PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallo, Zildo; Universidade de Araraquara - UNIARA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Luiz, Solange Aparecida da Silva; Universidade de Araraquara - UNIARA, Sossae, Flávia; Universidade de Araraquara - UNIARA, Cintrão, Janaína; Universidade de Araraquara - UNIARA, Tincani, Daniela; Universidade UNAERP – Ribeirão Preto/SP
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5914
Resumo: RESUMO O objetivo deste trabalho foi investigar o consumo infantil como decorrência da publicidade televisiva bem como suas implicações sociais e culturais que acarretam no desenvolvimento do consumidor infantil compulsivo. Optou-se por trabalhar com a pesquisa qualitativa, por meio de estudo exploratório, questionário semiestruturado e entrevista em profundidade. O processo de coleta de dados realizou-se com a distribuição de questionário às mães ou responsáveis com filhos de cinco a seis anos, de ambos os sexos, em duas escolas (uma pública e outra privada) em Araraquara/SP. Em seguida, foram entrevistadas as crianças. E na terceira etapa buscou-se a opinião de um profissional da área da educação. Os resultados demonstraram que a mídia televisiva e a publicidade, além de ditarem as regras de quais itens devem ser consumidos tem contribuído para criar a infância do consumo, reconfigurando comportamentos, modo de vida e de subjetividade na sociedade contemporânea.
id UVRV-2_06ad18c1da70568f4a03569995af8b15
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5914
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOSConsumismo. Criança. Publicidade. Televisão. Marketing.RESUMO O objetivo deste trabalho foi investigar o consumo infantil como decorrência da publicidade televisiva bem como suas implicações sociais e culturais que acarretam no desenvolvimento do consumidor infantil compulsivo. Optou-se por trabalhar com a pesquisa qualitativa, por meio de estudo exploratório, questionário semiestruturado e entrevista em profundidade. O processo de coleta de dados realizou-se com a distribuição de questionário às mães ou responsáveis com filhos de cinco a seis anos, de ambos os sexos, em duas escolas (uma pública e outra privada) em Araraquara/SP. Em seguida, foram entrevistadas as crianças. E na terceira etapa buscou-se a opinião de um profissional da área da educação. Os resultados demonstraram que a mídia televisiva e a publicidade, além de ditarem as regras de quais itens devem ser consumidos tem contribuído para criar a infância do consumo, reconfigurando comportamentos, modo de vida e de subjetividade na sociedade contemporânea.ABECUniversidade de Araraquara - UNIARAGallo, Zildo; Universidade de Araraquara - UNIARALuiz, Solange Aparecida da Silva; Universidade de Araraquara - UNIARASossae, Flávia; Universidade de Araraquara - UNIARACintrão, Janaína; Universidade de Araraquara - UNIARATincani, Daniela; Universidade UNAERP – Ribeirão Preto/SP2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/591410.5892/ruvrd.v1i18.5914Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 671-6802236-53621517-027610.5892/ruvrd.v1i18reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5914/_2http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5914/pdf_1035http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5914/57410.5892/ruvrd.v18i1.5914.g1095204110.5892/ruvrd.v18i1.5914.g1095204210.5892/ruvrd.v1i18.5914.s574Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T13:42:12Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5914Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:55.125947Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOS
title PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOS
spellingShingle PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOS
Gallo, Zildo; Universidade de Araraquara - UNIARA
Consumismo. Criança. Publicidade. Televisão. Marketing.
title_short PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOS
title_full PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOS
title_fullStr PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOS
title_full_unstemmed PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOS
title_sort PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOS
author Gallo, Zildo; Universidade de Araraquara - UNIARA
author_facet Gallo, Zildo; Universidade de Araraquara - UNIARA
Luiz, Solange Aparecida da Silva; Universidade de Araraquara - UNIARA
Sossae, Flávia; Universidade de Araraquara - UNIARA
Cintrão, Janaína; Universidade de Araraquara - UNIARA
Tincani, Daniela; Universidade UNAERP – Ribeirão Preto/SP
author_role author
author2 Luiz, Solange Aparecida da Silva; Universidade de Araraquara - UNIARA
Sossae, Flávia; Universidade de Araraquara - UNIARA
Cintrão, Janaína; Universidade de Araraquara - UNIARA
Tincani, Daniela; Universidade UNAERP – Ribeirão Preto/SP
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Araraquara - UNIARA
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallo, Zildo; Universidade de Araraquara - UNIARA
Luiz, Solange Aparecida da Silva; Universidade de Araraquara - UNIARA
Sossae, Flávia; Universidade de Araraquara - UNIARA
Cintrão, Janaína; Universidade de Araraquara - UNIARA
Tincani, Daniela; Universidade UNAERP – Ribeirão Preto/SP
dc.subject.por.fl_str_mv Consumismo. Criança. Publicidade. Televisão. Marketing.
topic Consumismo. Criança. Publicidade. Televisão. Marketing.
description RESUMO O objetivo deste trabalho foi investigar o consumo infantil como decorrência da publicidade televisiva bem como suas implicações sociais e culturais que acarretam no desenvolvimento do consumidor infantil compulsivo. Optou-se por trabalhar com a pesquisa qualitativa, por meio de estudo exploratório, questionário semiestruturado e entrevista em profundidade. O processo de coleta de dados realizou-se com a distribuição de questionário às mães ou responsáveis com filhos de cinco a seis anos, de ambos os sexos, em duas escolas (uma pública e outra privada) em Araraquara/SP. Em seguida, foram entrevistadas as crianças. E na terceira etapa buscou-se a opinião de um profissional da área da educação. Os resultados demonstraram que a mídia televisiva e a publicidade, além de ditarem as regras de quais itens devem ser consumidos tem contribuído para criar a infância do consumo, reconfigurando comportamentos, modo de vida e de subjetividade na sociedade contemporânea.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5914
10.5892/ruvrd.v1i18.5914
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5914
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v1i18.5914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5914/_2
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5914/pdf_1035
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5914/574
10.5892/ruvrd.v18i1.5914.g10952041
10.5892/ruvrd.v18i1.5914.g10952042
10.5892/ruvrd.v1i18.5914.s574
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 671-680
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v1i18
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051204411326464