A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1846 |
Resumo: | O Estágio Supervisionado é a ocasião essencial para que o aluno de licenciatura possa fazer a conexão entre teoria e a prática. Deste modo, objetivou-se com este trabalho descrever e analisar a experiência do Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, do curso de licenciatura Plena em Ciências Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba - Campus IV. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Catolé do Rocha- PB, no segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013. As etapas do estágio se configuraram em observação e intervenção, ou seja, vivenciando a prática pedagógica. Assim sendo, o Estágio Supervisionado é um instrumento de obtenção de um mundo novo, num ponto de vista crítico e esclarecedor. Vivenciando experiências inovadoras, trazendo a realidade da prática e do cotidiano escolar. Por sua vez, sendo este o eixo articulador entre teoria e prática, como uma unidade indissociável entre ensino e pesquisa. Portanto, para uma melhor formação acadêmica é necessário ter o contato direto com a escola e a sala de aula, de maneira que a prática do estágio observe simultaneamente os processos de cada área do ensino. |
id |
UVRV-2_9f06aef88c21aa6c427fb9b1743a7ff3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/1846 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846O Estágio Supervisionado é a ocasião essencial para que o aluno de licenciatura possa fazer a conexão entre teoria e a prática. Deste modo, objetivou-se com este trabalho descrever e analisar a experiência do Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, do curso de licenciatura Plena em Ciências Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba - Campus IV. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Catolé do Rocha- PB, no segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013. As etapas do estágio se configuraram em observação e intervenção, ou seja, vivenciando a prática pedagógica. Assim sendo, o Estágio Supervisionado é um instrumento de obtenção de um mundo novo, num ponto de vista crítico e esclarecedor. Vivenciando experiências inovadoras, trazendo a realidade da prática e do cotidiano escolar. Por sua vez, sendo este o eixo articulador entre teoria e prática, como uma unidade indissociável entre ensino e pesquisa. Portanto, para uma melhor formação acadêmica é necessário ter o contato direto com a escola e a sala de aula, de maneira que a prática do estágio observe simultaneamente os processos de cada área do ensino.ABECFERREIRA, Irlan da Silva; Universidade Estadual da ParaíbaMELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da ParaíbaSILVA JÚNIOR, Francisco Pereira da; Universidade Estadual da ParaíbaROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da ParaíbaSILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba2015-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/184610.5892/ruvrd.v13i1.1846Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 99-1132236-53621517-027610.5892/ruvrd.v13i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1846/pdf_29310.5892/ruvrd.v13i1.1846.g2020Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T20:22:50ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846 |
title |
A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846 |
spellingShingle |
A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846 FERREIRA, Irlan da Silva; Universidade Estadual da Paraíba |
title_short |
A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846 |
title_full |
A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846 |
title_fullStr |
A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846 |
title_full_unstemmed |
A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846 |
title_sort |
A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846 |
author |
FERREIRA, Irlan da Silva; Universidade Estadual da Paraíba |
author_facet |
FERREIRA, Irlan da Silva; Universidade Estadual da Paraíba MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba SILVA JÚNIOR, Francisco Pereira da; Universidade Estadual da Paraíba ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba |
author_role |
author |
author2 |
MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba SILVA JÚNIOR, Francisco Pereira da; Universidade Estadual da Paraíba ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Irlan da Silva; Universidade Estadual da Paraíba MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba SILVA JÚNIOR, Francisco Pereira da; Universidade Estadual da Paraíba ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O Estágio Supervisionado é a ocasião essencial para que o aluno de licenciatura possa fazer a conexão entre teoria e a prática. Deste modo, objetivou-se com este trabalho descrever e analisar a experiência do Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, do curso de licenciatura Plena em Ciências Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba - Campus IV. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Catolé do Rocha- PB, no segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013. As etapas do estágio se configuraram em observação e intervenção, ou seja, vivenciando a prática pedagógica. Assim sendo, o Estágio Supervisionado é um instrumento de obtenção de um mundo novo, num ponto de vista crítico e esclarecedor. Vivenciando experiências inovadoras, trazendo a realidade da prática e do cotidiano escolar. Por sua vez, sendo este o eixo articulador entre teoria e prática, como uma unidade indissociável entre ensino e pesquisa. Portanto, para uma melhor formação acadêmica é necessário ter o contato direto com a escola e a sala de aula, de maneira que a prática do estágio observe simultaneamente os processos de cada área do ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1846 10.5892/ruvrd.v13i1.1846 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1846 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v13i1.1846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1846/pdf_293 10.5892/ruvrd.v13i1.1846.g2020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 99-113 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v13i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454440123957248 |