A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
DOI: | 10.5892/ruvrd.v14i1.2441 |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2441 |
Resumo: | A documentação contribui para o melhor planejamento, execução e avaliação de processos educativos na área da saúde. Objetivo: discutir os limites e possibilidades da utilização da técnica de análise documental para o registro sistemático das atividades educativas em saúde. Método: ensaio reflexivo sobre o emprego da análise documental na avaliação da capacitação do Projeto ‘Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades’ e com potencial para a sistematização dos registros de processos educativos em saúde em diferentes cenários. Resultados: identificação de recursos, instrumentos e abordagens constitutivos do processo ensino-aprendizagem para a documentação de ações educativas realizadas por profissionais de saúde baseados nos objetivos, conteúdos, recursos físicos, recursos humanos, recursos materiais, estratégias de ensino, periodicidade e carga horária dos encontros, e tipo de avaliação. Conclusões: evidenciou-se a relevância da análise documental na seleção, organização e avaliação dos registros relacionados a práticas educativas que podem contribuir para a qualidade da formação de recursos humanos e da assistência nos serviços de saúde. |
id |
UVRV-2_19e56b024c2bc5371923c23f720beda4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2441 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
spelling |
A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441Ciências da SaúdePesquisa qualitativa; modelos educacionais; documentação; educação em saúdeEducação em saúde; pesquisa qualitativaA documentação contribui para o melhor planejamento, execução e avaliação de processos educativos na área da saúde. Objetivo: discutir os limites e possibilidades da utilização da técnica de análise documental para o registro sistemático das atividades educativas em saúde. Método: ensaio reflexivo sobre o emprego da análise documental na avaliação da capacitação do Projeto ‘Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades’ e com potencial para a sistematização dos registros de processos educativos em saúde em diferentes cenários. Resultados: identificação de recursos, instrumentos e abordagens constitutivos do processo ensino-aprendizagem para a documentação de ações educativas realizadas por profissionais de saúde baseados nos objetivos, conteúdos, recursos físicos, recursos humanos, recursos materiais, estratégias de ensino, periodicidade e carga horária dos encontros, e tipo de avaliação. Conclusões: evidenciou-se a relevância da análise documental na seleção, organização e avaliação dos registros relacionados a práticas educativas que podem contribuir para a qualidade da formação de recursos humanos e da assistência nos serviços de saúde.ABECNão houvePINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP.GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.CHIESA, Anna Maria; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.2016-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio reflexivoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/244110.5892/ruvrd.v14i1.2441Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 122-1312236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2441/pdf_428http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2441/23010.5892/ruvrd.v14i1.2441.g231210.5892/ruvrd.v14i1.2441.s230NacionalContemporâneaDocumentalDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:34Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2441Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:59.679453Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441 |
title |
A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441 |
spellingShingle |
A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441 A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441 PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP. Ciências da Saúde Pesquisa qualitativa; modelos educacionais; documentação; educação em saúde Educação em saúde; pesquisa qualitativa PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP. Ciências da Saúde Pesquisa qualitativa; modelos educacionais; documentação; educação em saúde Educação em saúde; pesquisa qualitativa |
title_short |
A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441 |
title_full |
A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441 |
title_fullStr |
A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441 A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441 |
title_full_unstemmed |
A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441 A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441 |
title_sort |
A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDEDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441 |
author |
PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP. |
author_facet |
PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP. PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP. GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CHIESA, Anna Maria; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CHIESA, Anna Maria; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. |
author_role |
author |
author2 |
GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CHIESA, Anna Maria; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Não houve |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-SP. GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CHIESA, Anna Maria; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Pesquisa qualitativa; modelos educacionais; documentação; educação em saúde Educação em saúde; pesquisa qualitativa |
topic |
Ciências da Saúde Pesquisa qualitativa; modelos educacionais; documentação; educação em saúde Educação em saúde; pesquisa qualitativa |
description |
A documentação contribui para o melhor planejamento, execução e avaliação de processos educativos na área da saúde. Objetivo: discutir os limites e possibilidades da utilização da técnica de análise documental para o registro sistemático das atividades educativas em saúde. Método: ensaio reflexivo sobre o emprego da análise documental na avaliação da capacitação do Projeto ‘Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades’ e com potencial para a sistematização dos registros de processos educativos em saúde em diferentes cenários. Resultados: identificação de recursos, instrumentos e abordagens constitutivos do processo ensino-aprendizagem para a documentação de ações educativas realizadas por profissionais de saúde baseados nos objetivos, conteúdos, recursos físicos, recursos humanos, recursos materiais, estratégias de ensino, periodicidade e carga horária dos encontros, e tipo de avaliação. Conclusões: evidenciou-se a relevância da análise documental na seleção, organização e avaliação dos registros relacionados a práticas educativas que podem contribuir para a qualidade da formação de recursos humanos e da assistência nos serviços de saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio reflexivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2441 10.5892/ruvrd.v14i1.2441 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2441 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i1.2441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2441/pdf_428 http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/2441/230 10.5892/ruvrd.v14i1.2441.g2312 10.5892/ruvrd.v14i1.2441.s230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Nacional Contemporânea Documental |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 122-131 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1822178748091334656 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i1.2441 |