AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagemDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: FIALHO, Francisco Antonio; UFSC
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2976
Resumo: A questão do conhecimento permeia nossa sociedade desde os tempos dos filósofos gregos. Segundo alguns o conhecimeto é o que permite que o homem equacione os problemas do seu cotidiano. O objetivo deste artigo é conceituar o conhecimento referente ao aprendizado individual do ser humano inicialmente: na episteme dos cognitivistas; dentro da ótica dos conexionistas e na abordagem autopoiética.  A título de uma epifania discute-se o conhecimento numa visão integral que enxerga os três conceitos como aspectos de uma mesma realidade.  Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva exploratória, numa abordagem qualitativa, o que permitiu, ao final, inferir algumas considerações sobre a questão do conhecimento em uma visão mais ampla e integral.
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