DIABETES MELLITUS: EXPERIÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM RELAÇÃO À SUA ALIMENTAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.156170

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IZZO, Paola Mori; Universidade Estadual do Centro-Oeste
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Demario VIEIRA, Renata Leia; Universidade Estadual do Centro-Oeste, NOVELLO, Daiana; Universidade Estadual do Centro-Oeste, Chuproski SALDON, Paula; Universidade Estadual do Centro-Oeste, D'AGOSTINI, Lorayne; Universidade Estadual do Centro-Oeste
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1103
Resumo: O diabetes mellitus é classificado como uma doença crônica que tem como base a deficiência total ou parcial na produção da insulina. A doença desencadeia vários sentimentos e emoções negativas que estão presentes no dia-a-dia. O presente estudo teve como objetivo conhecer a experiência de crianças e adolescentes diabéticos em relação à alimentação no ambiente escolar, visando identificar suas dificuldades e influências alimentares, assim como o convívio com os colegas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de uma entrevista semi-estruturada, na cidade de Guarapuava/Pr. Os participantes do estudo foram sete crianças e dez adolescentes portadores de diabetes. As perguntas norteadoras foram “fale sobre sua alimentação na escola”, “como você se sente em relação à dieta?” e “fale sobre suas dificuldades ao se alimentar na escola”. As falas mostraram que são poucos aqueles que freqüentam o consultório do nutricionista periodicamente e a negação em relação à doença traz a falta de cuidados e, consequentemente, risco para o doente. Em ambiente escolar a alimentação torna-se difícil, pois são servidos alimentos inapropriados para o diabético. A restrição alimentar pode ser mais difícil quando a criança e o adolescente estão interagindo com pessoas que não compartilham dessa situação. Conclui-se que ao dar voz às crianças e adolescentes foi verificada a dimensão que a doença representa em suas vidas. Em razão das inúmeras demandas relacionadas ao tratamento, o trabalho multiprofissional passa a ser fundamental à esses pacientes, uma vez que estes encontram-se em fase de mudanças biológicas e psicossociais.
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