PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5914 |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste trabalho foi investigar o consumo infantil como decorrência da publicidade televisiva bem como suas implicações sociais e culturais que acarretam no desenvolvimento do consumidor infantil compulsivo. Optou-se por trabalhar com a pesquisa qualitativa, por meio de estudo exploratório, questionário semiestruturado e entrevista em profundidade. O processo de coleta de dados realizou-se com a distribuição de questionário às mães ou responsáveis com filhos de cinco a seis anos, de ambos os sexos, em duas escolas (uma pública e outra privada) em Araraquara/SP. Em seguida, foram entrevistadas as crianças. E na terceira etapa buscou-se a opinião de um profissional da área da educação. Os resultados demonstraram que a mídia televisiva e a publicidade, além de ditarem as regras de quais itens devem ser consumidos tem contribuído para criar a infância do consumo, reconfigurando comportamentos, modo de vida e de subjetividade na sociedade contemporânea. |
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PUBLICIDADE QUE CONSOME A INFÂNCIA: O DESPERDÍCIO DE VALORES DURADOUROS POR PRAZERES INSTANTÂNEOSConsumismo. Criança. Publicidade. Televisão. Marketing.RESUMO O objetivo deste trabalho foi investigar o consumo infantil como decorrência da publicidade televisiva bem como suas implicações sociais e culturais que acarretam no desenvolvimento do consumidor infantil compulsivo. Optou-se por trabalhar com a pesquisa qualitativa, por meio de estudo exploratório, questionário semiestruturado e entrevista em profundidade. O processo de coleta de dados realizou-se com a distribuição de questionário às mães ou responsáveis com filhos de cinco a seis anos, de ambos os sexos, em duas escolas (uma pública e outra privada) em Araraquara/SP. Em seguida, foram entrevistadas as crianças. E na terceira etapa buscou-se a opinião de um profissional da área da educação. Os resultados demonstraram que a mídia televisiva e a publicidade, além de ditarem as regras de quais itens devem ser consumidos tem contribuído para criar a infância do consumo, reconfigurando comportamentos, modo de vida e de subjetividade na sociedade contemporânea.ABECUniversidade de Araraquara - UNIARAGallo, Zildo; Universidade de Araraquara - UNIARALuiz, Solange Aparecida da Silva; Universidade de Araraquara - UNIARASossae, Flávia; Universidade de Araraquara - UNIARACintrão, Janaína; Universidade de Araraquara - UNIARATincani, Daniela; Universidade UNAERP – Ribeirão Preto/SP2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/591410.5892/ruvrd.v1i18.5914Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 671-6802236-53621517-027610.5892/ruvrd.v1i18reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5914/_2http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5914/pdf_1035http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5914/57410.5892/ruvrd.v18i1.5914.g1095204110.5892/ruvrd.v18i1.5914.g1095204210.5892/ruvrd.v1i18.5914.s574Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T13:42:12ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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