AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagemDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2976 |
Resumo: | A questão do conhecimento permeia nossa sociedade desde os tempos dos filósofos gregos. Segundo alguns o conhecimeto é o que permite que o homem equacione os problemas do seu cotidiano. O objetivo deste artigo é conceituar o conhecimento referente ao aprendizado individual do ser humano inicialmente: na episteme dos cognitivistas; dentro da ótica dos conexionistas e na abordagem autopoiética. A título de uma epifania discute-se o conhecimento numa visão integral que enxerga os três conceitos como aspectos de uma mesma realidade. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva exploratória, numa abordagem qualitativa, o que permitiu, ao final, inferir algumas considerações sobre a questão do conhecimento em uma visão mais ampla e integral. |
id |
UVRV-2_1c9b2bd5e1824d7bca8471f7b05f47fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2976 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagemDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976A questão do conhecimento permeia nossa sociedade desde os tempos dos filósofos gregos. Segundo alguns o conhecimeto é o que permite que o homem equacione os problemas do seu cotidiano. O objetivo deste artigo é conceituar o conhecimento referente ao aprendizado individual do ser humano inicialmente: na episteme dos cognitivistas; dentro da ótica dos conexionistas e na abordagem autopoiética. A título de uma epifania discute-se o conhecimento numa visão integral que enxerga os três conceitos como aspectos de uma mesma realidade. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva exploratória, numa abordagem qualitativa, o que permitiu, ao final, inferir algumas considerações sobre a questão do conhecimento em uma visão mais ampla e integral.ABECMACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa CatarinaFIALHO, Francisco Antonio; UFSC2016-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/297610.5892/ruvrd.v14i2.2976Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 589-6012236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2976/pdf_55810.5892/ruvrd.v14i2.2976.g2556Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:36ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagemDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976 |
title |
AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagemDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976 |
spellingShingle |
AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagemDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976 MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina |
title_short |
AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagemDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976 |
title_full |
AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagemDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976 |
title_fullStr |
AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagemDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976 |
title_full_unstemmed |
AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagemDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976 |
title_sort |
AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagemDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976 |
author |
MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina |
author_facet |
MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina FIALHO, Francisco Antonio; UFSC |
author_role |
author |
author2 |
FIALHO, Francisco Antonio; UFSC |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACHADO, Andreia de Bem; Universidade Federal de Santa Catarina FIALHO, Francisco Antonio; UFSC |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A questão do conhecimento permeia nossa sociedade desde os tempos dos filósofos gregos. Segundo alguns o conhecimeto é o que permite que o homem equacione os problemas do seu cotidiano. O objetivo deste artigo é conceituar o conhecimento referente ao aprendizado individual do ser humano inicialmente: na episteme dos cognitivistas; dentro da ótica dos conexionistas e na abordagem autopoiética. A título de uma epifania discute-se o conhecimento numa visão integral que enxerga os três conceitos como aspectos de uma mesma realidade. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva exploratória, numa abordagem qualitativa, o que permitiu, ao final, inferir algumas considerações sobre a questão do conhecimento em uma visão mais ampla e integral. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2976 10.5892/ruvrd.v14i2.2976 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2976 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i2.2976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2976/pdf_558 10.5892/ruvrd.v14i2.2976.g2556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 589-601 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454439152975872 |