Aproveitamento integral de alimentos: desenvolvimento de bolos de banana destinados à alimentação escolardoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.185194
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Data de Publicação: | 2013 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/957 |
Resumo: | A escola exerce grande influência na formação dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes, sendo este público essencial para a multiplicação de informações. O aproveitamento de partes de alimentos que, normalmente são desprezadas, além de tornar a preparação de baixo custo, ser de fácil acesso e melhorar o valor nutricional, proporciona o aumento do rendimento da refeição. A utilização de resíduos de frutas, aliada ao desenvolvimento de tecnologias para minimizar as perdas nos processos produtivos, podem contribuir de forma relevante para a economia do país e a diminuição dos impactos ambientais. Assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver bolo de banana destinado à alimentação escolar. Foram desenvolvidos dois tipos de preparações: uma com a fruta íntegra (incluindo a casca), e outra contendo somente o fruto. Realizaram-se análises físico-químicas dos bolos, determinando-se umidade, textura, teor proteínas, carboidratos e lipídeos. Os resultados não revelaram diferença estatística significativa na composição centesimal dos mesmos. A análise sensorial realizada com crianças entre nove e 11 anos de uma escola pública do município de Alfenas, MG, também não revelou preferência expressiva. Os resultados demonstram a importância do desenvolvimento de preparações alimentícias que utilizem o alimento de forma integral e sua inclusão na alimentação escolar, de forma a contribuir ao acesso a uma alimentação saudável e de baixo custo. |
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Aproveitamento integral de alimentos: desenvolvimento de bolos de banana destinados à alimentação escolardoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.185194NutriçãoAlimentação Escolar. Bolos. Desperdício. Banana. Aproveitamento IntegralA escola exerce grande influência na formação dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes, sendo este público essencial para a multiplicação de informações. O aproveitamento de partes de alimentos que, normalmente são desprezadas, além de tornar a preparação de baixo custo, ser de fácil acesso e melhorar o valor nutricional, proporciona o aumento do rendimento da refeição. A utilização de resíduos de frutas, aliada ao desenvolvimento de tecnologias para minimizar as perdas nos processos produtivos, podem contribuir de forma relevante para a economia do país e a diminuição dos impactos ambientais. Assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver bolo de banana destinado à alimentação escolar. Foram desenvolvidos dois tipos de preparações: uma com a fruta íntegra (incluindo a casca), e outra contendo somente o fruto. Realizaram-se análises físico-químicas dos bolos, determinando-se umidade, textura, teor proteínas, carboidratos e lipídeos. Os resultados não revelaram diferença estatística significativa na composição centesimal dos mesmos. A análise sensorial realizada com crianças entre nove e 11 anos de uma escola pública do município de Alfenas, MG, também não revelou preferência expressiva. Os resultados demonstram a importância do desenvolvimento de preparações alimentícias que utilizem o alimento de forma integral e sua inclusão na alimentação escolar, de forma a contribuir ao acesso a uma alimentação saudável e de baixo custo.ABECFAPEMIGVIEIRA, Laila Santos; UNIFAL- MGVIEIRA, Camilla RibeiroFARIA, TatianeAZEREDO, Eveline Monteiro Cordeiro de2013-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/95710.5892/957Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 1 (2013); 185-1942236-53621517-027610.5892/ruvrd.v11i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/957/pdf_2010.5892/ruvrd.v11i1.957.g897Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T18:08:28ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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