TECNOLOGIA ASSISTIVA LÚDICA PARA GANHO DE FUNCIONALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Giorgia Caroline; UFTPR "Universidade Federal Tecnológica do Paraná" UNIBRASIL "Centro Universitário Autônomo do Brasil"
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barros, Frieda Saicla; UFTPR "Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Nohama, Percy; PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4975
Resumo: A intervenção fisioterapêutica nos casos de traumatismo crânio-encefálico deve ocorrer o mais precocemente possível, para que os resultados sejam mais efetivos. Desenvolveu-se uma maleta lúdica de atividades, visando melhora cognitiva, ganho de força e coordenação motora. Confeccionada em madeira, com uso de blocos de espumas, argolas, bolinhas de gude e parafusos com porcas de encaixe. A validação experimental envolveu uma paciente com TCE grave, com comprometimentos motores, cognitivo preservado e em atendimento domiciliar. A avaliação ocorreu com uso do MEEM, da escala Medical Research Council e dos testes index-nariz e diadococinesia. Efetuou-se o tratamento com o uso da maleta e a reavaliação da paciente por meio dos mesmos instrumentos. Após a intervenção observou-se que a atividade realizada com uso da tecnologia assistiva lúdica desenvolvida auxiliou no ganho de força, coordenação e cognição da paciente, em decorrência dos estímulos neurológicos gerados.
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