A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Irlan da Silva; Universidade Estadual da Paraíba
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba, SILVA JÚNIOR, Francisco Pereira da; Universidade Estadual da Paraíba, ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba, SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1846
Resumo: O Estágio Supervisionado é a ocasião essencial para que o aluno de licenciatura possa fazer a conexão entre teoria e a prática. Deste modo, objetivou-se com este trabalho descrever e analisar a experiência do Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, do curso de licenciatura Plena em Ciências Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba - Campus IV. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Catolé do Rocha- PB, no segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013. As etapas do estágio se configuraram em observação e intervenção, ou seja, vivenciando a prática pedagógica. Assim sendo, o Estágio Supervisionado é um instrumento de obtenção de um mundo novo, num ponto de vista crítico e esclarecedor. Vivenciando experiências inovadoras, trazendo a realidade da prática e do cotidiano escolar. Por sua vez, sendo este o eixo articulador entre teoria e prática, como uma unidade indissociável entre ensino e pesquisa. Portanto, para uma melhor formação acadêmica é necessário ter o contato direto com a escola e a sala de aula, de maneira que a prática do estágio observe simultaneamente os processos de cada área do ensino.
id UVRV-2_9f06aef88c21aa6c427fb9b1743a7ff3
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1846
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846O Estágio Supervisionado é a ocasião essencial para que o aluno de licenciatura possa fazer a conexão entre teoria e a prática. Deste modo, objetivou-se com este trabalho descrever e analisar a experiência do Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, do curso de licenciatura Plena em Ciências Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba - Campus IV. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Catolé do Rocha- PB, no segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013. As etapas do estágio se configuraram em observação e intervenção, ou seja, vivenciando a prática pedagógica. Assim sendo, o Estágio Supervisionado é um instrumento de obtenção de um mundo novo, num ponto de vista crítico e esclarecedor. Vivenciando experiências inovadoras, trazendo a realidade da prática e do cotidiano escolar. Por sua vez, sendo este o eixo articulador entre teoria e prática, como uma unidade indissociável entre ensino e pesquisa. Portanto, para uma melhor formação acadêmica é necessário ter o contato direto com a escola e a sala de aula, de maneira que a prática do estágio observe simultaneamente os processos de cada área do ensino.ABECFERREIRA, Irlan da Silva; Universidade Estadual da ParaíbaMELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da ParaíbaSILVA JÚNIOR, Francisco Pereira da; Universidade Estadual da ParaíbaROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da ParaíbaSILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba2015-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/184610.5892/ruvrd.v13i1.1846Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 99-1132236-53621517-027610.5892/ruvrd.v13i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1846/pdf_29310.5892/ruvrd.v13i1.1846.g2020Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T20:22:50ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846
title A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846
spellingShingle A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846
FERREIRA, Irlan da Silva; Universidade Estadual da Paraíba
title_short A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846
title_full A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846
title_fullStr A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846
title_full_unstemmed A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846
title_sort A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846
author FERREIRA, Irlan da Silva; Universidade Estadual da Paraíba
author_facet FERREIRA, Irlan da Silva; Universidade Estadual da Paraíba
MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA JÚNIOR, Francisco Pereira da; Universidade Estadual da Paraíba
ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba
author_role author
author2 MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA JÚNIOR, Francisco Pereira da; Universidade Estadual da Paraíba
ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Irlan da Silva; Universidade Estadual da Paraíba
MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA JÚNIOR, Francisco Pereira da; Universidade Estadual da Paraíba
ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba
dc.subject.none.fl_str_mv


description O Estágio Supervisionado é a ocasião essencial para que o aluno de licenciatura possa fazer a conexão entre teoria e a prática. Deste modo, objetivou-se com este trabalho descrever e analisar a experiência do Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, do curso de licenciatura Plena em Ciências Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba - Campus IV. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Catolé do Rocha- PB, no segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013. As etapas do estágio se configuraram em observação e intervenção, ou seja, vivenciando a prática pedagógica. Assim sendo, o Estágio Supervisionado é um instrumento de obtenção de um mundo novo, num ponto de vista crítico e esclarecedor. Vivenciando experiências inovadoras, trazendo a realidade da prática e do cotidiano escolar. Por sua vez, sendo este o eixo articulador entre teoria e prática, como uma unidade indissociável entre ensino e pesquisa. Portanto, para uma melhor formação acadêmica é necessário ter o contato direto com a escola e a sala de aula, de maneira que a prática do estágio observe simultaneamente os processos de cada área do ensino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1846
10.5892/ruvrd.v13i1.1846
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1846
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v13i1.1846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1846/pdf_293
10.5892/ruvrd.v13i1.1846.g2020
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 99-113
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v13i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454440123957248