PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3001 |
Resumo: | O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado com a devida qualidade no ensino fundamental. Assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos solos na escola: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em uma escola em Humaitá, AM. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Jardim de Infância São Francisco, Humaitá-AM. O público alvo foram os estudantes de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental no ano de 2013, totalizando 60 alunos, separados em grupos de dez para viabilizar as atividades. Foram aplicados questionários aos estudantes, antes e após as oficinas teóricas e práticas. As oficinas teóricas e práticas foram as seguintes: infiltração e retenção da água no solo; porosidade do solo; consistência do solo; coleção de cores de solos; composição do solo e suas diferentes texturas e erosão do solo. Os estudantes foram conduzidos ao estudo do solo podendo operar os seus sentidos (tato, visão, olfato) visando ao uso do raciocínio. Verificou-se interação significativa dos estudantes no decorrer de todas as atividades, percebendo acréscimo no interesse de alguns estudantes e um avanço progressivo no conhecimento. |
id |
UVRV-2_990fe8f7cd44ee8b0734ede412d7a278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/3001 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001Ciencias AmbientaisPráticas escolares, conscientização, preservação ambientalPercepção AmbientalO solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado com a devida qualidade no ensino fundamental. Assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos solos na escola: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em uma escola em Humaitá, AM. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Jardim de Infância São Francisco, Humaitá-AM. O público alvo foram os estudantes de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental no ano de 2013, totalizando 60 alunos, separados em grupos de dez para viabilizar as atividades. Foram aplicados questionários aos estudantes, antes e após as oficinas teóricas e práticas. As oficinas teóricas e práticas foram as seguintes: infiltração e retenção da água no solo; porosidade do solo; consistência do solo; coleção de cores de solos; composição do solo e suas diferentes texturas e erosão do solo. Os estudantes foram conduzidos ao estudo do solo podendo operar os seus sentidos (tato, visão, olfato) visando ao uso do raciocínio. Verificou-se interação significativa dos estudantes no decorrer de todas as atividades, percebendo acréscimo no interesse de alguns estudantes e um avanço progressivo no conhecimento.ABECBARROS, Wilian NascimentoVIANA, Selma FerreiraCAMPOS, Milton Cesar Costa; IEA/UFAMCUNHA, Jose MauricioFRANCISCON, UilsonMANTOVANELLI, Bruno CamposSOARES, Marcelo Dayron Rodrigues2017-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/300110.5892/ruvrd.v15i2.3001Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 558-5652236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3001/pdf_72010.5892/ruvrd.v15i2.3001.g3274Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T18:42:44ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001 |
title |
PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001 |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001 BARROS, Wilian Nascimento Ciencias Ambientais Práticas escolares, conscientização, preservação ambiental Percepção Ambiental |
title_short |
PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001 |
title_full |
PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001 |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001 |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001 |
title_sort |
PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001 |
author |
BARROS, Wilian Nascimento |
author_facet |
BARROS, Wilian Nascimento VIANA, Selma Ferreira CAMPOS, Milton Cesar Costa; IEA/UFAM CUNHA, Jose Mauricio FRANCISCON, Uilson MANTOVANELLI, Bruno Campos SOARES, Marcelo Dayron Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
VIANA, Selma Ferreira CAMPOS, Milton Cesar Costa; IEA/UFAM CUNHA, Jose Mauricio FRANCISCON, Uilson MANTOVANELLI, Bruno Campos SOARES, Marcelo Dayron Rodrigues |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, Wilian Nascimento VIANA, Selma Ferreira CAMPOS, Milton Cesar Costa; IEA/UFAM CUNHA, Jose Mauricio FRANCISCON, Uilson MANTOVANELLI, Bruno Campos SOARES, Marcelo Dayron Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencias Ambientais Práticas escolares, conscientização, preservação ambiental Percepção Ambiental |
topic |
Ciencias Ambientais Práticas escolares, conscientização, preservação ambiental Percepção Ambiental |
description |
O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado com a devida qualidade no ensino fundamental. Assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos solos na escola: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em uma escola em Humaitá, AM. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Jardim de Infância São Francisco, Humaitá-AM. O público alvo foram os estudantes de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental no ano de 2013, totalizando 60 alunos, separados em grupos de dez para viabilizar as atividades. Foram aplicados questionários aos estudantes, antes e após as oficinas teóricas e práticas. As oficinas teóricas e práticas foram as seguintes: infiltração e retenção da água no solo; porosidade do solo; consistência do solo; coleção de cores de solos; composição do solo e suas diferentes texturas e erosão do solo. Os estudantes foram conduzidos ao estudo do solo podendo operar os seus sentidos (tato, visão, olfato) visando ao uso do raciocínio. Verificou-se interação significativa dos estudantes no decorrer de todas as atividades, percebendo acréscimo no interesse de alguns estudantes e um avanço progressivo no conhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3001 10.5892/ruvrd.v15i2.3001 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3001 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v15i2.3001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3001/pdf_720 10.5892/ruvrd.v15i2.3001.g3274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 558-565 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v15i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454437052678144 |