A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo., CHIESA, Anna Maria; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2441
Resumo: A documentação contribui para o melhor planejamento, execução e avaliação de processos educativos na área da saúde. Objetivo: discutir os limites e possibilidades da utilização da técnica de análise documental para o registro sistemático das atividades educativas em saúde. Método: ensaio reflexivo sobre o emprego da análise documental na avaliação da capacitação do Projeto ‘Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades’ e com potencial para a sistematização dos registros de processos educativos em saúde em diferentes cenários. Resultados: identificação de recursos, instrumentos e abordagens constitutivos do processo ensino-aprendizagem para a documentação de ações educativas realizadas por profissionais de saúde baseados nos objetivos, conteúdos, recursos físicos, recursos humanos, recursos materiais, estratégias de ensino, periodicidade e carga horária dos encontros, e tipo de avaliação. Conclusões: evidenciou-se a relevância da análise documental na seleção, organização e avaliação dos registros relacionados a práticas educativas que podem contribuir para a qualidade da formação de recursos humanos e da assistência nos serviços de saúde.
id UVRV-2_f700659b22e10bdb32614fec28e17b97
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2441
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441Ciências da SaúdePesquisa qualitativa; modelos educacionais; documentação; educação em saúdeEducação em saúde; pesquisa qualitativaA documentação contribui para o melhor planejamento, execução e avaliação de processos educativos na área da saúde. Objetivo: discutir os limites e possibilidades da utilização da técnica de análise documental para o registro sistemático das atividades educativas em saúde. Método: ensaio reflexivo sobre o emprego da análise documental na avaliação da capacitação do Projeto ‘Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades’ e com potencial para a sistematização dos registros de processos educativos em saúde em diferentes cenários. Resultados: identificação de recursos, instrumentos e abordagens constitutivos do processo ensino-aprendizagem para a documentação de ações educativas realizadas por profissionais de saúde baseados nos objetivos, conteúdos, recursos físicos, recursos humanos, recursos materiais, estratégias de ensino, periodicidade e carga horária dos encontros, e tipo de avaliação. Conclusões: evidenciou-se a relevância da análise documental na seleção, organização e avaliação dos registros relacionados a práticas educativas que podem contribuir para a qualidade da formação de recursos humanos e da assistência nos serviços de saúde.ABECNão houvePINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP.GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.CHIESA, Anna Maria; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.2016-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio reflexivoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/244110.5892/ruvrd.v14i1.2441Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 122-1312236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2441/pdf_428http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2441/23010.5892/ruvrd.v14i1.2441.g231210.5892/ruvrd.v14i1.2441.s230NacionalContemporâneaDocumentalDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:34ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441
title A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441
spellingShingle A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441
PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP.
Ciências da Saúde
Pesquisa qualitativa; modelos educacionais; documentação; educação em saúde
Educação em saúde; pesquisa qualitativa
title_short A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441
title_full A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441
title_fullStr A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441
title_full_unstemmed A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441
title_sort A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441
author PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP.
author_facet PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP.
GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
CHIESA, Anna Maria; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
author_role author
author2 GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
CHIESA, Anna Maria; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não houve
dc.contributor.author.fl_str_mv PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP.
GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
CHIESA, Anna Maria; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Pesquisa qualitativa; modelos educacionais; documentação; educação em saúde
Educação em saúde; pesquisa qualitativa
topic Ciências da Saúde
Pesquisa qualitativa; modelos educacionais; documentação; educação em saúde
Educação em saúde; pesquisa qualitativa
description A documentação contribui para o melhor planejamento, execução e avaliação de processos educativos na área da saúde. Objetivo: discutir os limites e possibilidades da utilização da técnica de análise documental para o registro sistemático das atividades educativas em saúde. Método: ensaio reflexivo sobre o emprego da análise documental na avaliação da capacitação do Projeto ‘Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades’ e com potencial para a sistematização dos registros de processos educativos em saúde em diferentes cenários. Resultados: identificação de recursos, instrumentos e abordagens constitutivos do processo ensino-aprendizagem para a documentação de ações educativas realizadas por profissionais de saúde baseados nos objetivos, conteúdos, recursos físicos, recursos humanos, recursos materiais, estratégias de ensino, periodicidade e carga horária dos encontros, e tipo de avaliação. Conclusões: evidenciou-se a relevância da análise documental na seleção, organização e avaliação dos registros relacionados a práticas educativas que podem contribuir para a qualidade da formação de recursos humanos e da assistência nos serviços de saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio reflexivo
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2441
10.5892/ruvrd.v14i1.2441
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2441
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2441/pdf_428
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2441/230
10.5892/ruvrd.v14i1.2441.g2312
10.5892/ruvrd.v14i1.2441.s230
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional
Contemporânea
Documental
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 122-131
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454440194211840