O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Katia de Fatima; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFV
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, Rodney Alves; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFV, DE FREITAS, ALAIR FERREIRA; Universidade Federal de Viçosa - UFV, Salgado, Rafael Junior dos Santos Figueiredo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN., Cuz, Munik Mariana do Rosário Nunes da; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG., Glória, Alceste Metzker dos Santos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG., Chaves, José Virolli; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano., Almeida, Marcelito Trindade; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5781
Resumo: O objetivo deste estudo foi classificar a produção científica brasileira no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas Instituições Federais de Ensino, com o intuito de revelar o perfil das publicações a partir dos seguintes quesitos: tendências teórico-metodológicas; amplitude adotada na abordagem do tema; modalidades contempladas; identificação de pesquisadores; e instituições de onde se originam os textos. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de natureza quanti-qualitativa, contemplando artigos, teses e Dissertações de importantes base de dados, no período entre junho de 2009 e junho de 2019,  por meio da técnica de análise de conteúdo realizada com o auxílio do programa IRaMuTeQ. Os resultados indicam a predominância de pesquisadores de instituições da Região Sudeste em estudos que abordam a preocupação relacionada ao Programa nas Instituições Federais de Ensino. Destaca-se que não foram encontrados artigos e teses que abordam o Programa nessas instituições. Quando a busca se voltou para as dissertações, foram encontradas apenas seis. Quanto à metodologia utilizada nesses estudos, constatou-se que prevalecem as pesquisas teórico-empíricas com enfoque qualitativo, portanto há a necessidade de diversificar as estratégias metodológicas empregadas nessa área de estudo. Os resultados reforçam que é preciso articulação entre os diferentes centros de pesquisa, de modo a superar as lacunas na construção do conhecimento sobre o PNAE nas Instituições Federais de Ensino, dos processos de análise de políticas públicas e ainda de pesquisas que avaliem o Programa como sendo uma construção social com articulações de diversos atores.
id UVRV-2_1564f12b11eb49bf8fade135ad64a2d7
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5781
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRAPrograma Nacional de Alimentação Escolar; Revisão Sistemática; Políticas Públicas; Instituições Federais de EnsinoO objetivo deste estudo foi classificar a produção científica brasileira no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas Instituições Federais de Ensino, com o intuito de revelar o perfil das publicações a partir dos seguintes quesitos: tendências teórico-metodológicas; amplitude adotada na abordagem do tema; modalidades contempladas; identificação de pesquisadores; e instituições de onde se originam os textos. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de natureza quanti-qualitativa, contemplando artigos, teses e Dissertações de importantes base de dados, no período entre junho de 2009 e junho de 2019,  por meio da técnica de análise de conteúdo realizada com o auxílio do programa IRaMuTeQ. Os resultados indicam a predominância de pesquisadores de instituições da Região Sudeste em estudos que abordam a preocupação relacionada ao Programa nas Instituições Federais de Ensino. Destaca-se que não foram encontrados artigos e teses que abordam o Programa nessas instituições. Quando a busca se voltou para as dissertações, foram encontradas apenas seis. Quanto à metodologia utilizada nesses estudos, constatou-se que prevalecem as pesquisas teórico-empíricas com enfoque qualitativo, portanto há a necessidade de diversificar as estratégias metodológicas empregadas nessa área de estudo. Os resultados reforçam que é preciso articulação entre os diferentes centros de pesquisa, de modo a superar as lacunas na construção do conhecimento sobre o PNAE nas Instituições Federais de Ensino, dos processos de análise de políticas públicas e ainda de pesquisas que avaliem o Programa como sendo uma construção social com articulações de diversos atores.ABECVilela, Katia de Fatima; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFVBarbosa, Rodney Alves; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFVDE FREITAS, ALAIR FERREIRA; Universidade Federal de Viçosa - UFVSalgado, Rafael Junior dos Santos Figueiredo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.Cuz, Munik Mariana do Rosário Nunes da; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.Glória, Alceste Metzker dos Santos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.Chaves, José Virolli; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.Almeida, Marcelito Trindade; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/578110.5892/ruvrd.v1i18.5781Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 415-4262236-53621517-027610.5892/ruvrd.v1i18reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5781/pdf_1009http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5781/55010.5892/ruvrd.v18i1.5781.g1095201510.5892/ruvrd.v1i18.5781.s550Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T13:42:12Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5781Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:35.906931Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
title O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
spellingShingle O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Vilela, Katia de Fatima; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFV
Programa Nacional de Alimentação Escolar; Revisão Sistemática; Políticas Públicas; Instituições Federais de Ensino
title_short O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
title_full O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
title_fullStr O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
title_full_unstemmed O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
title_sort O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
author Vilela, Katia de Fatima; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFV
author_facet Vilela, Katia de Fatima; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFV
Barbosa, Rodney Alves; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFV
DE FREITAS, ALAIR FERREIRA; Universidade Federal de Viçosa - UFV
Salgado, Rafael Junior dos Santos Figueiredo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Cuz, Munik Mariana do Rosário Nunes da; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.
