O PAPEL DA MARCA NO CONSUMO DE ALIMENTOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2770
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2770 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi avaliar o papel da marca no consumo de alimentos. Em termos específicos, pretende-se verificar a influência da marca na escolha dos alimentos e identificar os fatores que são mais relacionados à marca pelos consumidores. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo descritivo junto a 110 consumidores maiores de 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes econômicas, que realizam compras em supermercados. Os dados foram coletados em junho de 2012. As variáveis de análise foram: benefícios prometidos pela marca, confiança, preço, status, responsabilidade social, saúde e qualidade. A marca exerce influência na escolha de alimentos para todos os entrevistados, sendo que para a maioria essa influência é grande. O status foi a variável de menor peso para os entrevistados, seguida da responsabilidade social, benefícios prometidos e preço. As de maior peso foram a confiança, saúde e qualidade. Os resultados apontam ainda uma relação significativa entre o peso atribuído à marca e os atributos preço e confiança. |
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O PAPEL DA MARCA NO CONSUMO DE ALIMENTOSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2770Administração; MarketingAlimentação; Comportamento do consumidor; Varejo.Marketing; MarcaO objetivo deste trabalho foi avaliar o papel da marca no consumo de alimentos. Em termos específicos, pretende-se verificar a influência da marca na escolha dos alimentos e identificar os fatores que são mais relacionados à marca pelos consumidores. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo descritivo junto a 110 consumidores maiores de 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes econômicas, que realizam compras em supermercados. Os dados foram coletados em junho de 2012. As variáveis de análise foram: benefícios prometidos pela marca, confiança, preço, status, responsabilidade social, saúde e qualidade. A marca exerce influência na escolha de alimentos para todos os entrevistados, sendo que para a maioria essa influência é grande. O status foi a variável de menor peso para os entrevistados, seguida da responsabilidade social, benefícios prometidos e preço. As de maior peso foram a confiança, saúde e qualidade. Os resultados apontam ainda uma relação significativa entre o peso atribuído à marca e os atributos preço e confiança. ABECLIMA-FILHO, Dario de Oliveira; Universidade Federal de Mato Grosso do SulQUEVEDO-SILVA, Filipe; Universidade Nove de JulhoGUBIOTTI, Bruno; Universidade Federal de Mato Grosso do SulMACHADO, Pedro Augusto; Universidade Federal de Mato Grosso do SulRAGHIANT FILHO, Uriel; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2016-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/277010.5892/ruvrd.v14i2.2770Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 627-6402236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2770/pdf_56110.5892/ruvrd.v14i2.2770.g2559QuantitativaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:36ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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O objetivo deste trabalho foi avaliar o papel da marca no consumo de alimentos. Em termos específicos, pretende-se verificar a influência da marca na escolha dos alimentos e identificar os fatores que são mais relacionados à marca pelos consumidores. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo descritivo junto a 110 consumidores maiores de 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes econômicas, que realizam compras em supermercados. Os dados foram coletados em junho de 2012. As variáveis de análise foram: benefícios prometidos pela marca, confiança, preço, status, responsabilidade social, saúde e qualidade. A marca exerce influência na escolha de alimentos para todos os entrevistados, sendo que para a maioria essa influência é grande. O status foi a variável de menor peso para os entrevistados, seguida da responsabilidade social, benefícios prometidos e preço. As de maior peso foram a confiança, saúde e qualidade. Os resultados apontam ainda uma relação significativa entre o peso atribuído à marca e os atributos preço e confiança. |
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