AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1384 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo tem como foco de investigação as possibilidades e perspectivas de desenvolvimento da autonomia e de novas aprendizagens no contexto atual do mundo tecnológico potencializadoras de ambientes virtuais. Trata-se de um estudo bibliográfico investigativo onde buscamos compreender as relações complexas que se estabelecem entre o exercício da autonomia e as possibilidades de aprendizagem em ambiente de alta tecnologia digital. Analisamos a abrangência do uso da tecnologia no âmbito da educação escolar considerando a diversidade de formas de ensinar e de aprender. Num mundo em que a virtualidade é um fenômeno cada vez mais presente, é imprescindível que nos apropriemos das ferramentas tecnológicas e, sobretudo, que aprendamos a aprender com vistas a produzir conhecimento a partir dos dados e informações que os aparatos tecnológicos põem a nossa disposição. A recente e irreversível revolução tecnológica abre caminhos desafiadores para uma reestruturação paradigmática e operacional da organização e da cultura escolares e, sobretudo, da práxis educacional no que se refere ao processo de desenvolvimento da autonomia bem como às possibilidades de aquisição de novas aprendizagens, tanto docente quanto discente, em contextos tecnológicos. PALAVRAS-CHAVE: Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem. |
id |
UVRV-2_797281e90b251ff0df500a3f6a67ca93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/1384 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384Áera: Ciências Humanas; Sub-área: Fundamentos da educaçãoAmbientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem.Autonomia e aprendizagem em ambientes virtuaisRESUMO: Este artigo tem como foco de investigação as possibilidades e perspectivas de desenvolvimento da autonomia e de novas aprendizagens no contexto atual do mundo tecnológico potencializadoras de ambientes virtuais. Trata-se de um estudo bibliográfico investigativo onde buscamos compreender as relações complexas que se estabelecem entre o exercício da autonomia e as possibilidades de aprendizagem em ambiente de alta tecnologia digital. Analisamos a abrangência do uso da tecnologia no âmbito da educação escolar considerando a diversidade de formas de ensinar e de aprender. Num mundo em que a virtualidade é um fenômeno cada vez mais presente, é imprescindível que nos apropriemos das ferramentas tecnológicas e, sobretudo, que aprendamos a aprender com vistas a produzir conhecimento a partir dos dados e informações que os aparatos tecnológicos põem a nossa disposição. A recente e irreversível revolução tecnológica abre caminhos desafiadores para uma reestruturação paradigmática e operacional da organização e da cultura escolares e, sobretudo, da práxis educacional no que se refere ao processo de desenvolvimento da autonomia bem como às possibilidades de aquisição de novas aprendizagens, tanto docente quanto discente, em contextos tecnológicos. PALAVRAS-CHAVE: Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem.ABECPrograma de Mestrado e Doutorada em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.MARTINAZZO, Celso José; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul2014-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/138410.5892/ruvrd.v12i1.1384Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 455-4692236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1384/pdf_129http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1384/12110.5892/ruvrd.v12i1.1384.g118310.5892/ruvrd.v12i1.1384.s121Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:23:00Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1384Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:18.825131Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384 |
title |
AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384 |
spellingShingle |
AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384 MARTINAZZO, Celso José; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Áera: Ciências Humanas; Sub-área: Fundamentos da educação Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem. Autonomia e aprendizagem em ambientes virtuais |
title_short |
AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384 |
title_full |
AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384 |
title_fullStr |
AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384 |
title_full_unstemmed |
AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384 |
title_sort |
AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384 |
author |
MARTINAZZO, Celso José; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
author_facet |
MARTINAZZO, Celso José; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa de Mestrado e Doutorada em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINAZZO, Celso José; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Áera: Ciências Humanas; Sub-área: Fundamentos da educação Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem. Autonomia e aprendizagem em ambientes virtuais |
topic |
Áera: Ciências Humanas; Sub-área: Fundamentos da educação Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem. Autonomia e aprendizagem em ambientes virtuais |
description |
RESUMO: Este artigo tem como foco de investigação as possibilidades e perspectivas de desenvolvimento da autonomia e de novas aprendizagens no contexto atual do mundo tecnológico potencializadoras de ambientes virtuais. Trata-se de um estudo bibliográfico investigativo onde buscamos compreender as relações complexas que se estabelecem entre o exercício da autonomia e as possibilidades de aprendizagem em ambiente de alta tecnologia digital. Analisamos a abrangência do uso da tecnologia no âmbito da educação escolar considerando a diversidade de formas de ensinar e de aprender. Num mundo em que a virtualidade é um fenômeno cada vez mais presente, é imprescindível que nos apropriemos das ferramentas tecnológicas e, sobretudo, que aprendamos a aprender com vistas a produzir conhecimento a partir dos dados e informações que os aparatos tecnológicos põem a nossa disposição. A recente e irreversível revolução tecnológica abre caminhos desafiadores para uma reestruturação paradigmática e operacional da organização e da cultura escolares e, sobretudo, da práxis educacional no que se refere ao processo de desenvolvimento da autonomia bem como às possibilidades de aquisição de novas aprendizagens, tanto docente quanto discente, em contextos tecnológicos. PALAVRAS-CHAVE: Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1384 10.5892/ruvrd.v12i1.1384 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1384 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v12i1.1384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1384/pdf_129 http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1384/121 10.5892/ruvrd.v12i1.1384.g1183 10.5892/ruvrd.v12i1.1384.s121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 455-469 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v12i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051199898255360 |