AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINAZZO, Celso José; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1384
Resumo: RESUMO: Este artigo tem como foco de investigação as possibilidades e perspectivas de desenvolvimento da autonomia e de novas aprendizagens no contexto atual do mundo tecnológico potencializadoras de ambientes virtuais. Trata-se de um estudo bibliográfico investigativo onde buscamos compreender as relações complexas que se estabelecem entre o exercício da autonomia e as possibilidades de aprendizagem em ambiente de alta tecnologia digital. Analisamos a abrangência do uso da tecnologia no âmbito da educação escolar considerando a diversidade de formas de ensinar e de aprender. Num mundo em que a virtualidade é um fenômeno cada vez mais presente, é imprescindível que nos apropriemos das ferramentas tecnológicas e, sobretudo, que aprendamos a aprender com vistas a produzir conhecimento a partir dos dados e informações que os aparatos tecnológicos põem a nossa disposição. A recente e irreversível revolução tecnológica abre caminhos desafiadores para uma reestruturação paradigmática e operacional da organização e da cultura escolares e, sobretudo, da práxis educacional no que se refere ao processo de desenvolvimento da autonomia bem como às possibilidades de aquisição de novas aprendizagens, tanto docente quanto discente, em contextos tecnológicos. PALAVRAS-CHAVE: Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem.
id UVRV-2_cf195b022cfd78890ad1e1bf55197343
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1384
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384Áera: Ciências Humanas; Sub-área: Fundamentos da educaçãoAmbientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem.Autonomia e aprendizagem em ambientes virtuaisRESUMO: Este artigo tem como foco de investigação as possibilidades e perspectivas de desenvolvimento da autonomia e de novas aprendizagens no contexto atual do mundo tecnológico potencializadoras de ambientes virtuais. Trata-se de um estudo bibliográfico investigativo onde buscamos compreender as relações complexas que se estabelecem entre o exercício da autonomia e as possibilidades de aprendizagem em ambiente de alta tecnologia digital. Analisamos a abrangência do uso da tecnologia no âmbito da educação escolar considerando a diversidade de formas de ensinar e de aprender. Num mundo em que a virtualidade é um fenômeno cada vez mais presente, é imprescindível que nos apropriemos das ferramentas tecnológicas e, sobretudo, que aprendamos a aprender com vistas a produzir conhecimento a partir dos dados e informações que os aparatos tecnológicos põem a nossa disposição. A recente e irreversível revolução tecnológica abre caminhos desafiadores para uma reestruturação paradigmática e operacional da organização e da cultura escolares e, sobretudo, da práxis educacional no que se refere ao processo de desenvolvimento da autonomia bem como às possibilidades de aquisição de novas aprendizagens, tanto docente quanto discente, em contextos tecnológicos. PALAVRAS-CHAVE: Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem.ABECPrograma de Mestrado e Doutorada em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.MARTINAZZO, Celso José; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul2014-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/138410.5892/ruvrd.v12i1.1384Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 455-4692236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1384/pdf_129http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1384/12110.5892/ruvrd.v12i1.1384.g118310.5892/ruvrd.v12i1.1384.s121Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:23:00ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384
title AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384
spellingShingle AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384
MARTINAZZO, Celso José; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Áera: Ciências Humanas; Sub-área: Fundamentos da educação
Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem.
Autonomia e aprendizagem em ambientes virtuais
title_short AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384
title_full AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384
title_fullStr AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384
title_full_unstemmed AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384
title_sort AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384
author MARTINAZZO, Celso José; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
author_facet MARTINAZZO, Celso José; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa de Mestrado e Doutorada em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINAZZO, Celso José; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
dc.subject.por.fl_str_mv Áera: Ciências Humanas; Sub-área: Fundamentos da educação
Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem.
Autonomia e aprendizagem em ambientes virtuais
topic Áera: Ciências Humanas; Sub-área: Fundamentos da educação
Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem.
Autonomia e aprendizagem em ambientes virtuais
description RESUMO: Este artigo tem como foco de investigação as possibilidades e perspectivas de desenvolvimento da autonomia e de novas aprendizagens no contexto atual do mundo tecnológico potencializadoras de ambientes virtuais. Trata-se de um estudo bibliográfico investigativo onde buscamos compreender as relações complexas que se estabelecem entre o exercício da autonomia e as possibilidades de aprendizagem em ambiente de alta tecnologia digital. Analisamos a abrangência do uso da tecnologia no âmbito da educação escolar considerando a diversidade de formas de ensinar e de aprender. Num mundo em que a virtualidade é um fenômeno cada vez mais presente, é imprescindível que nos apropriemos das ferramentas tecnológicas e, sobretudo, que aprendamos a aprender com vistas a produzir conhecimento a partir dos dados e informações que os aparatos tecnológicos põem a nossa disposição. A recente e irreversível revolução tecnológica abre caminhos desafiadores para uma reestruturação paradigmática e operacional da organização e da cultura escolares e, sobretudo, da práxis educacional no que se refere ao processo de desenvolvimento da autonomia bem como às possibilidades de aquisição de novas aprendizagens, tanto docente quanto discente, em contextos tecnológicos. PALAVRAS-CHAVE: Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1384
10.5892/ruvrd.v12i1.1384
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1384
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v12i1.1384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1384/pdf_129
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1384/121
10.5892/ruvrd.v12i1.1384.g1183
10.5892/ruvrd.v12i1.1384.s121
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 455-469
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v12i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454435089743872