Glória, Alceste Metzker dos Santos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.
Chaves, José Virolli; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.
Almeida, Marcelito Trindade; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.
author_role author
author2 Barbosa, Rodney Alves; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFV
DE FREITAS, ALAIR FERREIRA; Universidade Federal de Viçosa - UFV
Salgado, Rafael Junior dos Santos Figueiredo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Cuz, Munik Mariana do Rosário Nunes da; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.
Glória, Alceste Metzker dos Santos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.
Chaves, José Virolli; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.
Almeida, Marcelito Trindade; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Katia de Fatima; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFV
Barbosa, Rodney Alves; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFV
DE FREITAS, ALAIR FERREIRA; Universidade Federal de Viçosa - UFV
Salgado, Rafael Junior dos Santos Figueiredo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Cuz, Munik Mariana do Rosário Nunes da; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.
Glória, Alceste Metzker dos Santos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.
Chaves, José Virolli; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.
Almeida, Marcelito Trindade; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional de Alimentação Escolar; Revisão Sistemática; Políticas Públicas; Instituições Federais de Ensino
topic Programa Nacional de Alimentação Escolar; Revisão Sistemática; Políticas Públicas; Instituições Federais de Ensino
description O objetivo deste estudo foi classificar a produção científica brasileira no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas Instituições Federais de Ensino, com o intuito de revelar o perfil das publicações a partir dos seguintes quesitos: tendências teórico-metodológicas; amplitude adotada na abordagem do tema; modalidades contempladas; identificação de pesquisadores; e instituições de onde se originam os textos. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de natureza quanti-qualitativa, contemplando artigos, teses e Dissertações de importantes base de dados, no período entre junho de 2009 e junho de 2019,  por meio da técnica de análise de conteúdo realizada com o auxílio do programa IRaMuTeQ. Os resultados indicam a predominância de pesquisadores de instituições da Região Sudeste em estudos que abordam a preocupação relacionada ao Programa nas Instituições Federais de Ensino. Destaca-se que não foram encontrados artigos e teses que abordam o Programa nessas instituições. Quando a busca se voltou para as dissertações, foram encontradas apenas seis. Quanto à metodologia utilizada nesses estudos, constatou-se que prevalecem as pesquisas teórico-empíricas com enfoque qualitativo, portanto há a necessidade de diversificar as estratégias metodológicas empregadas nessa área de estudo. Os resultados reforçam que é preciso articulação entre os diferentes centros de pesquisa, de modo a superar as lacunas na construção do conhecimento sobre o PNAE nas Instituições Federais de Ensino, dos processos de análise de políticas públicas e ainda de pesquisas que avaliem o Programa como sendo uma construção social com articulações de diversos atores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5781
10.5892/ruvrd.v1i18.5781
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5781
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v1i18.5781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5781/pdf_1009
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5781/550
10.5892/ruvrd.v18i1.5781.g10952015
10.5892/ruvrd.v1i18.5781.s550
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 415-426
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v1i18
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051201973387264