A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FOREST, Marlene; Universidade Federal da Grande Dourados
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: LOZANO, Bruna Siqueira; Universidade Federal da Grande Dourados, FOREST, Rafael; Universidade Federal da Grande Dourados, BINOTTO, Erlaine; Universidade Federal da Grande Dourados
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1446
Resumo: As práticas de ensino e aprendizagem baseados apenas no modelo disciplinar, acaba por fragmentar o conhecimento, sua complexidade e totalidade. O ensino superior contemporâneo demanda cada vez mais uma aprendizagem no modelo interdisciplinar, em que deve haver a investigação de um objeto de estudo sob os mais variados pontos de vista, com o intuito de alcançar prismas onde a aprendizagem disciplinar fragmentada não consegue atingir. O artigo trata da descrição dos perfis dos docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior no estado de Mato Grosso do Sul, focando no entendimento dos mesmos sobre interdisciplinaridade e sua aplicabilidade. Para tanto, a pesquisa se caracterizou como descritiva exploratória.  Em relação ao conhecimento e aplicabilidade da interdisciplinaridade, observa-se que alguns docentes possuem pouco entendimento, e que há falhas na execução do plano interdisciplinar da instituição. Portanto é preciso estimular o trabalho em equipes interdisciplinares e construir um ensino/aprendizagem compartilhado.
id UVRV-2_734f57d370ee1dcd37a008ced69a2164
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1446
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446Educação; Interdisciplinar.Ciências Contábeis; Docentes; Ensino Superior; Interdisciplinaridade.Metodologia de interdisciplinaridadeAs práticas de ensino e aprendizagem baseados apenas no modelo disciplinar, acaba por fragmentar o conhecimento, sua complexidade e totalidade. O ensino superior contemporâneo demanda cada vez mais uma aprendizagem no modelo interdisciplinar, em que deve haver a investigação de um objeto de estudo sob os mais variados pontos de vista, com o intuito de alcançar prismas onde a aprendizagem disciplinar fragmentada não consegue atingir. O artigo trata da descrição dos perfis dos docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior no estado de Mato Grosso do Sul, focando no entendimento dos mesmos sobre interdisciplinaridade e sua aplicabilidade. Para tanto, a pesquisa se caracterizou como descritiva exploratória.  Em relação ao conhecimento e aplicabilidade da interdisciplinaridade, observa-se que alguns docentes possuem pouco entendimento, e que há falhas na execução do plano interdisciplinar da instituição. Portanto é preciso estimular o trabalho em equipes interdisciplinares e construir um ensino/aprendizagem compartilhado.ABECFOREST, Marlene; Universidade Federal da Grande DouradosLOZANO, Bruna Siqueira; Universidade Federal da Grande DouradosFOREST, Rafael; Universidade Federal da Grande DouradosBINOTTO, Erlaine; Universidade Federal da Grande Dourados2014-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/144610.5892/ruvrd.v12i1.1446Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 672-6812236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1446/pdf_15110.5892/ruvrd.v12i1.1446.g12072013qualitativaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:23:13ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446
title A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446
spellingShingle A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446
FOREST, Marlene; Universidade Federal da Grande Dourados
Educação; Interdisciplinar.
Ciências Contábeis; Docentes; Ensino Superior; Interdisciplinaridade.
Metodologia de interdisciplinaridade
title_short A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446
title_full A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446
title_fullStr A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446
title_full_unstemmed A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446
title_sort A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR: os desafios do ensino doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1446
author FOREST, Marlene; Universidade Federal da Grande Dourados
author_facet FOREST, Marlene; Universidade Federal da Grande Dourados
LOZANO, Bruna Siqueira; Universidade Federal da Grande Dourados
FOREST, Rafael; Universidade Federal da Grande Dourados
BINOTTO, Erlaine; Universidade Federal da Grande Dourados
author_role author
author2 LOZANO, Bruna Siqueira; Universidade Federal da Grande Dourados
FOREST, Rafael; Universidade Federal da Grande Dourados
BINOTTO, Erlaine; Universidade Federal da Grande Dourados
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv FOREST, Marlene; Universidade Federal da Grande Dourados
LOZANO, Bruna Siqueira; Universidade Federal da Grande Dourados
FOREST, Rafael; Universidade Federal da Grande Dourados
BINOTTO, Erlaine; Universidade Federal da Grande Dourados
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Interdisciplinar.
Ciências Contábeis; Docentes; Ensino Superior; Interdisciplinaridade.
Metodologia de interdisciplinaridade
topic Educação; Interdisciplinar.
Ciências Contábeis; Docentes; Ensino Superior; Interdisciplinaridade.
Metodologia de interdisciplinaridade
description As práticas de ensino e aprendizagem baseados apenas no modelo disciplinar, acaba por fragmentar o conhecimento, sua complexidade e totalidade. O ensino superior contemporâneo demanda cada vez mais uma aprendizagem no modelo interdisciplinar, em que deve haver a investigação de um objeto de estudo sob os mais variados pontos de vista, com o intuito de alcançar prismas onde a aprendizagem disciplinar fragmentada não consegue atingir. O artigo trata da descrição dos perfis dos docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior no estado de Mato Grosso do Sul, focando no entendimento dos mesmos sobre interdisciplinaridade e sua aplicabilidade. Para tanto, a pesquisa se caracterizou como descritiva exploratória.  Em relação ao conhecimento e aplicabilidade da interdisciplinaridade, observa-se que alguns docentes possuem pouco entendimento, e que há falhas na execução do plano interdisciplinar da instituição. Portanto é preciso estimular o trabalho em equipes interdisciplinares e construir um ensino/aprendizagem compartilhado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
método
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1446
10.5892/ruvrd.v12i1.1446
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1446
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v12i1.1446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1446/pdf_151
10.5892/ruvrd.v12i1.1446.g1207
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv 2013

qualitativa
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 672-681
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v12i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454439647903744