PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Carlos Roberto; Universidade Federal do Espírito Santo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MOSER, Denise Consuelo; Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Enfermagem – Campus Chapecó - SC
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1129
Resumo: Introdução: Os debates pedagógicos do século XX refletem extensivos estudos realizados na Alemanha por Wilhelm Guillermo Dilthey e Friedrich Nietzsche e, na França por Georges Sorel e Henri Bergson. Ao militar no campo da Educação, percebe-se certo desconhecimento no Brasil da Filosofia e Pedagogia de Dilthey. Objetivo: explicitar as concepções de Pedagogia, de Educação e de Pessoa nas obras de Wilhelm Guillermo Dilthey. Método: Pesquisa bibliográfica de abordagem nomotética (na classificação de Wilhelm Windelband), de caráter analítico. Material: Fundamentos de um Sistema de Pedagogia e História da Pedagogia, ambos de autoria de Wilhelm Dilthey. Resultados: Postulados universais da Pedagogia condicionam-se historicamente pelo ethos nacional, pelo ideal de sociedade, de vida, de formação de um determinado povo num determinado momento histórico; considerando-se que toda pessoa é histórica, toda verdadeira Filosofia desemboca na Pedagogia. Conclusão: Necessário desatar os ferrolhos da educação e da pedagogia, sem esquecer que o mundo histórico formado de pessoas é indissociavelmente antropológico-psicológico-histórico e no qual cada sociedade deve decidir qual é o seu ideal de sociedade, de pessoa, de nação – o que se traduz num ideal de educação formativa de pessoas para aquela sociedade e nação que se quer construir.Palavras-Chave: Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde.
id UVRV-2_f774df162b24bf84a3d022ec532ddc3b
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1129
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271Saúde, EnfermagemEducação. Pedagogia. Enfermagem. SaúdePedagogiaIntrodução: Os debates pedagógicos do século XX refletem extensivos estudos realizados na Alemanha por Wilhelm Guillermo Dilthey e Friedrich Nietzsche e, na França por Georges Sorel e Henri Bergson. Ao militar no campo da Educação, percebe-se certo desconhecimento no Brasil da Filosofia e Pedagogia de Dilthey. Objetivo: explicitar as concepções de Pedagogia, de Educação e de Pessoa nas obras de Wilhelm Guillermo Dilthey. Método: Pesquisa bibliográfica de abordagem nomotética (na classificação de Wilhelm Windelband), de caráter analítico. Material: Fundamentos de um Sistema de Pedagogia e História da Pedagogia, ambos de autoria de Wilhelm Dilthey. Resultados: Postulados universais da Pedagogia condicionam-se historicamente pelo ethos nacional, pelo ideal de sociedade, de vida, de formação de um determinado povo num determinado momento histórico; considerando-se que toda pessoa é histórica, toda verdadeira Filosofia desemboca na Pedagogia. Conclusão: Necessário desatar os ferrolhos da educação e da pedagogia, sem esquecer que o mundo histórico formado de pessoas é indissociavelmente antropológico-psicológico-histórico e no qual cada sociedade deve decidir qual é o seu ideal de sociedade, de pessoa, de nação – o que se traduz num ideal de educação formativa de pessoas para aquela sociedade e nação que se quer construir.Palavras-Chave: Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde.ABECFERNANDES, Carlos Roberto; Universidade Federal do Espírito SantoMOSER, Denise Consuelo; Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Enfermagem – Campus Chapecó - SC2013-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica de abordagem nomotética (na classificação de Wilhelm Windelband), de caráter analíticoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/112910.5892/ruvrd.v11i2.1129Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 2 (2013); 256-2712236-53621517-027610.5892/ruvrd.v11i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1129/pdf_5710.5892/ruvrd.v11i2.1129.g950internacionalhistóricabase literáriaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-02T03:05:37ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271
title PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271
spellingShingle PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271
FERNANDES, Carlos Roberto; Universidade Federal do Espírito Santo
Saúde, Enfermagem
Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde
Pedagogia
title_short PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271
title_full PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271
title_fullStr PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271
title_full_unstemmed PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271
title_sort PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271
author FERNANDES, Carlos Roberto; Universidade Federal do Espírito Santo
author_facet FERNANDES, Carlos Roberto; Universidade Federal do Espírito Santo
MOSER, Denise Consuelo; Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Enfermagem – Campus Chapecó - SC
author_role author
author2 MOSER, Denise Consuelo; Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Enfermagem – Campus Chapecó - SC
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Carlos Roberto; Universidade Federal do Espírito Santo
MOSER, Denise Consuelo; Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Enfermagem – Campus Chapecó - SC
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde, Enfermagem
Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde
Pedagogia
topic Saúde, Enfermagem
Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde
Pedagogia
description Introdução: Os debates pedagógicos do século XX refletem extensivos estudos realizados na Alemanha por Wilhelm Guillermo Dilthey e Friedrich Nietzsche e, na França por Georges Sorel e Henri Bergson. Ao militar no campo da Educação, percebe-se certo desconhecimento no Brasil da Filosofia e Pedagogia de Dilthey. Objetivo: explicitar as concepções de Pedagogia, de Educação e de Pessoa nas obras de Wilhelm Guillermo Dilthey. Método: Pesquisa bibliográfica de abordagem nomotética (na classificação de Wilhelm Windelband), de caráter analítico. Material: Fundamentos de um Sistema de Pedagogia e História da Pedagogia, ambos de autoria de Wilhelm Dilthey. Resultados: Postulados universais da Pedagogia condicionam-se historicamente pelo ethos nacional, pelo ideal de sociedade, de vida, de formação de um determinado povo num determinado momento histórico; considerando-se que toda pessoa é histórica, toda verdadeira Filosofia desemboca na Pedagogia. Conclusão: Necessário desatar os ferrolhos da educação e da pedagogia, sem esquecer que o mundo histórico formado de pessoas é indissociavelmente antropológico-psicológico-histórico e no qual cada sociedade deve decidir qual é o seu ideal de sociedade, de pessoa, de nação – o que se traduz num ideal de educação formativa de pessoas para aquela sociedade e nação que se quer construir.Palavras-Chave: Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica de abordagem nomotética (na classificação de Wilhelm Windelband), de caráter analítico
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1129
10.5892/ruvrd.v11i2.1129
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1129
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v11i2.1129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1129/pdf_57
10.5892/ruvrd.v11i2.1129.g950
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv internacional
histórica
base literária
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 2 (2013); 256-271
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v11i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454439664680960