O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5781 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi classificar a produção científica brasileira no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas Instituições Federais de Ensino, com o intuito de revelar o perfil das publicações a partir dos seguintes quesitos: tendências teórico-metodológicas; amplitude adotada na abordagem do tema; modalidades contempladas; identificação de pesquisadores; e instituições de onde se originam os textos. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de natureza quanti-qualitativa, contemplando artigos, teses e Dissertações de importantes base de dados, no período entre junho de 2009 e junho de 2019, por meio da técnica de análise de conteúdo realizada com o auxílio do programa IRaMuTeQ. Os resultados indicam a predominância de pesquisadores de instituições da Região Sudeste em estudos que abordam a preocupação relacionada ao Programa nas Instituições Federais de Ensino. Destaca-se que não foram encontrados artigos e teses que abordam o Programa nessas instituições. Quando a busca se voltou para as dissertações, foram encontradas apenas seis. Quanto à metodologia utilizada nesses estudos, constatou-se que prevalecem as pesquisas teórico-empíricas com enfoque qualitativo, portanto há a necessidade de diversificar as estratégias metodológicas empregadas nessa área de estudo. Os resultados reforçam que é preciso articulação entre os diferentes centros de pesquisa, de modo a superar as lacunas na construção do conhecimento sobre o PNAE nas Instituições Federais de Ensino, dos processos de análise de políticas públicas e ainda de pesquisas que avaliem o Programa como sendo uma construção social com articulações de diversos atores. |
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O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRAPrograma Nacional de Alimentação Escolar; Revisão Sistemática; Políticas Públicas; Instituições Federais de EnsinoO objetivo deste estudo foi classificar a produção científica brasileira no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas Instituições Federais de Ensino, com o intuito de revelar o perfil das publicações a partir dos seguintes quesitos: tendências teórico-metodológicas; amplitude adotada na abordagem do tema; modalidades contempladas; identificação de pesquisadores; e instituições de onde se originam os textos. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de natureza quanti-qualitativa, contemplando artigos, teses e Dissertações de importantes base de dados, no período entre junho de 2009 e junho de 2019, por meio da técnica de análise de conteúdo realizada com o auxílio do programa IRaMuTeQ. Os resultados indicam a predominância de pesquisadores de instituições da Região Sudeste em estudos que abordam a preocupação relacionada ao Programa nas Instituições Federais de Ensino. Destaca-se que não foram encontrados artigos e teses que abordam o Programa nessas instituições. Quando a busca se voltou para as dissertações, foram encontradas apenas seis. Quanto à metodologia utilizada nesses estudos, constatou-se que prevalecem as pesquisas teórico-empíricas com enfoque qualitativo, portanto há a necessidade de diversificar as estratégias metodológicas empregadas nessa área de estudo. Os resultados reforçam que é preciso articulação entre os diferentes centros de pesquisa, de modo a superar as lacunas na construção do conhecimento sobre o PNAE nas Instituições Federais de Ensino, dos processos de análise de políticas públicas e ainda de pesquisas que avaliem o Programa como sendo uma construção social com articulações de diversos atores.ABECVilela, Katia de Fatima; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFVBarbosa, Rodney Alves; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Universidade Federal de Viçosa - UFVDE FREITAS, ALAIR FERREIRA; Universidade Federal de Viçosa - UFVSalgado, Rafael Junior dos Santos Figueiredo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.Cuz, Munik Mariana do Rosário Nunes da; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.Glória, Alceste Metzker dos Santos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.Chaves, José Virolli; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.Almeida, Marcelito Trindade; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/578110.5892/ruvrd.v1i18.5781Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 415-4262236-53621517-027610.5892/ruvrd.v1i18reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5781/pdf_1009http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5781/55010.5892/ruvrd.v18i1.5781.g1095201510.5892/ruvrd.v1i18.5781.s550Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T13:42:12ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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