O ENFERMEIRO NA PRÁTICA DOCENTE: refletindo sobre os métodos de avaliação do ensino e aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1353

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carnevalli MOTTA, Leticia Leticia; Universidade Federal de Alfenas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza GONÇALVES, Jamila; Universidade Federal de Alfenas, Gonçalves de Abreu SOUZA, Ana Cristina; Universidade Federal de Alfenas, Rodrigues RESCK, Zélia Marilda; Universidade Federal de Alfenas, Rezende DÁZIO, Eliza Maria; Universidade Federal de Alfenas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1353
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de avaliação no ensino superior em enfermagem. A avaliação constitui importante ferramenta para acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem quando utilizada como diagnóstico norteador para intervenções e melhorias no desenvolvimento de atividades educacionais. A realidade nos mostra a aplicação de métodos de avaliação usados com ênfase na quantificação dos resultados por meio de notas e não como sistema de avaliação da qualidade do processo ensino aprendizagem. Repensar as formas de avaliação aplicadas no cotidiano do enfermeiro professor, é criar oportunidade para contribuir com a formação dos profissionais de enfermagem para a construção de seu conhecimento.
id UVRV-2_224187daddd0001e0bd3c47fbf1c9c40
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1353
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling O ENFERMEIRO NA PRÁTICA DOCENTE: refletindo sobre os métodos de avaliação do ensino e aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1353Enfermagem; Educaçãoenfermagem; ensino; aprendizagem; avaliação.Avaliação do processo de ensino aprendizagemEste artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de avaliação no ensino superior em enfermagem. A avaliação constitui importante ferramenta para acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem quando utilizada como diagnóstico norteador para intervenções e melhorias no desenvolvimento de atividades educacionais. A realidade nos mostra a aplicação de métodos de avaliação usados com ênfase na quantificação dos resultados por meio de notas e não como sistema de avaliação da qualidade do processo ensino aprendizagem. Repensar as formas de avaliação aplicadas no cotidiano do enfermeiro professor, é criar oportunidade para contribuir com a formação dos profissionais de enfermagem para a construção de seu conhecimento. ABECCarnevalli MOTTA, Leticia Leticia; Universidade Federal de AlfenasSouza GONÇALVES, Jamila; Universidade Federal de AlfenasGonçalves de Abreu SOUZA, Ana Cristina; Universidade Federal de AlfenasRodrigues RESCK, Zélia Marilda; Universidade Federal de AlfenasRezende DÁZIO, Eliza Maria; Universidade Federal de Alfenas2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/135310.5892/ruvrd.v12i1.1353Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 257-2612236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1353/pdf_11110.5892/ruvrd.v12i1.1353.g1164Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:22:47Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1353Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:55.987115Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENFERMEIRO NA PRÁTICA DOCENTE: refletindo sobre os métodos de avaliação do ensino e aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1353
title O ENFERMEIRO NA PRÁTICA DOCENTE: refletindo sobre os métodos de avaliação do ensino e aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1353
spellingShingle O ENFERMEIRO NA PRÁTICA DOCENTE: refletindo sobre os métodos de avaliação do ensino e aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1353
Carnevalli MOTTA, Leticia Leticia; Universidade Federal de Alfenas
Enfermagem; Educação
enfermagem; ensino; aprendizagem; avaliação.
Avaliação do processo de ensino aprendizagem
title_short O ENFERMEIRO NA PRÁTICA DOCENTE: refletindo sobre os métodos de avaliação do ensino e aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1353
title_full O ENFERMEIRO NA PRÁTICA DOCENTE: refletindo sobre os métodos de avaliação do ensino e aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1353
title_fullStr O ENFERMEIRO NA PRÁTICA DOCENTE: refletindo sobre os métodos de avaliação do ensino e aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1353
title_full_unstemmed O ENFERMEIRO NA PRÁTICA DOCENTE: refletindo sobre os métodos de avaliação do ensino e aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1353
title_sort O ENFERMEIRO NA PRÁTICA DOCENTE: refletindo sobre os métodos de avaliação do ensino e aprendizagemdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1353
author Carnevalli MOTTA, Leticia Leticia; Universidade Federal de Alfenas
author_facet Carnevalli MOTTA, Leticia Leticia; Universidade Federal de Alfenas
Souza GONÇALVES, Jamila; Universidade Federal de Alfenas
Gonçalves de Abreu SOUZA, Ana Cristina; Universidade Federal de Alfenas
Rodrigues RESCK, Zélia Marilda; Universidade Federal de Alfenas
Rezende DÁZIO, Eliza Maria; Universidade Federal de Alfenas
author_role author
author2 Souza GONÇALVES, Jamila; Universidade Federal de Alfenas
Gonçalves de Abreu SOUZA, Ana Cristina; Universidade Federal de Alfenas
Rodrigues RESCK, Zélia Marilda; Universidade Federal de Alfenas
Rezende DÁZIO, Eliza Maria; Universidade Federal de Alfenas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carnevalli MOTTA, Leticia Leticia; Universidade Federal de Alfenas
Souza GONÇALVES, Jamila; Universidade Federal de Alfenas
Gonçalves de Abreu SOUZA, Ana Cristina; Universidade Federal de Alfenas
Rodrigues RESCK, Zélia Marilda; Universidade Federal de Alfenas
Rezende DÁZIO, Eliza Maria; Universidade Federal de Alfenas
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; Educação
enfermagem; ensino; aprendizagem; avaliação.
Avaliação do processo de ensino aprendizagem
topic Enfermagem; Educação
enfermagem; ensino; aprendizagem; avaliação.
Avaliação do processo de ensino aprendizagem
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de avaliação no ensino superior em enfermagem. A avaliação constitui importante ferramenta para acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem quando utilizada como diagnóstico norteador para intervenções e melhorias no desenvolvimento de atividades educacionais. A realidade nos mostra a aplicação de métodos de avaliação usados com ênfase na quantificação dos resultados por meio de notas e não como sistema de avaliação da qualidade do processo ensino aprendizagem. Repensar as formas de avaliação aplicadas no cotidiano do enfermeiro professor, é criar oportunidade para contribuir com a formação dos profissionais de enfermagem para a construção de seu conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1353
10.5892/ruvrd.v12i1.1353
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1353
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v12i1.1353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1353/pdf_111
10.5892/ruvrd.v12i1.1353.g1164
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 257-261
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v12i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051204457463808