustez a este resultado, realizaram-se análises considerando, especificamente, a comparação entre os grupos nos diferentes cursos. Para atingir tais objetivos, utilizou-se o teste de diferença entre médias de grupos independentes como método de investigação. Os resultados indicaram que não há diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho médio dos beneficiados por ações afirmativas e demais alunos. Esse resultado é um indicativo de que ampliar o acesso às universidades federais via ações afirmativas não implica na redução da qualidade da educação, compreendida sob a ótica do desempenho acadêmico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5682 10.5892/ruvrd.v17i2.5682 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5682 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v17i2.5682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5682/pdf_942 10.5892/ruvrd.v17i2.5682.g10951832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 2 (2019) 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v17i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051200963608576 |